[Livro] Chega de Desperdício! (2010)/John Naish - Parte 6



 
capa ruim..



CHEGA DE Felicidade


  • "Se eu reconhecer minha insignificância, se me desfizer de toda minha autoestima e reduzir a mim mesmo ao pó que realmente sou, então a graça virá a mim e sua luz entrará no meu coração; assim, o último vestígio de autoestima será tragado pela profundidade de minha própria insignificância e perecerá para sempre."(Thomas de Kempis)

  • somos pressionados pela indústria da felicidade para nos reinventarmos enquanto pessoas - um esforço que envolve correr atrás de outros superlativo, além da carreira fantástica, dos pertences perfeitos, da casa ideal, do parceiro impecável, das férias-troféu e de todas as outras derradeiras melhores opções em termos de estilo de vida. E se todas essas coisas não nos fizerem sentir melhor, então "aprender como se sentir melhor" seguramente resolverá o caso.


  • "Trabalhei na autorrealização. Recitei afirmações, visualizei a abundância, alinhei-me com meus guias espirituais, comuniquei-me com meus poderes animais, meditei, entoei cantos e dancei na luz. E, depois de fazer tudo isto, não sou mais rico, mais atraente, mais saudável ou mais confiante do que eu era antes. Não conquistei a paz interior nem a felicidade verdadeira. Continuo sendo tão neurótico quanto sempre fui." (David Granirer)



  • "E Se desistíssemos todos, coletivamente, de sermos diferentes do que somos, apenas por 24 horas? (...) se o autoaperfeiçoamento funcionasse, a esta altura já estaríamos todos autolevitando, e seriamos poliglotas e bilionários macérrimos. E porque sabemos, bem lá no fundo, que já temos tudo de que precisamos agora, exatamente do jeito que somos, e que aceitar a nós mesmos um momento após o outro e sempre é a maneira mais rápida, mais barata e a única possível de ser verdadeiramente feliz um dia" (Jennifer Louden)


  • Nos vemos confrontados diariamente com imagens das mulheres mais bonitas e dos homens mais ricos do mundo, que fazem nosso cérebro da idade da pedra se sentir pateticamente inadequado ao comparar-se com ele, particularmente quando a mídia fanaticamente competitiva faz com que o status elevado dessa gente pareça ser ainda mais elevado. Nessas imagens, não há avisos alertando nossa saúde que "estas pessoas têm sido infladas ao infinito, levam vidas ocas se pavoneando diante de falanges de paparazzi e só desejam publicidade porque suas almas estão corroídas por uma insegurança hiperneurótica: não tente seguir seus exemplo". 
  • Em vez disso, somos informados repetidas vezes que , se nos esforçássemos, se nos aperfeiçoássemos, poderíamos ficar no mesmo nível que esses míticos super-Joneses. Nesta cultura mais eu feliz, está ficando cada vez mais difícil e se sentir simplesmente adequado.

  • O próximo passo na evolução social de nossa espécie é aceitar o paradoxo da felicidade, cultivar nossa apreciação pelas satisfações de que dispomos em vez de exaurir tudo na busca do inatingível que tudo consume. A felicidade duradoura não é o destino. É a busca. E seria muito mais fácil para todos se parássemos de nos esforçar tanto nesse sentido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!