[Livro] Roube como um artista: 10 dicas sobre Criatividade (2013) / Austin Kleon - Parte I

 

Introdução 




É um livro curto, como muitos conselhos simples e bem legal para uma leitura introdutória no tema.



Nada de surpreendente e talvez seja útil.


Conselhos Úteis





  • Todo artista ouve a pergunta: “De onde você tira as suas ideias?” O artista honesto responde: “Eu roubo.” Como um artista olha para o mundo? Primeiro, você descobre o que vale a pena roubar, depois você segue para a próxima etapa. Isso é tudo. Quando você olha para o mundo dessa maneira, para de se preocupar com o que é “bom” e o que é “ruim” – há apenas coisas que valem a pena ser roubadas e coisas que não valem. Tudo pode ser afanado. Se você não acha que alguma coisa merece ser roubada hoje, pode achar que vale a pena roubá-la amanhã ou daqui a um mês ou daqui a um ano.
  • Um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original.
  • Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original. Está lá na Bíblia: “Não há nada de novo debaixo do sol.” (Eclesiastes 1:9)

  • “Tudo que precisa ser dito já foi dito. Mas, já que ninguém estava ouvindo, é preciso dizer outra vez.”

  • “O que é originalidade? Plágio não detectado.”

  • “Roube qualquer coisa que ressoe em você, que inspire ou abasteça sua imaginação. Devore filmes antigos, filmes novos, música, livros, pinturas, fotografias, poemas, sonhos, conversas aleatórias, arquitetura, pontes, sinais de rua, árvores, nuvens, bacias hidrográficas, luz e sombras. Para roubar, selecione apenas coisas que falam diretamente à sua alma. Se você assim fizer, seu trabalho (e furto) será autêntico.”

  • Mastigue um pensador – escritor, artista, ativista, alguém exemplar – que você realmente ame. Estude tudo que há para se conhecer sobre esse pensador. Em seguida, encontre três pessoas que esse pensador amou e descubra tudo sobre elas.
  • A melhor coisa a respeito de mestres mortos ou distantes é que eles não podem recusá-lo como aprendiz. Você pode aprender o que quiser com eles. Eles deixaram seus planos de aula em suas obras.
  • Carregue um caderno e uma caneta com você aonde quer que vá. Acostume-se a sacá-los e a tomar nota dos seus pensamentos e observações. Copie suas passagens favoritas dos livros. Grave conversas que ouviu por aí. Rabisque enquanto fala ao telefone.
  • É no ato de criar e de fazer nosso trabalho que descobrimos quem somos.

  • Pergunte a qualquer um que esteja fazendo um trabalho verdadeiramente criativo, e ele dirá a você a verdade: Não sabe de onde as coisas interessantes vêm. Ele apenas está lá fazendo o trabalho dele. Todo dia.
  • Copiar é engenharia reversa. É como um mecânico removendo partes de um carro para ver como ele funciona. “Comece copiando o que você ama. Copie copie copie copie. Ao final da cópia, você encontrará a si mesmo.”
  • Aprendemos a escrever copiando o alfabeto. Músicos aprendem a tocar treinando escalas. Pintores aprendem a pintar reproduzindo obras-primas. Lembre-se: Até os Beatles começaram como uma banda cover.
  • “Aqueles que não querem imitar nada, produzem coisa alguma.”
  • “Se há uma pessoa que te influencia, todos dirão que você é o seu sucessor. Mas se você rouba de cem pessoas, todos dirão que você é muito original!”
  • A razão de copiar seus heróis e o estilo deles é que assim você talvez vislumbre o que vai em suas mentes. É isso o que você realmente quer – internalizar o modo como eles olham para o mundo. Se você apenas mimetizar a aparência do trabalho de alguém sem entender de onde ele brota, seu trabalho nunca será mais do que uma farsa. IMITAÇÃO NÃO É BAJULAÇÃO.

4 comentários:

  1. O Eclesiastes é um manancial infinito de sabedoria.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. "Se for comprar, compre o livro pela Amazon nesse link e ajude o blog
    (ganho comissão na venda)"

    Primeira vez que vejo isso em seu blogue. Se for comprar, lembrarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apenas se for comprar, pois tem de graça na web ;)

      Excluir

Memento mori...carpe diem!