[Livro] Qual é a tua Obra?(2010)/ Mario Sergio Cortella



Conselhos Úteis


>>Em busca de sentido

O que é espiritualidade? É a sua capacidade de olhar que as coisas não são um fim em si mesmas, que existem razões mais importantes do que o imediato. Que aquilo que você faz, por exemplo, tem um sentido, um significado;

A angústia é a sensação do nada;

(...) as grandes metrópoles vêm hoje, de fato, furtando muito tempo da vida cotidiana das pessoas. Não pelo número de horas que você passa no trabalho, mas especialmente porque o deslocamento nas grandes cidade para se trabalhar - como no Rio de janeiro, em São Paulo e Porto Alegre, por exemplo - toma duas, três horas, no mínimo, do seu dia a dia apenas para se chegar ao local de trabalho. Esse número de horas se agrega à ideia de que você está trabalhando. Nós não teríamos a mesma percepção se fossemos à praia, ou a um show, ou ao cinema.


>> A ideia de trabalho como o conceito de realizar um obra

Eu me vejo naquilo que faço, não naquilo que penso. 

A minha criação, na qual crio a mim mesmo na medida em que crio no mundo. Todas as vezes que aquilo que você faz não permite que você se reconheça, seu trabalho se torna estranho a você.


>> O lado bom de não saber

(...) só é possível caminhar em direção à excelência se você souber que não sabe algumas coisas.

Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, re reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir. Cuidado com gente cheia de certeza.

Só seres que arriscam erram. Não confunda erro com negligência, desatenção e descuido. Ser capaz de arriscar é uma das coisas mais inteligentes para mudar. você não tem de temer o erro. Tem de temer a negligência, a desatenção e o descuido. erro é para ser corrigido, não para ser punido. O que se pune é negligência, desatenção e descuido.

(...) o fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro.

(...) a gente não aprende com os erros. A gente aprende com a correção dos erros. 

Qual o contrário de humildade? Arrogância. gente arrogante é gente que acha que já sabe, que acha que não precisa aprender (...).

Arrogância é um perigo porque ela altera inclusive a nossa capacidade de aprender com o outro, de entrar em sintonia.


>> Estoque de conhecimento

O fato de nunca sabermos tudo, ao mesmo tempo e de todos os modos, não significa que nada saibamos.

(...) não investir na formação implica uma perda significativa da competência e da qualidade. Há uma clássica frase que diz "Se você não acredita que educação é um bom investimento, tente investir em ignorância".

"É preciso aprender a aprender" (John Dewey);

>> Lealdade relativa

Ninguém fica num local apenas por conta do salário, mas sua permanência é também condicionada pela capacidade de enxergar a finalidade positiva do que faz, do reconhecimento que obtém, do bem-estra que sente quando seu trabalho é valorizado e se percebe ali a possibilidade de futuro conjunto.

(...) se sou executivo, só me sentiria leal - mesmo que circunstancialmente - a uma empresa se eu percebesse que ela é leal a mim em relação à minha carreira. Que ela me ofereça perspectiva de futuro, que ela aposte de fato no meu trabalho, que ela seja minha parceira em relação a investimento financeiro que eu preciso fazer - e ela também - em minha formação acadêmica ou minha formação acadêmica ou em minha formação profissional do cotidiano.

>> Síndrome de Rocky Balboa

Só é possível chegar ao reino da liberdade quando o reino da necessidade está absolutamente resolvido. Quando as suas necessidades estão satisfeitas, você vai para as escolhas livres. Se alguém precisa fazer algo, porque isso permitirá que, adiante, ele dê um passo para fazer o que gosta, então ele precisa gostar também daquela necessidade.

(...) sua vida profissional faz parte da sua vida pessoal.

(...) não confunda cansaço com estresse. Você cansaço quando uma atividade lhe exige bastante, mas é prazerosa. O estresse se instala quando aquilo que você faz lhe exige bastante, mas você não vê a razão de fazê-lo. Jogar uma hora de futebol cansa, mas não pode estressar. Resolver um problema de geometria cansa, mas não pode estressar. E você se estressa quando aquilo que faz não tem muito sentido. Estudar segue a mesma lógica.


>> Vento oportuno

Atenção: a coragem não é a ausência do medo. A coragem é o enfrentamento do medo.

"Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar" (Immanuel Kant)

Audacioso ou audaciosa é aquele ou aquela que planeja, organiza, estrutura e vai. A audácia lhe coloca uma condição: é preciso ser capaz de antecipar. Antecipar é diferente de adivinhar. Antecipar está no campo do planejamento e da ciência, enquanto adivinhar está no reino da magia.


>> A tensão da mudança

Toda pessoa que precisa mudar corre um risco: o do desequilíbrio momentâneo.


continua na parte II...
________________________________________________________

4 comentários:

  1. O homem é um cadáver adiado... Sempre gostei desse verso de Pessoa.

    Cortella é um bom autor. Alguns vídeos são bacanas. Não o acho um grande pensador como colocam por aí. Quando Cortella, Pondé e Karnal são elevados a o status de grandes pensadores, vejo como andamos mal de filósofos.

    De Cortella tenha Pensar bem nos faz bem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "vejo como andamos mal de filósofos" - para um pais de analfabetos funcionais tá bom demais

      "Pensar bem nos faz bem."- só nao achei esse -lelivros.love/?x=0&y=0&s=cortella

      abs!

      Excluir
  2. Scant,

    "Só é possível chegar ao reino da liberdade quando o reino da necessidade está absolutamente resolvido."
    Esse trecho me lembrou a pirâmide de Maslow. Não adianta tentar pular etapas, pois quando o básico não foi suprido, não são compras desnecessárias que trarão satisfação.

    Estamos em uma época muito estranha na qual confundimos viver com existir...

    Muito boa resenha. É uma daquelas para guardar nos favoritos e reler sempre.


    Boa semana,
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "básico não foi suprido" - sem o básico, é construir uma casa sobre a areia

      " época muito estranha" - o indivíduo perdeu o contato consigo mesmo e acha que o cartão de crédito vai resolver isso

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!