[Livro] Chega de Desperdício! (2010)/John Naish - Parte 4

 
capa ruim..

CHEGA DE Trabalho


  • As pessoas que passam 41 horas ou mais por semana no escritório têm significativamente mais chances de ter pressão alta que aquelas que trabalham menos.
  • Nossa cultura de longas jornadas cria sempre mais trabalho, parcialmente para nos ajudar a evitar as coisas realmente problemáticas da existência moderna. exatamente como a aquisição sem sentido e infindável de mais cosas, é uma forma de escapismo, de compensação existencial. Confrontados com a alarmante perspectiva do ócio - de quantidades, sem precedentes no tempo, espaço e oportunidades para crescer enquanto pessoas, além de enfrentar as grandes questões sobre o significado e o propósito de nossas vidas - , de repente lembramos que, uau, ainda tempos toneladas de coisas para fazer lá no escritório. Afogamos as grandes questões para sair atrás do bloco da ambição infinita.
  • você encontrará o segredo do contentamento de sua vida profissional se ficar no ou ligeiramente acima do nível médio salarial de seu país e evitar competir socialmente em termos salariais
    • quanto menos você faz sexo, mais procura trabalhar: 
    • pessoas que estão sexualmente inativas frequentemente precisam de escapes para suas frustrações.
    • O trabalho não deve ser somente trabalho, mas, em vez disto, um portfólio de diferentes tipos de atividades - um bom e velho emprego remunerado, alguns trabalhos de caridade, alguns trabalhos de aprendizagem e algumas coisas que tornem a vida divertida. (Charles Handy, "A era da irracionalidade")
    • no início de cada ano, ele e sua mulher Elizabeth calculam quanto dinheiro necessitam para financiar seu estilo simples de vida e então planejam suas vidas profissionais para suprir essa necessidade. Handy acrescenta vinte por cento a esta cifra porque fica preocupado.
    • O capitalismo é um sistema - o melhor que inventamos até agora - que, em última análise, nos carrega somente até o ponto em que podemos nos libertar para explorar as coisas que realmente nos gratificam enquanto seres humanos
    • Até que possamos definir o que 'é suficiente' para nós em termos de dinheiro, nunca seremos verdadeiramente livres - livres para definir nossos reais propósitos na vida
    • Se você estiver trabalhando em horário integral para alguém, quer dizer que todas as suas horas estarão comprometida, gastas e vendidas antecipadamente. Você não tem nada para negociar com seu empregador, a não ser pedir mais dinheiro para a mesma quantidade de tempo - e frequentemente, as pessoas simplesmente querem ganhar esse dinheiro como um símbolo do valor que se autoatribuem e não como algo benéfico para si. Você não pode realmente utilizá-lo para melhorar sua vida, só vai ficar mais gordo com ele em vez de crescer em outros aspectos, como o espiritual. Quando trabalha omo autônomo, você poder fazer um cálculo diferente de custo-benefício: mais dinheiro pode não ser melhor se gastou tempo em demasia, ou se foi para fazer alguma coisa de que você não gostou, que estava errada ou que considera imoral.
    • contentar-se com o suficiente significa que temos que acabar com os outros usos do dinheiro - não mais como um símbolo do sucesso ou uma maneira de se autodefinir, ou como desculpa ou compensação para não levar a nossa vida real adiante. O motivo para trabalhar menos não é deixar-se ficar na praia, mas ter a oportunidade de descobrir outros aspectos de você mesmo.
    • Aposentadoria é igual a morte, na minha opinião - você tem que continuar a fazer algum tipo de trabalho, seja ele remunerado ou beneficente. Caso contrário, você acaba perdendo o interesse e isso é seu fim.
    • Relaxe de forma esperta - Faça contrabando de descanso (descanse durante o trabalho);
    • em nossa era de trabalho-conhecimento, faria sentido as empresas encorajarem seu pessoal a reservar alguns momentos para relaxar durante o dia. Enquanto não o fazem, você deve contrabandear períodos regulares de relaxamento mental para conseguir pensar direito para eles.
    • Seja discreto
    • não enfrente colegas workaholics, pois eles acreditam que seus hábitos de excesso de trabalho são determinados por forças externas irresistíveis.
    • Valorize seu tempo rentável
    • estime quantos anos você ainda tem de vida, subtraindo sua idade da média da expectativas de vida do Ocidente (80 anos para homens, em média) e faça a conversão em horas. Agora, você pode dizer que para si mesmo - só tenho "xx" horas antes de morrer. Como posso utilizar esse tempo finito de maneira mais valiosa? será que quero usá-lo para ganhar mais dinheiro do que posso precisar, para gastá-lo comprando coisas do que necessito? O que mais eu poderia fazer com essas horas?
    • Divida a carga;
    • Faça lazer barato;
    • Tenha micro férias (locais a 60 minutos de distância, para se ficar no máximo duas noites, levando apenas bagagem de mão e nunca em feriados, para se evitar super-engarrafamentos)


    4 comentários:

    1. Respostas
      1. valeu cara
        estamos aqui para compartilhar conhecimento

        Excluir
    2. "não enfrente colegas workaholics"

      Enfrentar? Tô nem aí. Lasquem-se sozinhos.

      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. "Lasquem-se sozinhos." a verdade seria demais para essas pequenas mentes

        abs!

        Excluir

    Memento mori...carpe diem!