[Livro] Fragmentos completos de Safo (2017)




Introdução



Ao que tudo indica a autora era uma prostituta grega lésbica que fazia poemas que caiam nas graças do povo.

O problema é que não sobrou quase nada de seus poemas e creio que o livro não atendeu plenamente a minhas expectativas de desenvolvimento mental.

Mesmo assim, os fragmentos de poemas com a ajuda dos comentários do tradutor me ajudou a conhecer um pouco mais da sociedade grega

Um poema



Ode à Afrodite – Fr. 1

Eternal Afrodite, e ao trono adorno,
De intrigas tecelã, ó Dial, te imploro:
O peito não me firas com transtornos,
Ó Dona, ou dolos.
Vem para aqui, porém, se em mim atenta,
Um dia ao longe ouviste os meus agouros,
E da mansão do Pai então ausentas
Com carro de ouro,
Que tu mesma atrelaste, e à terra escura
As breves aves vão te conduzindo,
Asas batendo ao céu, o éter censuram,
No ar vêm vindo,
E pousam logo, ó Bem Aventurada,
E indagas-me co’a face eterna em risos:
Que mal de novo eu tinha, eu ansiada
Aos teus avisos?
Que quer minha alma, então, que surja insana?
“A quem, com Persuasão, ora destino
Ao teu amor, ou quem, ó Safo, dana-te,
E desatina?
Se é quem te foge, oh logo vai buscar-te,
E os dons, se enjeita, os seus logo envia,
Não te ama agora? Vai depressa amar-te,
Inda arredia.
Eis vem, e livra-me da ira tenaz,
E dês, já de uma vez, por terminadas
Todas coisas que a alma anseia: serás
Minha aliada!


Conclusão


Para quem embarcou na jornada em busca do conhecimento, esse é um degrau rápido.

Destaque para a excelente obra nacional, mas que poderia ter economizado muito papel (e meu dinheiro) retirando dezenas e dezenas de páginas em branco (sei que é um livro para acadêmicos, mas podia ser mais compacto e com o mesmo conteúdo)

Grande abraço!




__________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!