[Livro] A Guerra da Arte (2005)/ Steven Pressfield - Parte 2




O profissional valida a si próprio. É obstinado. Diante da indiferença ou da adulação, usa seu material fria e objetivamente. Onde deixou a desejar, ele o melhora. Onde triunfou, ele o aperfeiçoará ainda mais. Trabalhará com mais afinco. Voltará amanhã. O profissional dá ouvidos à crítica, buscando aprender e crescer. Mas nunca se esquece que a Resistência está usando a crítica contra ele em um nível muito mais diabólico. A Resistência convoca a crítica para reforçar a quinta-coluna do medo que já atua dentro da cabeça do artista, procurando alquebrar sua força de vontade e destroçar sua dedicação. O profissional não se deixa enganar. Sua determinação se mantém acima de tudo: haja o que houver, nunca deixarei a Resistência me derrotar.

O profissional não pode permitir que as ações de outros definam sua realidade. Amanhã de manhã, a crítica terá passado, mas o escritor ainda estará lá encarando a página em branco. Nada importa, a não ser continuar trabalhando. Fora uma crise familiar ou a deflagração da 3ª Guerra Mundial, o profissional comparece ao trabalho, pronto para servir aos deuses.

O profissional aprende a reconhecer a crítica motivada pela inveja e tomá-la pelo que realmente é: o supremo elogio. O que o crítico mais odeia é aquilo que de próprio teria feito se tivesse tido coragem.

UM PROFISSIONAL RECONHECE SUAS LIMITAÇÕES. Ele contrata um agente, um advogado, um contador. Sabe que só pode ser um profissional em uma atividade. Recorre a outros profissionais e os trata com respeito.

Eu Mesmo S/A.Pensar em nós mesmos como uma empresa nos coloca a uma saudável distância de nós mesmos. Ficamos menos subjetivos. Não levamos os golpes para o lado pessoal. Temos mais sangue-frio; podemos cobrar nossos honorários de forma mais realista.
Às vezes, como o próprio João Coitado, sou humilde demais para sair e vender.
Mas como João Coitado S/ A. posso agenciar qualquer coisa para mim mesmo. Eu já não sou eu. Sou Eu S/A. Sou um profissional.

Não há nenhum mistério em se tornar um profissional. É uma decisão levada a cabo por um ato de vontade. Nós tomamos a decisão de ver a nós mesmos como profissionais e o fazemos. É simples.

Nossa função nesta vida não é nos moldarmos segundo algum ideal que imaginamos que deveríamos ser, mas descobrirmos quem já somos e nos tornarmos esta pessoa.

Sobre qualquer atividade que você desenvolva, pergunte a si mesmo: Se eu fosse a última pessoa no mundo, continuaria a desenvolver essa atividade? Se você estiver absolutamente sozinho no planeta, uma orientação hierárquica não fará sentido. Não há ninguém a quem você queira impressionar.

Se Arnold Schwarzenegger fosse o último homem na Terra, ainda assim ele iria para a academia de ginástica. Stevie Wonder ainda tocaria seu piano. Eles obtêm sustento da atividade em si e não da impressão que causam sobre os outros.

Se você foi destinado a descobrir a cura do câncer, escrever uma sinfonia, conseguir realizar a fusão a frio e não o fizer você não apenas causará 'mal a si próprio. Ou até mesmo se destruirá. Você causará mal a seus filhos. Causará mal a mim. Causará mal ao planeta.

Você envergonha os anjos que o protegem e contraria o Todo-Poderoso, que criou você e apenas você com seus dons exclusivos, com o único objetivo de empurrar a raça humana um milímetro para a frente, em seu longo caminho de volta a Deus. O trabalho criativo não é um ato egoísta ou um pedido de atenção por parte do ator. É uma dádiva para o mundo e para todo ser vivo que o habita. Não nos prive de sua contribuição. Dê-nos o que você possui.



___________________________________________________________________
  • http://gcitech.com.br/fcp_professional/Master/Livros/A_Guerra_da_Arte_Steven_Pressfield.pdf
  • http://lelivros.love/book/baixar-livro-a-guerra-da-arte-steven-pressfield-em-pdf-mobi-e-epub-ou-ler-online/

4 comentários:

  1. "Fora uma crise familiar ou a deflagração da 3ª Guerra Mundial, o profissional comparece ao trabalho, pronto para servir aos deuses"

    Vai nada... basta um espirro nas ruas para a gente se esconder embaixo da cama com medo do coronga, dizendo que já é a Terceira Grande Guerra.

    kkkkkkk

    Abraços, Scant!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade
      O mar não ta pra peixe
      Sigo escondido debaixo da cama :)

      Abs!

      Excluir
    2. Pode ser presunção ou neurose, mas li a última parte do texto como se tivesse sido escrita para mim.

      Excluir
    3. que bom que se encontrou nessa parágrafo

      as vezes leio dezenas de páginas de algum livro popular e não encontro nada que fale comigo

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!