[Dieta] John Romano (2010)

Não li esse livro.

Revisado em 24/05/2023

Regras

 
Os seguintes ingredientes são de uso livre em todas as refeições: 

  • Espinafre 
  • Aspargos 
  • Couve-de-bruxelas 
  • Repolho-crespo 
  • Couve 
  • Brócolis 
  • Brócolis japonês ou 
  • outras crucíferas 

Uma colher de sopa de azeite de oliva ou de óleo de macadâmia pode ser usada como molho desde que você não tenha incluído meia xícara de nozes ou duas colheres de sopa de manteiga de amendoim na refeição. 

Nas opções com menor quantidade de gordura, você pode fazer um molho para salada usando um pouquinho mais de azeite: duas colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de macadâmia

Nada de milho, feijão, tomate ou cenoura, mas recomenda-se uma refeição de folga a cada sete a dez dias. Simples e eficaz.

você deve consumir uma das opções a cada três horas enquanto estiver acordado, em até uma hora depois de acordar e no máximo uma hora antes de ir para a cama.

Opções 

  
Opção 1: 50 g de whey, proteína do soro do leite isolada + meia xícara de nozes ou duas colheres de sopa de manteiga de amendoim 

Opção 2: 230 g de peixe sem gordura branco cozido (nada de salmão, cavala etc.) + meia xícara de nozes ou duas colheres de sopa de manteiga de amendoim. 
  • Entre os peixes permitidos estão atum, peixes de carne branca, perca, bagre, lúcio, pescada e linguado, mas não é preciso se limitar a eles. 

Opção 3: 230 g de peru ou frango cozido + meia xícara de nozes ou duas colheres de sopa de manteiga de amendoim. 

Opção 4: 230 g de proteína com mais gordura cozida: carne vermelha (tipo fraldinha), carne moída, peixe gorduroso ou galinha caipira + uma colher de sopa de azeite de oliva ou de óleo de macadâmia. 

Opção 5: cinco ovos (será mais fácil comê-los se estiverem cozidos) 



___________________________________________________________________

  • Fonte: retirado do livro "4 horas para o corpo", apenas modifiquei superficialmente para facilitar a leitura

11 comentários:

  1. Olá, Scant.

    Essa parece uma daquelas dietas cetogênicas.
    Tentei uma vez fazer uma parecida, mas não comia nozes (que são bastante caras se exagerar). Comia queijo (catupiry incluso) e carnes em praticamente todas as refeições.
    Nos primeiros dias fiquei meio baqueado, mas após a primeira semana comecei a perder peso, quando meu corpo deve ter entrado em cetose.
    Consegui manter por 1 mês e meio, mais ou menos. Essas dietas, acredito, têm alguns problemas;
    1) Os alimentos são muito caros: basicamente carnes, whey, queijos e outras gorduras e proteínas. As fontes de proteína animal costumam ser caras, quando comparadas aos cereais, por exemplo.
    2)A energia fica um pouco comprometida: Isso pode ser uma impressão minha, mas fazer agachamentos e terras fica bem complicado sem carboidratos, mas talvez eu não tenha adaptado meu corpo o suficiente.
    3)O corpo fica sem fibras e é necessário comer bastante vegetais. Além disso, no início, o hálito fica pesado devido a alta ingestão de carne.
    4) É difícil se alimentar se não ficar em casa: Levar ovo e nozes, por exemplo, para fazer um lanchinho no escritório é muito complicado, tentei durante um tempo algo parecido kkkk.

    Acho que, se tiver muito empenhado é possível perder bastante peso com essa dieta, mas ainda prefiro ir alterando outras variáveis antes de algo tão brusco, como aumentar o cardio ou diminuir as gorduras e os carbos em níveis aceitáveis.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " dietas cetogênicas." chega perto, mas os carboidratos dos ingredientes livres iriam estourar a cota da cetogenica

      "Os alimentos são muito caros" - com a grana curta, basta usar ovo

      "A energia fica um pouco comprometida" - nunca testei, imagino que sim, mas a dieta do post tem carboidratos "livres" de fontes limitadas (vegetais crucíferos)

      "O corpo fica sem fibras e é necessário comer bastante vegetais" - sim. "hálito" - vai de cada um, pois é multifatorial

      "É difícil se alimentar se não ficar em casa" - refeições liquidas resolvem

      abs!

      Excluir
    2. carboidratos "livres" de fontes limitadas (vegetais crucíferos) - Você está certo, mas vegetais são pouco calóricos. 100g de espinafre, por exemplo, tem algo próximo de 4 g de carbo. Couve também tem em torno de 5-6g para 100g do vegetal. E 100g de vegetal, geralmente, dá um ótimo volume, dificultando comer, então a dieta ficaria um pouco deficitária em carbos, na minha opinião. Uma opção seria fazer shakes de vegetais para comer mais em menos volume, mas eu ainda prefiro adicionar batatas ou arroz em algumas refeições. (obviamente, isso é minha preferência, só isso)


      "refeições liquidas resolvem" - é uma boa opção, certamente. Mas aí teria que adaptar meu corpo a não ter alimento no estomago boa parte do dia. A refeição líquida é boa, mas continua deixando a fome bater pouco tempo depois, pelo menos comigo é assim.

      "com a grana curta, basta usar ovo" - Sempre é uma opção, mas não acho que seja algo viável, pra mim pelo menos hahaha. Comer ovo em 3-4 refeições por dia além de causar um caos gasoso ainda ficaria chato bem rápido. Sou da opinião que a comida tem que ser um pouco prazerosa, pelo menos algo palatável. Mas não duvido que muitos marombas consigam fazer algo parecido.

      Abraços!!

      Excluir
    3. cara, dietas, principalmente as restritivas, são revistas regularmente.

      a dieta de post ainda tem um dia livre (uma refeição de folga) uma vez por semana

      " a dieta ficaria um pouco deficitária em carbos" - a ideia dessa dieta é ser deficitária em carbos, ela é para alguém que quer se secar (cutting). não há cutting eterno. imagine o uso dessa dieta para algumas semanas ou poucos meses. em algum momento o ser humano chega num platô, seja para ganhar, seja para perder peso


      "mas continua deixando a fome bater pouco tempo depois" - pela ideia da dieta do post, vc poderia beber vegetais o dia inteiro. fome vc não passaria, fora que depois de algumas horas viria proteina + gordura. sempre lebrando q vc poderia ebebr proteina + gordura, o que daria saciedade por mais tempo

      " 3-4 refeições por dia além de causar um caos gasoso " - isso é mais comum com albumina. ovo in natura não dá tantos gases, mas gases assim como halito é multifatorial. entenda q falei ovo quando vc mencionei o custo da dieta, se ampliar o orçamento haverá outras opções. o que não dá pra imaginar é uma dieta com muita comida, pouca variedade, muito barata e muito agradável. quanto mais restrito o orçamento, menos variedade.



      "Sou da opinião que a comida tem que ser um pouco prazerosa, pelo menos algo palatável." tudo depende de quanto dinheiro vc pode gastar e de qual resultado em pouco tempo (1-3 meses) se busca atingir. sem dor, sem ganho.

      o problema de qq receita pronta é se adaptar a ela, mas pra quem busca resultado o jeito é ir testando.

      abs!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes dicas, Scant!

    Irei providenciar aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como falei acima:
      " a dieta ficaria um pouco deficitária em carbos" - a ideia dessa dieta é ser deficitária em carbos, ela é para alguém que quer se secar (cutting). não há cutting eterno. imagine o uso dessa dieta para algumas semanas ou poucos meses. em algum momento o ser humano chega num platô, seja para ganhar, seja para perder peso

      abs!

      Excluir
    2. Maravilha Scant! O bom que comigo, gosto de comer bem, mas saudável sempre, então estou sempre variando a alimentação! Obrigado por avisar.

      Excluir
  4. Acredito que seja difícil manter um bom volume muscular com essa dieta sem uso de esteroides.
    você já tentou scant ?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "você já tentou scant ?" não, gosto muito da minha saude. já pesquisei muito e nada me provou que hormonizados tem uma vida mais feliz, saudavel e longeva
      salvo para atletas ou recomendação médica, acho melhor não arriscar. sigo tomando meus suplementos e com resultados básicos e normais

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!