[Livro] Zen To Done (2008)/Leo Babauta - Hábito 9: Estabeleça Rotinas

 


"Zen não é algum tipo de excitamento, mas concentração em nossa rotina diária usual" Shunryu Suzuki


Sem uma rotina, nós não temos uma boa forma de dizer "não" para quando chegar algo, e nós estamos à disposição de toda pessoa que quer nosso tempo e todo website que quer nossa atenção. Não é algo bom, não se você quer ter as coisas importantes feitas.

  • Tome controle de sua vida. Defina algumas rotinas e aprenda a segui-las.
Aqui estão algumas dicas para conseguir isso:

Tarefas de trabalho. Faça uma lista de todas as coisas que você queira ou precise completar em sua vida de trabalho. Estas devem ser as grandes coisas como a Revisão Semanal, ou pequenas como papelada, relatórios, processar sua correspondência, definir suas MIT's no começo de cada dia, revisar seus objetivos, comunicar seu progresso com o chefe, processar sua caixa de e-mails até limpá-la, ligações telefônicas, escrever, design, etc.

Tarefas pessoais. Faça a mesma coisa com sua vida pessoal. Isto pode incluir coisas como exercícios, yoga, meditação, escrever em um diário, ler, checar seus feeds RSS, assim como documentos e tarefas cotidianas tais como pagar contas, fazer balanço do talão de cheques, lavanderia, rotinas de limpeza, comprar alimentos, cuidar de animais de estimação, coisas na vida das crianças, ir para o banco, ao correio, almoço, etc.

Processe em massa. Dê uma olhada em suas listas e encontre formas de associar tarefas menores. Isso economiza tempo e corta interrupções. Por exemplo, se você tem que comprar alimentos, ir ao banco, ao correio e ir à loja de animais em sua lista, coloque todas como "saídas" e faça-as em um único dia. 
  • Você pode fazer um "dia caseiro" cada semana para coisas pessoais, tomar conta de seu correio, pagar contas, balanço, arquivar papéis pessoais, fazer coisas para o escritório, definir seu menu semanal do almoço e criar sua lista de compras. Para o trabalho, você pode juntar e processar todas as ligações em uma hora, fazer o mesmo com e-mail e papelada, etc.

Lista diária. Agora olhe para sua lista e veja quais tarefas precisam ser feitas todo dia. Estas podem incluir e-mail, ligações telefônicas, definir suas MIT's, escrever em um diário, exercitar-se, ler feeds RSS, processar sua caixa de entrada física e mais. Planeje sua rotina diária. 
  • Não planeje cada minuto de seu dia, mas defina certo tempo cada dia quando você faz estas tarefas diárias. Minha sugestão é ter uma rotina matinal (talvez uma em sua casa e outra quando você começar a trabalhar) e uma rotina de fim-de-semana (novamente, para o fim de seu dia de trabalho e bem antes que você vá para cama). Deixe o meio do dia (a maior porção do dia) aberto para completar suas MIT's e outras coisas que surgirem.

Lista semanal. As coisas que você faz uma vez ou duas (ou mais) em uma semana, mas não todo dia, deveria estar em sua rotina semanal. Pode ser coisas como sua Revisão Semanal, lavanderia, revisar os objetivos (ainda que isso possa ser colocado em sua Revisão Semanal), limpeza da casa, exercício (se você faz três vezes por semana, por exemplo), saídas, coisas financeiras, seu dia caseiro, jardinagem, etc. 
  • Planeje estas coisas em sua semana, tentando não empilhar muito em cada dia. Você deve ter de 2 a 3 coisas por dia no máximo. Um mix ideal teria de 1 a 2 por dia. Se você tem tantas tarefas semanais que precise de 3 a 4, ou mais, você provavelmente precisa simplificar, pois da forma como está será difícil de manter este calendário. Ou junte algumas coisas ou elimine as menos importantes.

Tente. Agora que definiu suas rotinas diárias e semanais, as coloque em prática. Para as rotinas diárias, tente mantê-las por pelo menos uma semana. No fim da mesma, revise como se saiu. Para a rotina semanal, veja se você consegue mantê-la ao menos por duas semanas (ao menos que realmente não esteja funcionando, neste caso você precisa ajustar ao longo do tempo). Faça ajustes, e tente novamente, até que encontre oque funciona com você.

Cole nelas. Este é o truque -- é fácil de se definir rotinas, mas mais difícil que elas colem. Mas, uma vez que você encontre um bom roteiro de rotinas que funcionem para você, se conseguir que elas colem por 30 dias, se tornarão hábitos. E irá encontrar-se sentido muito mais calmo e no controle de sua vida.
  • Como fazer colar por 30 dias? Faça disso um Desafio de 30 Dias, dê a si mesmo recompensas, comprometa-se em público, poste suas rotinas na parede de sua casa e perto de sua mesa, não tenha qualquer outro objetivo ou mudanças de hábito acontecendo enquanto faz isto. Se você pode realmente colocar sua energia e foco por 30 dias, irá se tornar mais automático e irá requerer menos  energia.

______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!