Minhas Despesas Fixas Mensais (2019-)

 
Photo by Gabby K from Pexels


Introdução


Para mim, meu número mágico na busca da IF é a regra de 2/3: gastar 2/3 do que ganha e juntar 1/3.

Essa regra aprendi com Celso Peres, antigo professor meu de cursinho preparatório e magistrado estadual.

Dessa forma não fico medo de morrer e não usufruir do dinheiro que ganhei, pois nunca deixei de viver na média de qualidade de vida que meus ganhos me garantem. Além disso, quando ficar velho, vou gastar mais dinheiro com médicos do que com viagens e jantares.



Detalhamento de 2019




DESPESA
VALOR MENSAL (R$)
OBS.:.:
Aluguel + condomínio
1.280,00
Não inclui os meses onde há pagamento iPTU, Taxa de incêndio e seguro contra incêndio
Luz + Gás
175,00
Em mês de frio. No calor aumenta uns 50 reais
Internet + Netflix + Amazon Prime
93,00
Divido Netflix com parentes
Celulares
60,00
Eu + Srª Scant
Uber/Táxi/ Trem
151,12
Valor variável
Lazer e Jantares
240,00
Valor variável
Supermercado + drogaria + suplementos
2300,00
Sim, como pra c***lho!
Academias
320,00
Eu + Srª Scant
Passivo do cartão de crédito (parcelamentos)
405,00
Em dezembro cai para 50 reais e inclui os gastos de educação/concurso
Educação/Concurso
60,00
Em época de concurso aumenta o custo com inscrição no certame + uber
TOTAL
5024,12























Obs.:


1 - deixei de fora o custo de honorários advocatícios (R$500) que termino de pagar em outubro,
2 - Também ficou de fora: despesas com itens não essenciais eventuais: livros, quadrinhos e despesas com itens menos importantes, como a garrafa de aço inox que comprei esse mês.
3 - esqueci de incluir uns 800 reais mensais em plano de saúde para mim e a Srª Scant.
4 - Com isso fica claro que só atingirei a IF quando conseguir gerar pelo menos 5,5 mil reais de renda passiva.

Detalhamento de 2020




DESPESA
VALOR MENSAL (R$)
OBS.:
Aluguel + condomínio
1.280,00
Não inclui os meses onde há pagamento iPTU, Taxa de incêndio e seguro contra incêndio
Luz + Gás
175,00
Em mês de frio. No calor aumenta uns 50 reais
Internet + Netflix + Amazon Prime
93,00
Divido Netflix com parentes
Celulares
60,00
Eu + Srª Scant
Uber/Táxi/ Trem
151,12
Valor variável
Lazer e Jantares
240,00
Valor variável
Supermercado + drogaria + suplementos
2300,00
Sim, como pra c***lho!
uns 400 reais são em suplementos alimentares
Academias + plano de saúde
1080,00
Eu + Srª Scant
Passivo do cartão de crédito (parcelamentos)
55,00
Inclui os gastos de educação/concurso
Educação/Concurso
60,00
Em época de concurso aumenta o custo com inscrição no certame + uber
TOTAL
5494,12
























Obs.: Na prática é quase o mesmo valor de 2019: a academia ficou um pouco mais barata, inclui o valor do plano de saúde que omiti no cálculo anterior e o passivo do cartão diminuiu bastante. 

 

Conclusão


Em tese, teria de manter uma carteira com algo entre 1,6kk para atingir minha IF na data de hoje.

Se fosse alguns anos atrás, me bastaria metade disso, mas é complicado diminuir o consumo por enquanto.

Por outro lado, poderia estar morando em cidades com uma qualidade de vida muito melhor aqui no Bostil com este custo mensal, mas ainda estou no Rio de Bueiro

Grande abraço!

______________________________________

13 comentários:

  1. Scant como você gasta apenas 240 reais com saídas tendo uma esposa? Ela não te cobra mais?

    ResponderExcluir
  2. E como essas despesas que você citou são divididos entre vocês? É meio a meio? Você paga a maior parte? Como é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, ela é bem legal
      esse ano viajamos para são lourenço/mg e lá gastamos bem mais
      https://manorganizado.blogspot.com/2019/09/viagem-sao-lourencomg-2019.html

      prefiro gastar menos em meses comuns e depois gastar mais quando viajo

      Excluir
    2. Srª scant é dona de casa
      pago sozinho

      Excluir
    3. Cara parabéns, deve ganhar muito bem.

      Excluir
    4. Razoavelmente
      Abaixo link da minha trajetória
      https://dr-concurso.blogspot.com/search/label/Minha%20Hist%C3%B3ria

      Se quiser ajuda para estudar para concurso é só comentar

      Excluir
  3. Fala Scant! Parabéns por conseguir equilibrar suas finanças. E penso o mesmo que você, se ficar vidrado em só guardar você não vive. É aquele negócio: moderação sempre! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Paul, já estudamos pra caramba até passar no concurso
      Agora é administrar e aproveitar
      A vida passa rápido
      Viver de construção é meu exemplo

      Excluir
  4. Ser classe média no Brasil é foda, você gasta 6k por mês com R$0 em viagem, sem financiamentos, filhos e sem carro!

    Fiquei curioso com os R$2300,00, o que você come em média? De dieta estou gastando uns R$500-R$600,00 pra eu e Sra. VR com direito a Ben&Jerries pra ela rs.

    Abs.,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um detalhe que nesse valor não é incluído o almoço que é fornecido pela empresa! Seria bem maior se precisasse incluir isso.

      Excluir
    2. " fornecido pela empresa" - infelizmente, não tenho essa sorte e ainda faço marmita para o lanche da tarde

      sou marombeiro e como muito (ovos, frangos, brocolis etc)

      mas o que encarece são os alimentos "especiais" (whey, psylium, etc) e suplementos (drogas: a lista é grande).

      E olha que não tomo as drogas mais eficientes (testosterona, GH etc)

      como/tomo por exemplo:

      whey protein - R$ 100/kg
      Bcaa - 150/kg
      arginina - 150/kg
      creatina - 150/kg

      no canto lateral direito tem uma lista "Meus Fornecedores" onde há o preço real

      vide meus posts sobre suplementos - não tomo todos, mas a maioria:

      https://scantsa.blogspot.com/search?q=suplementos

      será que compensa gastar mais com alimentação e drogas para ter um corpo mais forte até a morte? cabe a cada um essa resposta

      abs!


      Excluir
    3. Bacana, acho excelente você se preocupar com o corpo. Estou há apenas 30 dias então sou um grilo perto de você, mas acha o BCAA necessário sendo que já toma Whey? A creatina eu quase que compro mas vi que há alguma dúvida sobre causar calvície, pelo que li a evidência é bem fraca mas na dúvida prefiro não arriscar.

      Sua alimentação hoje é de quantas calorias? Algo "sujo" ou fica só no ovo, arroz, aveia, frango, brócolis?

      Se o cara partir pra test/gh imagino que ele vá perder boa parte dos ganhos quando parar, correto? Pra mim não faz sentido já que não é algo sustentável.

      Acho que pra saúde faz muito mais sentido o cara ser mais magro e partir pro aeróbico consumindo pouca calorias, mas musculação tem um efeito enorme pra auto-estima e existem outros critérios além de tentar viver o máximo possível independente dos sacrifícios.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
    4. " BCAA necessário sendo que já toma Whey?" - depende do seu orçamento e do que vc usa.

      como já conheço seu orçamento e creio que vc não é hormonizado: use tudo o que puder usar sem comprometer sua saúde. bcaa (10gramas/dose) é clássico para recuperar o corpo no pós treino e whey é simplesmente fonte de proteína, para se utilizar quando não se ingere a quantidade necessária de proteína diariamente

      "sobre causar calvície" - não conhecia esse efeito colateral, mas tudo envolve riscos até comer açucar.

      Sua alimentação hoje é de quantas calorias? " - 2.220 calorias

      " Algo "sujo"" - no final de semana a partir de sexta à noite tem refeições sujas

      "Se o cara partir pra test/gh imagino que ele vá perder boa parte dos ganhos quando parar, correto? " - se ele chegar nesse ponto, vai utilizar isso durante anos e anos sem parar de fazer alimentação regrada e usar várias outras drogas menos pesadas. nesse caso, manterá a maior parte dos ganhos. o problema são os efeitos colaterais e não manter a massa muscular. gh, por exemplo, pode dar cancer um certo tipo de cancer para quem tem predisposição para isso

      "Pra mim não faz sentido já que não é algo sustentável." - creio que só vale a pena para profissionais.

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!