[Livro] Chega de Desperdício! (2010)/John Naish - Parte 3

 
capa ruim..




CHEGA DE Coisas



    • "Há somente duas tragédias na vida: uma é não conseguir o que se quer, e a outra é consegui-lo" (Oscar Wilde)

  • o neurotransmissor dopamina é emitido aos montes assim que os compradores veem um produto e quando pensam em comprá-lo. Mas a dopamina tem tudo a ver com a caça e não com o troféu. É somente a antecipação, e não a compra em si, que esguicha dopamina pelo nosso crânio. E não passa de um efeito passageiro. Assim que o negócio tiver sido fechado, o pico químico se esvaecerá em poucos minutos, não raro deixando uma sensação de arrependimento que os donos das lojas chama de "remorso de comprador".
  • A autoestima sustentada pelo varejo é "um escudo concebido para controlar o terror potencial que resulta das consciência da aterrorizante possibilidade de que nós, seres humanos, somos meramente animais transitórios tateando pelo caminho para sobreviver num universo sem sentido, destinado apenas a morrer e desintegrar-se" (Thomas Pyszcynski)
  • agora que jogamos fora nossas antigas estruturas religiosas e morais, perdemos nosso senso de comunidade e do significado mais elevado da vida. Nossa sede por posses e prazeres pessoais é quase tudo o que sobrou, reduzindo-nos a pouco mais que um monte de consumidores atomizados e alienados (Aleksandr Solzhenitsyn).
  • "Eu não tenho espaço suficiente" - Você tem coisas demais e é um acumulador
  • Aprendemos a buscar bens materiais como um caminho para a felicidade - quando perdemos nossas coisas, mesmo que seja um velho liquidificador, muitos de nós acreditam terem sido lesados de alguma maneira

  •  Tenha o suficiente - não compre essa coisa (até ter feito esses nove grupos de perguntas
  1. Preciso disto? Eu verdadeiramente, realmente preciso disto, ou somente o quero?
  2. Meu desejo por esta cia foi implantado por técnicas de marketing?
  3. quero isto porque quero estar mais em forma, ser mais esperto, mais livre ou apenas mais legal? Se assim for, este item de consumo realmente fara este milagre?
  4. Há outra maneira de conseguir meu objetivo sem acrescentar mais coisas?
  5. Quantas horas a mais vou ter de trabalhar para pagar por isto? Que outra coisa eu poderia fazer com esse tempo de trabalho que me traria maior realização que este item de consumo?
  6. Não há algo que eu já tenha que poderia substituir isto?
  7. Eu quero mesmo ter de espanar, lavar a seco, pagar para manutenção ou manter esta coisa de qualquer outra maneira?
  8. Caso eu esteja substituindo alguma coisa que já tenho, qual o problema do item velho?
  9. Caso eu realmente necessite desta coisa, não há alguma maneira de eu consegui-la num site de troca, ou pegar emprestada cm um amigo, vizinho ou parente?




  • Faça você mesmo:
  • você pode recuperar sua criatividade dedicando tempo para aperfeiçoar qualquer artesanato que desejar - costura, arte e até coisas muito complexas como tocar instrumentos musicais. Isso lhe fornecerá alguma coisa compensadora, atrativa, meditativa, produtiva e sustentável para desafogar seus ímpetos possessivos.


  • Seja mais materialista:
  • no sentido de cuidar de nossas coisas materiais, em vez de apenas usá-las e descartá-las





  • Dispense crediário:
  • hoje em dia, o crédito "fácil" serve principalmente para comprar coisas que apenas queremos, e queremos já. Esse crédito também exclui o lento prazer da antecipação pelo excitamento de curta duração da compra. 
  • caso use crédito para algo essencial, como um imóvel, peça emprestado o menos possível  e salde a dívida o mais rápido que puder 
  • Não toque nesse plástico:
  • estamos dispostos a gastar o dobro em uma mesma compra quando a pagamos com um cartão de crédito
  • Evite ofertas especiais (evite promoções):
  • quando você vê produtos a baixo preço em ofertas especial, seu cérebro racional tende a ficar sentimental e grato pela generosidade da loja. Essa onda de emoções positivas faz com que você queira retribuir o favor ao gastar em itens desnecessários. É um efeito de excesso.

___________________________________ 

Se for comprar, compre o livro pela Amazon nesse link


4 comentários:

  1. Cara, essa letra AZUL é inviável de ler...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Scant. Esse é um problema que tenho. Gosto de gastar em coisas que não preciso no momento. Estou me policiando nisso, tentando gastar mais em cursos que em objetos e, principalmente, terminar eles antes de comprar outros.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gaste com o q dá problema na sua vida, salvo colecionismo.
      ou
      estabeleça algum outro criterio logico, uma direcao...

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!