[Mente] O Hábito do Descanso

The Procuress (Vermeer)

Atualizado em 2023

Introdução 


"Quilometragem de puta se refere ao número máximo de trepadas com estranhos que uma prostituta pode oferecer antes de perder sua sanidade. De acordo com Iceberg Slim, um bom cafetão pode medir a quilometragem de um meretriz desde a primeira vista."
Esse é o conceito-base do post de hoje.

Quilometragem Masculina 


De certo modo, todos vendemos uma parte do corpo pra sobreviver em uma sociedade caótica e paradoxal até chegarmos ao fim eventualmente sem sentido e, em muitos, casos deplorável.

Isso não é animador e normalmente escolhemos nem pensar nisso.

De qualquer forma, acredito que há um número limitado de merdas (não quantificável, mas sentido na pele) que a vida pode aprontar com a gente antes de um colapso físico-mental. 

A ideia é não ultrapassar esse limite, pois não vale a pena (salvo em caso de calamidade pública: guerra, fome etc). Não quer dizer que depois de se ultrapassar esse limite morreremos de maneira "antecipada", mas quem vive no limite tende a diminuir sua própria expectativa de vida e adoecer mais.

Minha Experiência


No ano em que minha mãe morreu meu casamento quase acabou (coincidência? talvez não.). Minha cabeça ficou muuuito zoada.
No ano em que meu irmão morreu, tive uma apendicite enquanto minha carga no trabalho batia picos de stress (em um ano normal eu teria aguentado melhor). Uma bosta.

Em ambos os casos, tive sorte de poder tirar férias e licenças médicas em razão desses ocorridos pra poder me recuperar.

Mundo Quase Ideal  


Nesse mundo poderíamos tirar meses ou anos sabáticos, ficar alguns meses na praia ou em outro lugar em contato com a natureza (cantos de pássaros, mosquitos etc) ou ficar meditando em algum retiro espiritual.

Isso não existe para a maioria no Bostil.

A opção é cuidar da alimentação, fazer exercícios, dormir bem, se divertir, meditar, cultivar uma fé positiva, fazendo algum tipo de detox no final de semana de toda a bosta em que estamos afundados até o pescoço nessa coisa chamada civilização. Seja criativo.
Uma amiga contou-me que teve um namorado que toda vez que tinha um aborrecimento na vida tirava algumas horas para uma soneca. Eis uma forma natural de se lidar com o stress.

Lista de atenuantes práticas

Criar e seguir bons hábitos:
  • atividade física regular;
  • não se envolver em tretas desnecessárias
  • alimentação/dieta/suplementação balanceada
  • comer sempre nos mesmo horários
  • dormir nos mesmos horários
  • ler bons livros
  • ver bons filmes
  • disciplina, disciplina, disciplina
  • etc


Conclusão


Desenvolva o hábito de descansar.

Preserve sua energia vital pelo descanso (diversão não extenuante também é descanso).

Não hesite em descansar assim que puder.

No dia seguinte, a vida pode vir com tudo pra cima de você novamente.

Grande abraço!


_____________________________________________________________

24 comentários:

  1. O seu trampo é tão trampo assim mesmo, ou é de boa? pergunto pois você mesmo já disse que era tranquilo... bom eu vou partir para concursos... é o que me resta e minha salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa pergunta
      o texto remonta principalmente ao ano de 2018 quando passei por problemas familiares e graves problemas de saúde: quando se está fraco, até um espirro pode derrubar um homem

      concurso público me salvou (https://scantsa.blogspot.com/2019/04/minha-carreira-profissional-como.html)

      meu trampo é muito tranquilo (tranquilo até demais), mas meu cargo é bem disputado no Brasil (disputado acima da média, pq em regra todos os concursos são disputados), mas nos idos de 2009-2011 quando passei eu estava preparado pacas. bons tempos...

      abs!


      Excluir
    2. Você é analista de tribunal federal né? que exige bacharel em direito... eu já fiz concursos para o TRT2 e TJSP para técnico judiciário e fui até bem, mesmo não tendo estudado a contento, no TRT2 eu optei por fazer na área de TI, as questões de TI são muito fodas, mas o comum para todos os técnicos eu fui bem, se eu tivesse feito sem ser TI talvez teria chances, fora isso eu passei no Banco do Brasil mas recusei quando fui chamado pois estava em um trampo melhor.

      Excluir
    3. Pois é, meu caro. Para o espirro, a gripe, há remédio na farmácia da esquina. Mas quando uma tormenta familiar cai sobre sua cabeça, é você consigo mesmo para se manter de pé. Todos vivemos a um passo da loucura, na corda bomba entre a vida tranquila e próspera e o impulso que pode nos levar ao abismo. Em 17 anos de serviço público, tirei apenas uma licença médica, justamente diante de estresse extremo causado por problemas maternos insustentáveis.

      Excluir
    4. Stifler- sou analista. Em âmbito federal, cargos de analistas sao de nível intermediário e tem uma boa remuneração, mas é bom mirar em órgãos como Receita, agências reguladoras , Bacen , judiciário e tribunais de conta

      Nunca consegui passar para o banco do Brasil- tentei uma vez e desisti

      Excluir
    5. Neófito - família é complicado pacas. Eu não dei muita sorte, mas tem coisa q não se escolhe

      Excluir
  2. Curiosamente eu estava pensando sobre o desgaste do cotidiano hoje mais cedo, não tem como discordar, cada momento fora do trabalho tem que ser usado para o descanso, na iniciativa privada o chicote tem estralado, cada vez mais exigência de produtividade e resultados, é tudo em um nível tão elevado que o corpo e a mente precisam rodar o dia inteiro em 100% da capacidade pra tentar ficar no jogo, é esse cansaço físico mental que vai destruir a nossa geração e a próxima.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o preço da paz é a vigilância constante
      "exigência de produtividade e resultados," - como se não houvesse permanente desperdício nas empresas. essa política só é boa pro dono do negócio

      abs!

      Excluir
  3. Olá, Scant.

    "Eis uma forma natural de se lidar com o stress"

    Esse ex namorado de sua amiga possui uma mente poderosa ou deficitária, para conseguir se desligar assim, algumas horas, logo após um aborrecimento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse mundo cão que mói gente, só sendo meio maluco pra sobreviver
      Por outro lado, disciplina mental leva anos pra se desenvolver. Talvez ele fosse apenas alguém com uma facilidade maior pra esse tipo de aptidão

      Excluir
  4. Filhos dificultam ainda mais por o hábito do descanso em prática. Um trabalho com horário rígido + um cônjuge exigente + filhos podem arruinar qualquer intenção de aliviar a mente (se você assume as devidas responsabilidades, claro). Seus horários ficam cada vez mais restritos e imprevisíveis.
    Quem é solteiro deveria pensar duas vezes antes de reclamar de falta de tempo ou estresse agudo.
    Boa reflexão nesse post, como habitual.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara
      Essa vida de escravo é triste
      Solteiros são abençoados é não percebem
      Abs!

      Excluir
    2. Sou solteiro e sei que o solteirismo está aumentando em comparação com gerações passadas, mas ficar só pode ser problemático na fase final da vida.

      Excluir
    3. "fase final da vida" - vc nem sabe se vai morrer velho
      ainda que fosse casado, como eu, se sua mulher estará viva até lá ou ainda casada contigo...
      filhos tb podem abandonar os pais
      melhor juntar dinheiro para silo, plano de saúde e cuidadores...

      abs!

      Excluir
  5. Vou ser obrigado a voltar aos “clássicos”, mas em outro post, pois o original está muito cheio. Veja bem, meu caro Scant, é tudo uma questão de escolha. E não se trata de escolher entre livros e TV aberta, mas entre livros e livros. Como cantaram os Titãs, “só quero saber o que pode dar certo, não tenho tempo a perder”. Pelo histórico familiar, talvez eu viva mais 10 ou 20 anos (claro, se a Covid não me der um bote antes disso). A diferença entre nós dois é que você está na fase do “indo, correndo pegar seu lugar no futuro” (Paulinho da Viola), enquanto eu estou só observando o sol se por. Por isso, mais do que nunca, tenho consciência de que não conseguirei ler tudo o que desejaria ou deveria ter lido. Questão de tempo, entendeu?
    Há ainda os assuntos. Ler ficção é diferente de ler texto religioso, de sociologia, psicologia, filosofia ou economia. Posso até ler, se isso me atrair, mas nunca me sentei para ler coisas assim que não fossem exclusivamente pelo prazer de lê-las. Tenho um livro aqui em casa que demos de presente a meu pai. Pouco antes de morrer, perguntou-me se eu queria ficar com ele “Lógico!” O livro trata da história do homem com dados disponíveis na década de 1960. Li tudo, um calhamação e estou pensando em ler de novo.
    Minha tia comprou uma vez uma coleção dos “Grandes Clássicos da Literatura”. Cinquenta volumes, capa dura, vendidos em banca de revista. Li alguns, mas já estava fazendo estágio, namorando, sei lá mais o quê. Ainda espero ler Decameron, que é um super calhamaço que fazia parte dessa coleção. Mas havia clássicos que li e achei uma merda e um que comecei a ler e abandonei, pois não deu liga.
    Meu amigo Pintão comprou uma coleção de uns dez volumes com a história do cristianismo desde seu surgimento. Adoraria ler isso tudo, mas era em francês ou inglês. Meu amigo era um bibliófilo ensandecido e possuía uma biblioteca com cinco mil livros (permanentemente renovados, pois as filhas levavam para ler e nunca devolviam).
    Não estou mais à procura de ensinamentos ou lições para a vida. Quanto à Bíblia, não a considero literatura. Além do mais, em todos os domingos eu ouço trechos dos vários livros que a compõem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provai de tudo e retei o que é bom
      quando vc lê apenas o que gosta se corre o risco de se prender em um "viés de confirmação"

      se o livro está em outro idioma, aprenda outro idioma para ler o livro
      uma obra só pode ser avaliada depois de finalizada - esse é o problema de abandonar leituras

      "Não estou mais à procura de ensinamentos ou lições para a vida." - talvez manter a mente ativa e evitar alzheimer seja uma boa motivação

      no passado bibliotecas grandes eram necessárias, hoje cabe tudo dentro de um kindle

      Excluir
  6. Não é a mesma coisa, só parecido: em 1971 ou 1972 tive o que mais próximo se pareceria com um colapso nervoso. Minha nuca doia o tempo todo, a cabeça super dançada e eu dormia de dia (coisa que nunca tinha feito) para a dor da nuca passar. Depois disso, embarquei na psicanálise.

    ResponderExcluir
  7. Estresse é traiçoeiro, muita gente acha que tem tudo sob controle, porém não temos tudo sob controle e quando algo sai do lugar o castelo pode desmoronar.
    Estou passando por uma fase de ansiedade, esse ano até não foi tão ruim pra mim, perdi dinheiro em RV mas venho recuperando aos poucos, mas estava me planejando para tentar sair do meu emprego ano que vem e possivelmente tentar trabalhar por conta própria, empreendendo de forma simples, inclusive vinha pesquisando alternativas de mercado.
    Mas meu nível de estresse subiu de um mês pra cá e decidi tirar férias pra sair um pouco da rotina e tentar arejar as ideias, mas tem momentos que a gente se sente sem muitas opções viáveis e isso á de certa forma inquietante.

    Sou funcionário público, só que municipal num cargo razoável, com salário apenas razoável pra onde vivo. O que vem me cansando na esfera pública é a convivência com colega de trabalho FDP, a ineficiência de alguns processos administrativos, lidar com pessoas desinteressadas e descompromissadas, não sou workaholic, pelo contrário, sou crítico desse discurso motivacional de que devemos ser praticamente sobre humanos para sermos felizes e realizados, mas tentar fazer algo de útil e se ver isolado às vezes cansa.
    Infelizmente tem ambientes que favorecem mesmo é o puxasaquismo, a falsidade e a improdutividade, caso não seja falso ou puxa saco é questão de tempo pra se sentir "prejudicado" pelo meio em que se vive.
    E os maus servidores só sairão do serviço público aposentados, pois são incapazes de tentar fazer outra coisa da vida que não seja jogar conversa fora, aí sobra pra quem não é assim, ou predominantemente assim.
    Penso que se eu prestar outro(s) concursos vou tentar peneirar bem qual vaga e cargo, pra pelo menos ganhar bem e ter um horizonte profissional mais favorável, pra na pior das hipóteses atingir a IF mais cedo.
    Mas quero ver se consigo tentar algo autônomo pra ter mais independência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em âmbito federal, cargos de analistas sao de nível intermediário e tem uma boa remuneração, mas é bom mirar em órgãos como Receita, agências reguladoras , Bacen , judiciário e tribunais de conta


      já fui humilhado no serviço público e resolvi na prática por meio de remoções (dentro da mesma pessoa jurídica) ou trocando de cargo

      "algo autônomo pra ter mais independência. " - parece ótimo - eu adoraria ter um segunda fonte de renda no privado - vai que o Estado para de pagar ou diminui o valor do pagamento?

      " "prejudicado" pelo meio em que se vive." - o jeito é trocar de meio

      abs!

      Excluir
    2. Obrigado pelas sugestões de órgãos públicos. Sem dúvidas as Instituições que você citou oferecem cargos e valorização interessantes mesmo para cargos de nível médio, sou formado em Adm e o ponto positivo é que meu curso pode ser útil a maior parte da esfera pública.
      Não faria concursos para vagas relacionadas à fiscalização de terceiros, mas em vagas adm podem ser garimpadas vagas menos potencialmente estressantes.

      Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais de Municípios geralmente acima de 100k/hab podem ter vagas com bom potencial de valorização com salários partindo de 4k (mais benefícios) pra nível superior, podendo render consideravelmente mais que isso no curto ou médio prazo.

      No meu caso não é possível remoção. Também por isso o meu incomodo.

      Excluir
    3. "4k (mais benefícios) " - pq pensar pequeno? tem cargos por aí que pagam 10 ou 20 mil. ser humilde nessa escolha me lembra o "paradigma da escassez"

      "paradigma da escassez" use sua raiva como motivação para estudar

      abs!

      Excluir
  8. Seu texto me fez lembrar uma coisa que fazia a muito.
    Assim que comprei minha primeira moto (lá em 2006), as vezes, antes de chegar no trampo eu parava em alguns "pontos turísticos" apenas para ficar ali pensando na vida e ver o movimento.
    Cara, eram tantos pensamentos bons e organização mental que vinha desses pequenos momentos. Preciso voltar a fazer isso.
    Todos nós precisamos de momentos assim, para limpar a mente e reorganizar as ideias.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo insight , bem inspirador
      temos que contemplar a beleza da vida todos os dias

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!