Casamentos e Finanças

 

Foto de Tara Winstead no Pexels

Introdução 


Gostaria muito de saber como conciliar vida de casado e com filhos e saúde financeira, porque ando quase surtando. Não consigo criar uma reserva de emergência sem que a companheira me apresente uma conta nova para resolver, além do fato de que ela trabalha mas está fudida com cartão, no fim eu arco com as despesas fixas e ainda tenho que me virar para cobrir."


Muita gente pode pensar que casamento é incompatível com acumulação de patrimônio


Não acredito que seja incompatível; pois, do ponto de vista financeiro, mulher e filhos são apenas passivos, assim como ir a um restaurante ou fazer uma viagem de férias.

 Situação do Scant: Sou casado e não tenho filhos (nem cachorro!).  Minha mulher me ajuda bastante cuidando de afazeres domésticos, que, do ponto de vista financeiro, são relevantes: economizo muito dinheiro comendo em casa e não preciso pagar pelo tempo de alguém para o serviço de limpeza.

Por outro lado, ao longo de anos consegui mostrar para minha mulher que poupar faz bem pro bolso e pra alma. Em tempos recentes pude mostrar para ela que um simples investimento em tesouro direto poderia retornar em dobro depois de 5 anos e ainda disse que ações no longo prazo poderiam render mais ainda.

Nada é mais lucrativo que educação e cabe ao marido educar financeiramente sua mulher (quando ela precisar disso), pois um "mindset" esbanjador pode, esse sim, ser incompatível com a acumulação de patrimônio. Muita gente gasta por razões de autoafirmação, orgulho, inveja etc e esquece de priorizar necessidades. Ser low profile é raro.


Hipóteses


Por outro lado, se a grana está curta e você não tem certeza do que está acontecendo, levanto duas hipóteses:

1 -  seus ativos (salário etc) são suficientes para pagar seus passivos -  você simplesmente está passando por um descontrole pontual, seja por uma questão de estar gastando mais com supérfluos ou um baita azar momentâneo: por exemplo, doença de tratamento caro não coberto pelo plano de saúde ou SUS de sua cidade. Nesse caso, tudo deve se normalizar em poucos meses.

Como exercício prático, pode ser interessante anotar todas as despesas por 3 meses seguidos, para entender para onde o dinheiro está indo e o porquê disso. É importante envolver sua mulher nisso e esse aplicativo pode te ajudar. Eu mesmo fiz isso (numa planilha do excel) por vários meses quando saí da casa da minha mãe e fui morar com minha mulher.

 



2 - seus ativos são insuficientes para pagar por seus passivos - nesse caso a solução vem de diversas opções: 

  • arranjar mais um emprego ou trocar de profissão, 
  • diminuir despesas de supermercado ou padrão de vida, ainda que temporariamente, para investir em qualificação profissional, 
  • fazer horas extras ou bicos no fim de semana, 
  • trocar a academia por correr na rua e malhar em casa 
  • concurso público
  • etc.

Conclusão


Não se divorcie para comer prostitutas e buscar a IF de corpo e alma.

Creio que o dinheiro é importante, mas relacionamentos dão significado à vida e por isso nos são tão caros.

Por outro lado, flores são mais baratas que um divórcio.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!