[Guest Post] Como escolher livros (2020)/ Tiozinho da ZL





Eae betinha tudo blz? Neste post vou demonstrar como eu escolho os livros que leio, ou incluo na minha lista de leitura.

01) Leia o livro 'Como ler livros' do autor Mortimer J. Adler.




02) Selecione ao menos 2 ou 3 dos clássicos sugeridos pelo livro, que te chamam a atenção.


03) Leia pelo menos 3 vezes cada um dos livros selecionados.

04) Se começou a ler e não gostou, simples chimpa, pare de ler.

     4.1) Entenda se é o modo como o autor escreve, ou o assunto é muito abstrato, ou se você que perdeu interesse no assunto.




 4.2) Talvez o livro que você escolheu necessita que você tenha uma bagagem maior. Isso acontece, e é bom que aconteça para que você exercite a sua humildade, e saiba que precisa de um conhecimento introdutório para ler aquele livro.




 4.3) Procure na internet algum vídeo de introdução ao assunto escolhido, ou um artigo ou até outro livro mais introdutório sobre o assunto.  Pode ser que você demore a encontrar.

 4.4) Procure os livros que o autor do livro leu.




 4.5) Agora se você realmente não gostou do assunto, então é melhor parar. Sem choro, sem mimimi, sem autoflagelação. Escolhe outro livro/assunto e segue a vida.



Trinity: ....Neo, it's the question that drives us.....


05) Está lendo o livro e não consegue mais largar o livro, o assunto? Fica procurando pelo assunto na web? Vai dormir e fica pensando no assunto? Ou então, o outro dia amanhece e você continua lendo o livro? Quando conversa com alguém puxa esse assunto para conversar?

      Mais dúvidas aparecem? Quer aprofundar mais? Acho que você já entendeu o que isso significa não é? Você está bem próximo de conhecer o seu objetivo de vida... Sim chimpa. As coisas acontecem assim mesmo, você nem percebeu, as horas voaram, bem sutil né? Tá vendo como têm que ficar esperto?


06) Então você achou um livro e acha que ele foi feito para você? Ótimo, parabéns cara. Agora faz assim, procure alguém que fale mal do livro que você gostou. heheheh Fica tranquilo, eu não escrevi errado. É isso mesmo, a sua meta é, depois de ler o livro, procurar alguém na internet/facebook/instagram/twitter/reddit/chan/55chan/telegram/whatsapp/dark web que esteja puto com o livro que você gostou tanto.



07) Procure entender o ponto de vista contrário, observe como a pessoa escreve, se conseguir pegar os pontos que ocorrem as divergências melhor ainda. Procure saber o histórico de leitura da pessoa que possui a opinião contrária, os livros que ela recomenda, se ela possui uma lista de livros já lidos, geralmente essas pessoas têm e é muito legal trocar a lista de livros já lidos.

08) Após entender e ponderar sobre a opinião contrária, agora você pode pegar as referências que o seu livro favorito cita e começar a lê-los também. Que tal? Você não quer aprofundar no assunto?


09) Se quiser ir mais a fundo ainda, pode ler todos os livros que o autor leu, antes de criar a obra que você leu. Isto é fascinante. Você praticamente entra na mente do autor do livro que você leu. Isso é muito, muito foda.

10) Têm pessoas que gosta de saber um único assunto e se aprofundar nele, eu já prefiro conhecer o maior número de assuntos, e me aprimorar em dois ou três assuntos. Sendo assim, eu tenho uma lista para cada área de conhecimento, isto é, uma lista de livros para ler sobre: tecnologia, programação, design de software, arquitetura de software, nutrição, exercícios físicos, cosmos, estoicismo, motivação, self-help, trading, negociação, comportamento, emocional, espiritualidade, artes, direito, financeiro, bolsa de valores, crises financeiras, história, música e técnicas de aprendizagem.

E gosto de ler um livro de cada área de conhecimento ao mesmo tempo. Claro que não aspiro ser um conhecedor profundo de todas as àreas mas com o tempo, e muita leitura e reflexão, tudo fica desanuviado.


11) Fazer resumos/mapas mentais em folha sulfite/anotações cornell/flash card também é bem legal, e é bom que você tenha uma pasta para guardar todas as anotações. Isso também é bem bacana.


12) Outra idéia é ter um calendário para rever o material anotado, isso se chama "spaced repetition": por exemplo, você fez a anotação do livro que você gostou, geralmente isso fica na sua memória pois você colocou emoção nesta leitura, então é o que os gringos chamam de 'Learn by Heart', agora se o conteúdo é um pouco mais complexo, é bom você dar um prazo de 1 hora, 12 horas, 1 dia, 1 semana, 15 dias, 1 mês, 2 meses, 6 meses, 9 meses, e 1 ano para rever a anotação, isso não leva mais de 10 minutos. Hehehe coisa de louco, mas é bem legal.


Por isso uma anotação como o mapa mental ou anotação cornell cai como uma luva.



13) Dica extra: Aprenda uma técnica de memorização, o método loci(ou Palácio da Memória) é muito bom, e se você se interessar, existem muitos outros métodos. heheheh


____________________________________________

Fonte:

Anexo:

  • Comentário do Tiozinho em março/2021

Mas a idéia é mais ou menos essa:

Cada lado do cérebro têm uma função, sendo o lado direito emocional, e o lado esquerdo racional.

Logo:
Pessoas emotivas têm mais atividade cerebral do lado direito.
Pessoas lógicas têm mais atividade cerebral do lado esquerdo.

Eu sendo um programacaco lógico, anotei no livro que estava lendo: Como eu posso melhorar o meu lado direito, para atingir o equilíbrio, o meio, yin-yang, o caminho do meio, nem 8 nem 80, a mediana ou a média?

Então pesquisando, estudando, ouvindo vídeos ou lendo livros/artigos, vários autores sugerem ver, entender, e aprender sobre a história do autor das obras, de qualquer obra, seja clássicas ou não-clássicas. Com o tempo você percebe o que é clássico, e o que não é clássico. Esta é a parte mais fácil.

1 Obra por dia, esta é a minha meta diária, por 15-20 no máximo. Se me interesso mais pela obra, reservo mais 30 min.

Quando você está observando uma obra, você têm a visão global da obra primeiro, e depois você observa as partes menores, ou alguma parte que você ficou interessado, tente focar nesta parte que você se interessou por 2 minutos. heheheh Difícil né?

Visão global, depois, visão analítica. Isso sempre me ajudou muito, e se aplica para qualquer área da vida.

No começo é um pouco difícil, mas depois de um tempo você se acostuma, afinal somos só macacos treinados. hehehehe

E também para constar, eu não vou decorar o nome dos autores e das obras e não pretendo fazer isso, sou só um curioso obcecado em BPM/PDCA/Diagrama de Processo/Espinha de Peixe/Kaizen/Objetivos/Metas/SMART/5S/Lei de pareto/Agile/Lean/Kanban/Board/Post It/Como tirar o post it sem ficar orelha/Backlog/Burndown. kkkkkkk. Percebeu como nos tornamos um(a) robozinho(a)?

Este é um ponto que posso falar neste momento, outro ponto relaciona imagens e obras com psicologia, porém vou deixar este texto surpresa para o post especial. aaaaahhhhhhh? heheeheh Aprendi isso com uns vídeos/livros de marketing por aí. kkkkk

Relembrando Matrix:
Trinity: "It's the question that drives us, Neo. It's the question that brought you here. You know the question, just as I did."


Anotei e a data deste post especial será no dia 21/06.

Anon, viajei por um bom tempo, e já percebi que vou refletir sobre por mais alguns dias, show! E obrigado.

É isso.

Abraços da ZL.

13 comentários:

  1. Olha, Scant... Estão não apenas problematizando, mas esquematizando banalidades. Como ler, como comer, como foder etc etc
    Enfim: meu ponto de vista.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Como ler, como comer, como foder " eventualmente algo novo e útil pode ser descoberto enquanto nos debruçamos sobre essas banalidades

      se alguém um dia criou um kama sutra pensando em "como foder", talvez eu possa melhorar o enredo da minha vida entendendo como outras pessoas conduzem sua própria história

      abs!

      Excluir
    2. O enriquecimento intelectual mediante a leitura lúdica me parece o melhor caminho. Romances, poesias, contos etc. Quando vc começa a formar bibliotecas de manuais, dedicando grande tempo a isso, acredito que está se perdendo em formas. E, sim, vejo muito tempo dedicado a isso.
      Kama Sutra nunca me viria à mente sobre "como foder": impraticável e poético. Passa bem longe desse gênero "como".
      Abç

      Excluir
    3. "romances, poesias, contos etc. " - eu tento ler de tudo, mas sou limitado

      "E, sim, vejo muito tempo dedicado a isso." isso é uma parte do que leio e nem sempre tenho paciência para fazer um post sobre outros temas, então esse tipo de leitura se destaca nesse blog, que é mais ligado a parte de estilo de vida e não aborda normalmente a leitura lúdica

      abs!

      Excluir
  2. Não entendi muuuuito o objetivo geral do post, mas fiquei na dúvida do "Leia pelo menos 3 vezes cada um dos livros selecionados.", não é muito exagero? Eu acabei de ler um livro que eu gostei muito e li ele em uma madrugada (umas 2h de leitura seguida) e voltei e terminei ele agora (com mais 1h de leitura mais ou menos) e absorvi bem ele. Agora encarar esses 280 páginas de novo eu não vi um pq.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post apresenta mais um método de autoeducacão dentre os inúmeros existentes

      Cabe a cada leitor saber o q funciona consigo mesmo

      Existem livros q vc vai querer ou precisar reler e outros não

      Lembrando q a cada releitura podemos extrair mais significado do mesmo livro - principalmente de livros clássicos e religiosos

      Muitas pessoas se apegam tanto a um livro que o lê uma vez por ano

      Enfim, depende do livro

      Excluir
    2. Tá, entendi. Peguei a essência, já li livros 2x por que gostei muito. Concordo contigo, mas acho que são raros os livros pra se repetir

      Excluir
    3. isso pode nos levar a um debate interessante: ler 3 vezes o mesmo livro ou ler 3 livros sobre o mesmo assunto?
      essa pergunta é retórica, pois a resposta vai depender do contexto

      fiz muito concurso público e nesse contexto é muito melhor ler 3x o mesmo livro do que ler 3 livros diferentes do mesmo tema

      já se fosse um romance moderno não conseguiria ler 3 vezes

      enfim, precisamos de mais informação sobre um determinado tema ou simplesmente memorizar melhor a informação existente? (outra pergunta retórica)

      Excluir
    4. Hahahaha, já fiz muito concurso e aí vc acertou de jeito, ler 10x o mesmo é muito melhor do que ficar pulando de livro ou autor.

      De fato, livros mais técnicos e conhecimentos mais específicos acho que é melhor fixar em um, livros de fantasia, filosofia e romances apenas uma basta. Tirando isso entra um pouco de sentimento de fã tb. Eu acabei relendo Harry Potter pq foi uma obra que me marcou muito mais jovem.

      Excluir
  3. Grande Scant,

    Gostei dos comentários da galera.

    Interessante saber que na betasfera a galera ainda procura conhecimento em livros.

    É isso.

    Abraços da ZL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "conhecimento em livros." - os livros tem um refinamento impossível hoje de ser superado por outras mídias

      abs!

      Excluir
  4. Aqui tem um ótimo Plano de Leitura Clássico: https://entreclassicos.wordpress.com/plano-de-leitura/

    É interessante seguir um Tema e ter, bem como, construir uma boa Base Cultural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já conhecia a lista e to seguindo a ordem há um tempo
      essa é a melhor: http://sonic.net/~rteeter/greatbks.html#indexes

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!