[Livro] Como chegar ao sim com você mesmo (2015)/William Ury


 

De manhã, quando me olho no espelho, gosto de me lembrar de que estou vendo a pessoa que provavelmente mais me trará problemas durante o dia, o adversário que mais me criará obstáculos à obtenção do que eu realmente quero. 

Acho importante rever mentalmente, mesmo que por alguns minutos, os seis passos para alcançar o sim interior a fim de me preparar para quaisquer desafios que surjam ao longo do dia. Gosto de me fazer algumas perguntas a cada passo. 

Esse processo me ajuda a desobstruir meu próprio caminho – e espero que também seja útil para você:

1. Coloque-se no seu lugar. Você consegue perceber a intromissão do censor interior no seu trabalho – e apenas observar os próprios pensamentos e sentimentos, sem julgá-los? Para que necessidades básicas apontam os seus sentimentos? Do que você realmente precisa?

2. Desenvolva sua Batna interior. Você está culpando alguém ou algo por não satisfazer os seus interesses? Que benefícios isso lhe oferece – e quais são os custos? É capaz de se comprometer a cuidar de suas necessidades mais profundas, não importa o que aconteça?

3. Reenquadre seu panorama. Você acha que a vida, de alguma maneira, é sua inimiga? Como construiria sua felicidade hoje? Se a vida é difícil, você poderia, ainda assim, dizer sim a ela, da maneira como é?

4. Mantenha-se no presente. Você cultiva ressentimentos do passado ou tem ansiedade quanto ao futuro? O que seria necessário para você relaxar e aceitar a vida como ela é? O que poderia fazer para se manter no presente, ou em estado de fluxo, uma condição psicológica de alta performance e de grande satisfação?

5. Respeite os outros. Você está sentindo algum antagonismo em relação a alguém? Qual é a sensação de estar no lugar dessas pessoas? Mesmo que não lhe demonstrem respeito, você poderia ainda assim respeitá-las?

6. Saiba dar e receber. Você sente medo da escassez em qualquer situação que esteja enfrentando hoje? De que precisará para mudar o jogo de tomar para doar, de ganha-perde para ganha-ganha-ganha?

Todos esses passos nos ajudam a enfrentar um obstáculo específico que se interpõe em nosso caminho na busca do que mais queremos da vida. Cada uma dessas iniciativas nos prepara para a seguinte. 

No entanto, ainda que pareçam simples, nenhuma delas é trivial, sobretudo em meio aos conflitos do dia a dia com que todos deparamos. 

De fato, o trabalho para chegar ao sim interior é um dos mais difíceis, justamente por ser invisível.
___________________________________________________


2 comentários:

  1. Gosto demais desses assuntos, Scant! Valeu a dica, vou colocar na minha lista aqui!

    ResponderExcluir
  2. One -
    valeu cara, conhecimento nunca é demais

    abs!

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!