[Doc] Privacidade Hackeada (2016)



  • “se você não está pagando para usar, é porque você é o produto”.

O documentário traça levanta a tese de que a empresa Cambridge Analytica teria usado comprados dados de milhões de usuários do Facebook para influenciar as eleições americanas de 2016 (Trump), os resultados do plebiscito sobre o Brexit, eleições em Trinidade e Tobago e o genocídio rohingya em Mianmar, em 2016

Cambridge Analytica utilizaria um sistema algorítmico baseados em 5 mil pontos de análise que permitiria o mapeamento da personalidade de usuários influenciáveis quanto a escolha do voto em eleições.
De posse desse dados, a empresa direcionaria milhões de propagandas individualmente personalizadas com a finalidade de convencer o usuário influenciável a votar no candidato que a contratou.

Basicamente, eles conseguem fazer na política, o que os esteroides fazem nos esportes, ao conseguir uma pequena, mas substancial vantagem que a levará à vitória.

“Dados podem ser usados como armas”. Segundo o documentário, a técnica teria se originado em experimentos científicos na área da psicologia e, no passado, usada em situações de guerra com a finalidade de convencer populações a não apoiar grupos terroristas.

O segredo industrial da Cambridge Analytica estaria em ter refinado esse método, adaptado as redes sociais de países ricos como EUA e Inglaterra, depois de várias sucessos em manipular parte da opinião pública em países pobres.

Nesse Black Mirror da vida real, critica-se o método utilizado, pois ele colocaria em risco a sobrevivência das democracias e a manutenção da soberania das nações, pois os usuários não têm consciência de que seus dados foram vendidos por redes sociais e são utilizados para selecionar indivíduos com maior facilidade de manipulação.

Enfim, hoje dados valem mais que petróleo.

Recomendo.

Grande abraço!

P.s.: vi no Netflix e o Brasil também é mencionado.

______________________________________________

12 comentários:

  1. Olá, Scant.

    O mais interessante sobre esses algoritmos que nos analisam é que, de certa forma, estão assumindo uma natureza de inteligência artificial, desconhecida até mesmo por seu criadores originários. É como você lançar um código na rede e, ali, ele ir crescendo.

    Ah, mas de resto, só tenho algo a dizer sobre tudo isso: tô nem aí. Já me preocupei com meus "dados sagrados" e, hoje, para mim, tanto faz por diversas razões as quais não me estenderei aqui, pois seria por demais longo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como sou um zé ninguem acho que não faz diferença

      Excluir
  2. Ah, vi este doc assim que disponível.

    As maiores fortunas americanas investiram pesado em Hillary. Com vitória de Trump numa campanha relativamente modesta (dentro dos padrões americanos), já tentaram justificar de mil e uma formas, de manipulação de consciência graças a esse código abençoado até máfia russa!

    Haja paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no melhor estilo Freakonomics, fatores improváveis podem determinar uma mudança
      a longo prazo será melhor explicado

      Excluir
  3. Scant, assisti esse doc há 1 semana e também fiquei bastante reflexivo. Apesar de achar "grande coisas terem os meus dados e o algoritmo sugerir o que vou ver/fazer", tenho de fazer um esforço constante para lembrar que o mundo não é uma grande bolha só com viés de confirmação.
    Como disse uma entrevistada do doc, mantenho nos favoritos e visito páginas de mídia e blogs com opiniões diferentes, quase sempre contrárias, às minhas. Só assim podemos manter nossos olhos realmente abertos.
    Rede social só tenho Facebook, sem fotos além da do perfil e sem referências políticas ou à família. O mundo real tem sempre de ser a prioridade.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menor exposição gera menor contaminação
      diante dese novo panorama, cautela e pseudônimos nunca são demais
      melhor é não facilitar

      abs!

      Excluir
  4. Respostas
    1. valeu cara, tamos aqui pra compartilhar conhecimento

      abs!

      Excluir
  5. Ainda não vi esse documentário, mas o resumo que fez me leva a pensar que cada vez mais estamos entrando (e aceitando) o reinado do "Grande Irmão", do Big Brother. Sinistro! A propósito, já leu "1984", de George Orwell? Recomendo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta na minha lista de leitura
      o grande irmão está cada vez mais próximo da realidade

      abs!

      Excluir
  6. Valeu pela dica ! realmente dados são muitos valiosos hoje em dia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, uma pena que no Brasil a classe baixa/pobres não se dê conta disso

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!