[Livro] Uma bagunça perfeita (2008)/David H. Freedman e Eric Abrahamson - Parte II


 “Se jogamos tinta em uma parede, é vandalismo, mas se colocamos uma moldura em volta da mancha, esta se transforma em arte. As pessoas apenas precisam perceber esse sentimento de ordem e intenção."


 Procrastinação 


· O procrastinador metódico: evita as verdadeiras realizações por estar sempre rearrumando as coisas.

· Protele o máximo que puder o planejamento de um evento, porque, se você planejar com muita antecedência, as circunstâncias provavelmente se modificarão e exigirão um replanejamento.


Método de Yukio Noguchi


· A essência do método de Noguchi é a seguinte: cada documento que entra., independentemente do que seja, é inserido em um grande envelope. O conteúdo é anotado na face do envelope, que é em seguida colocado na vertical em uma prateleira, de maneira que todos os envelopes fiquem alinhados em uma fileira horizontal como se fossem livros. Os novos envelopes são inseridos à esquerda da fileira, e qualquer envelope retirado é posto de volta à esquerda. 

Depois de algum tempo, os envelopes que contêm os documentos mais recentes e mais frequentemente consultados acabarão do lado esquerdo da fileira, ao passo que os mais velhos e menos utilizados estarão à direita. Teoricamente, esse método facilita o acesso aos documentos, já que eles são automaticamente priorizados pela frequência da utilização. 

Se algo parece vagamente familiar a respeito do sistema, talvez seja o seguinte: pegue a fileira de envelopes de maneira que eles fiquem empilhados na vertical em vez de alinhados na horizontal, ponha a pilha sobre sua mesa de trabalho e livre-se dos envelopes. 

Agora você está diante de uma pilha comum de papéis do tipo que você encontraria em qualquer mesa desorganizada, onde os itens mais recentes e mais usados tendem a parar na parte de cima. 

Desse modo, na próxima vez que alguém lhe disser que a sua mesa coberta de pilhas de papéis é bagunçada, você poderá mostrar que ela é apenas hiperorganizada.


 

Companhias Modulares


· Mario Benassi, chama as empresas favoráveis ao desdobramento de companhias “ modulares”, e adota três princípios básicos para elas: crescer por partes em vez de holisticamente, diminuir ou eliminar partes sem vida da empresa com a mesma rapidez com que investe nas partes promissoras; e estar preparado para reorientar as tentativas em torno de qualquer uma das partes.



Método Elbert “Burt” Rutan


· A maneira de criar uma aeronave melhor não era ficar sentado aperfeiçoando um projeto e sim colocar alguma coisa no ar, ver o que acontece e depois tentar corrigir o que estivesse errado.

· Em vez de tentar descobrir a melhor forma de fazer uma coisa e ater-se a ela, simplesmente experimente um método e corrija-o constantemente.

· Minimizar os projetos feitos de antemão, deixar de correlacionar as tarefas dos funcionários com a sua experiência e treinamento, evitar a especialização, criar uma cultura que enalteça as perguntas e os erros, recusar-se a atuar como um diretor.



Fórmula para a experimentação da bagunça


· “Planejar cedo significa planejar duas vezes.”


· Cada administrador que incorpora com sucesso um grau de bagunça na sua empresa parece fazê-lo de um modo diferente. E isso na verdade faz parte da ideia. A bagunça envolve a flexibilidade, a variação, a contradição e o inesperado. Se houvesse uma maneira correta de fazê-lo, a bagunça não seria bagunça. Eis o melhor conselho que posso dar ao dirigente comercial aspirante a ser um grande entendido em desordem: descubra a sua maneira pessoal de promover a bagunça em uma empresa.


· A fórmula para a experimentação com a bagunça é bastante simples e funciona em contextos pessoas, institucionais e técnicos: experimente ser um pouco mais bagunçado de alguma maneira, e verifique se ocorre alguma melhora. Se ocorrer, aumente um pouco a bagunça. Vá em frente até ter a sensação de que em algum momento as coisas pioraram, quando então você deverá tentar ser um pouco mais organizado. Acho que você entendeu.


Criatividade


· O nosso cérebro evoluiu para funcionar em um mundo desorganizado, e, às vezes, quando insistimos em pensar de maneira arrumada e ordenada, estamos na verdade impedindo que a nossa mente faça o que sabe fazer melhor. Na verdade, é exatamente quando o cérebro parece estar arrumando com eficiência e com perfeita ordem o mundo que nos cerca que ele apresenta a maior probabilidade de estar nos desviando do caminho certo.


· a essência do problema da criatividade (...) é que é fácil os pensamentos de uma pessoa se tornarem rotineiros, e tentar simplesmente sair desse padrão por meio do raciocínio pode ser tão eficaz quanto ficar girando as rodas do carro da lama para sair de uma vala. 


Memórias

· as nossas recordações não são um registro preciso do que assimilamos do mundo; mais exatamente, são descrições vívidas das fortemente manipuladas, construídas pelo nosso cérebro, e baseadas parcialmente na realidade e parcialmente no que precisamos, queremos ou esperamos que a realidade seja, o que é uma maneira de arrumar retroativamente o mundo


Jogos de Azar


A propensão do cérebro para sistemas de jogo é provavelmente um efeito colateral do que pode ter evoluído como um problema, às vezes proveitoso, do nosso poder de raciocínio(...). Se fôssemos sempre competentes em reconhecer a nossa incapacidade de controlar a aleatoriedade, ou seja, se aceitássemos por completo que o mundo é extremamente desordenado, poderíamos ficar paralisados pela indecisão ou pela desesperança com excessiva frequência. A rapidez em imaginar que podemos impor a ordem e melhorar as chances em um graus maior do que efetivamente somos capazes é frequentemente o que nos inspira a agir com ousadia.

· os jogadores não apenas têm confiança nos seus sistemas, como também acabam erroneamente se convencendo de que os seus registros de ganhos e perdas confirmam essa convicção. Isso acontece devido a um fenômeno psicológico conhecido como tendência para a confirmação: quando uma pessoa deseja e espera que alguma coisa seja verdade, ela tende a prestar uma atenção especial e se lembrar de tudo que confirma a expectativa e se inclina mais a não dar atenção ou esquecer o que a contradiz. Em outras palavras, o cérebro intervém e arruma a nossa visão de mundo para que ela se harmonize com a maneira como esperamos que o mundo se comporte.

 


Evolução Científica


· É fácil para qualquer pessoa fora do mundo da ciência acha que o progresso acontece de modo gradual, com a colaboração intencional de cientistas que avançam ao longo de um caminho de grande visão. Entretanto, na verdade, a ciência é na maioria das vezes uma grande bagunça, avançando aos trancos e barrancos, mergulhando de cabeça em becos sem saída aqui, alcançando êxito inesperados ali. Não apenas o que parece ser, em última análise, o caminho certo raramente é previsto com antecedência, como também pode ser que apenas retroativamente, depois de décadas de trabalho, de muitos encontros casuais e de outras conexões aleatórias, alguém perceba que afinal de contas houve uma espécie de trajetória.



 
______________________________________Fim_______________________________



2 comentários:

  1. Scant uma pergunta, por acaso você já leu algum livro que te ensine ler melhor de forma mais rápida além de lhe ajudar com técnicas de retenção de informação extraídas da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já li alguns

      a ideia de leitura dinamica pra mim só serve pra textos fáceis

      as tecnicas de memorização dificilmente funcionam com conhecimentos novos e complexos - a repetição me parece a única q funciona (sublinhar/grifar ou resumir faz parte)

      tem um conceito chamado de "agregação cíclica" que parece ser verdadeiro, mas é algo natural e comum com um nome bonito - na pratica significa que quanto mais vc estuda um assunto, mais facil é aprender sobre ele ou sobre assuntos semelhantes ou simplesmente quanto mais vc estuda, mais facil fica aprender

      por fim acho que o cérebro é como um musculo no sentido de que quanto mais vc desenvolve, mais facil fica obter resultados até o limite natural

      na pratica, grande maioria dos casos de pessoas que se deram bem nos estudos são de pessoas que estudaram durante toda a vida, todo dia um pouco ou muito - nisso a regularidade parece mais eficaz que a intensidade

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!