Casa Sustentável e Finanças

Repositorio.ufsc.br: Casa das Guaracemas, em Florianópolis


Introdução 


Vejo muito gente na blogosfera financeira falando de imóveis apenas como ativos.

Não que isso seja ruim, mas acho utilizar ideais da discussão de sustentabilidade também seria interessante:

a escolha dos materiais corretos poderia tornar mais barata a construção de quitinetes para quem pretende viver de aluguéis e certos cuidados na elaboração do projeto poderia diminuir o custo do imóvel próprio  - estou falando de estratégias que garantem economia de água, conforto térmico, permeabilidade do solo, entre outros exemplos que podem ser incorporados aos projetos de arquitetura em todas as escalas. 


Projeto Casa das Guaracemas




Projeto referência em arquitetura que se preocupa com a economia dos recursos naturais. A Casa das Guaracemas, em Jurerê Internacional, foi projetada pelo arquiteto, professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFSC, José Ripper Kós, que também participou da pesquisa para a Ekó House, projeto que ficou em terceiro lugar no Solar Decathlon Europe 2012 – um dos mais importantes concursos internacionais de casas solares.


Conclusão


Estratégias que garantem economia de água, conforto térmico, permeabilidade do solo, entre outros exemplos podem ser incorporados aos projetos de arquitetura em todas as escalas e gerar economia. 

Grande abraço!

http://greentopia.com.br/casa-das-guaracemas/

____________________________________________________________


6 comentários:

  1. "mas acho utilizar ideais da discussão de sustentabilidade também seria interessante"

    Acho que a discussão sobre "a paz de espírito" em se viver numa casa própria é sempre relegada nesses nichos.

    As imagens postadas por vc são de casas de elevado padrão. Dá para morar em algo simples, porém com grande incremento em sustentabilidade: poço, energia solar, desvio de água de canos para lavagem de louça e de chuveiro para plantas etc. Se tiver quintal grande, fazer uma composteira... Essas coisas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "algo simples" - minha ideia é começar com o simples e ir melhorando a estrutura ao longo dos anos
      o alto padrão serve como modelo para mim que sou leigo sobre qual o estado da arte

      "poço, energia solar, desvio de água de canos para lavagem de louça e de chuveiro para plantas etc. Se tiver quintal grande, fazer uma composteira... Essas coisas." - acho todas essas ideias muito boas e hoje em dia existem projetos que unem beleza e funcionalidade sem preços abusivos para implementar essas melhorias

      abs!

      Excluir
  2. Olá Scant!

    A ideia é formidável! Quando escrevi o post de alugar x comprar um imóvel, comentei rapidamente que os imóveis podem baratear muito no futuro com a adoção de novas tecnologias. Comentei especificamente no texto sobre as impressoras 3D.

    Sou um entusiasta que, no futuro, o valor do imóvel vai ser muito mais ligado ao terreno (cujos preços tendem a subir) do que à construção em si. Veremos se, no total, haverá um aumento ou uma diminuição rsrs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado por comentar
      fica a esperança que impressoras 3D tornem mais baratas as construções

      abs!

      Excluir
  3. Scant, o Gustavo Cerbasi tem um capítulo inteiro sobre isso no livro mais recente (ele fez um projeto de anos na casa dele em São Roque) e tem alguns vídeos dele no YouTube também sobre isso.
    Vale a pesquisa pra quem tenha ficado interessado.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela informação
      vou dar uma olhada

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!