[Livro] Zen To Done (2008)/Leo Babauta - Hábito 6: Organize

 

 


"A melhor forma que você pode prever seu futuro é criando-o" Stephen Covey


 
Sua vida pode ser completamente organizada com uma única regra: coloque tudo em seu lugar.  

Aqui como fazer isso:


Tenha um sistema: Coloque todos os papéis que chegam em sua caixa de entrada (em casa e no trabalho). Processe-os, ou fazendo as tarefas, colocando-os em lista a fazer (e em uma pasta de ação), arquivando, respondendo ou jogando fora. Com este sistema, nunca há nenhuma questão sobre o que fazer -- você tem um conjunto limitado de opções.

Encontre um lugar: Se você está para colocar algo em sua estante, mesa ou colocar em seu sofá ou cama, pense nisso, é onde isto pertence? Onde é seu lugar? Se ainda não tem um lugar, encontre um. 

Designe um espaço para aquele item ou tipo de item. Chaves do carro? Tenha um lugar onde você as coloca, sempre. Roupas sujas? Elas não vão em cima da cama. Algemas? Coloque-as naquela caixa em armário com a etiqueta de "contas".


Sistema simples de arquivamento: Uma vez que você processou os papéis de sua caixa de entrada, irá precisar de um lugar para colocá-las se precisar usá- los mais tarde. Não tenha um monte de arquivos empilhados em algum canto -- crie um sistema simples de arquivamento (alfabética é a mais simples, ainda que você possa classificar em hexadecimal se você é um geek). 

Sempre tenha etiquetas brancas e pastas em mãos para você rapidamente faça um novo arquivo se necessário, e não esteja com receio de fazer novos arquivos. Nunca tenha um arquivo Miscelânea. Você pode chamá-lo de arquivo Procrastinador.


Livre-se disto imediatamente: Sim, eu sei, você vai se livrar disto mais tarde. É apenas ficar sentado até que você o faça. Bem, após um tempo, "mais tarde" cria pilhas e bagunça. Não espere até mais tarde. Faça agora!

Torne um hábito: Colocar as coisas onde elas pertencem não é algo que acontece do dia para a noite. Você irá esquecer, ou ter preguiça. Para realmente fazer isso colar, você precisa focar-se no hábito por 30 dias. faça um desafio de 30 dias, concentrando sua energia nisso até se tornar automático.

Dê atenção a transições: O tempo entre você fazer uma coisa e quando você estará fazendo a próxima, é uma transição. Esta é a hora em que você deveria colocar as coisas onde pertencem e limpar a bagunça, mas também é a hora onde nós não pensamos naquela coisa e apenas pensamos no que vamos fazer (...). Enquanto você estiver trabalhando em seu hábito de tudo em seu devido lugar, dê uma atenção maior para transições. Consciência destas transições irão tornar mais fácil de se lembrar de arrumar as coisas.

Mantenha superfícies planas limpas: Nunca jogue algo em uma estante, em uma mesa, cama, armário, mesinha de centro ou no chão. Se você fizer, repreenda-se, e encontre outro lugar para aquilo. Na verdade, já que está fazendo isso, limpe todas superfícies planas, jogue metade das coisas e
encontre lugar para o resto. 

Etiquetas: Estas são as melhores amigas do organizador. Tenha sempre um etiquetador em mãos, ou ao menos algumas etiquetas em branco, e blocos de etiquetas ou caixas, então você sabe o lugar de tudo. 

Avalie: Tudo agora e sempre, é bom revisar sua organização das coisas. Algumas vezes, não faz sentido ter algo em uma sala quando você geralmente a usa em outra. Algumas vezes é bom ter três tesouras se você as usa em três salas diferentes. Algumas vezes você precisa limpar ou re-organizar uma gaveta ou armário. Revisitando essas coisas periodicamente irá ajudar a manter as coisas no lugar.

Se você em algum momento perder algo novamente, volte a estas dicas e trabalhe nelas um pouco mais. Se você nunca perder algo novamente, pense em quanto tempo e dinheiro você economizou. 

   

____________________________________________________

4 comentários:

  1. Scant,

    Boas dicas!

    Deixar as superfícies planas limpas é um desafio, pois aprendemos exatamente o contrário. Porém é algo que tenho praticado há anos e os resultados são bons. O ambiente fica mais organizado, clean e de fácil limpeza.

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Scant.

    Para mim, o livrar-se do inútil e do lixo é a primeira regra. Daí, o restando até flui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "livrar-se do inútil e do lixo é a primeira regra" - verdade, sem limpeza não há organização

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!