[Livro] Zen To Done (2008)/Leo Babauta - Hábito 4: Faça

 

 




1. Escolha uma Grande Rocha. Primeiro, selecione uma tarefa (preferencialmente uma de suas MIT's) e decida que você irá trabalhar nela até terminá-la, ou atingir determinado tempo (digamos 30 minutos).


2. Fique fora do radar. Antes de começar, elimine todas distrações. Pare de acessar e-mails, celulares, a internet se possível (ou apenas feche todas as abas desnecessárias), tire de sua mesa qualquer coisa que possa interrompê-lo.


3. Tempo. Defina um tempo se quiser, ou de outra forma, foque-se em sua tarefa tanto quanto possível. Não se distraia disso.


4. Interrupções. Se você for interrompido, escreva qualquer tarefa nova ou requisitada em seu bloco de notas, ou coloque o documento em sua caixa de entrada, e volte para sua tarefa. Não tente ser multi-tarefa.


5. Se você sentir a urgência para checar seu e-mail ou mudar para outra tarefa, pare! Respire profundamente. Foque-se novamente. Volte para sua tarefa em andamento.


6. O inevitável. Existem horas quando uma interrupção é tão urgente que você não pode colocar isso de lado até terminá-lo. 
Nesse caso, tente fazer uma nota de onde está (escreva notas se você tem tempo) com a tarefa atual, e coloque todos documentos ou notas para aquela tarefa juntos e de lado (talvez em uma pasta "ação" ou pasta do projeto). Então, quando você voltar à ela, você pode colocar sua pegar sua pasta e olhar suas notas para ver onde parou.


7. Relaxe. Faça inspirações profundas, se espreguice, dê paradas sempre. Aproveite sua vida. Vá lá fora, e aprecie a natureza. Mantenha-se são.


8. Ahhh. Quando estiver feito, congratule-se! Recompense-se com uma pequena passada em e-mails e blogs -- mas limite-se a 10 minutos, e então mova-se para a próxima tarefa. Não se deixe ser levado -- é muito fácil se perder e vagar por horas.


Consertando problemas de execução


Agora, se você seguir estes itens, e continuar encontrando resistência ao fazer as coisas em sua lista, aqui vão algumas coisas que você pode fazer:


Pequena porção. Diga a si mesmo que você levará apenas 5 minutos naquele trabalho. Essa pequena quantidade de trabalho é menos intimidante.


Apenas comece. Uma vez que estiver fazendo, é muito mais fácil continuar fazendo. Então, tudo o que você tem a fazer é começar. Eu gosto de comparar isso com a minha filosofia de ação: ao invés de preocuparmo-nos em ter de fazer tudo, eu digo a mim mesmo que apenas tenho de laçar meus sapatos e
sair pela porta. 
Após isso, é realmente fácil. Faça o mesmo com qualquer tarefa -- apenas abra seu programa, e faça as primeiras ações (i.e. comece a digitar). Fica mais fácil depois desse ponto.


Recompense-se. Não permita-se checar e-mails (ou qual recompensa funciona para você -- algo que você precisa fazer todo dia) até que você fique ao menos 10 minutos (ou 15, ou 20, não importa) de sua tarefa. Defina um tempo. 
Uma vez que seus 10 minutos acabaram, defina outro tempo para 5 minutos e cheque seu e-mail. Então repita.


Fique entusiasmado. Esta é na verdade uma dica que ajuda com qualquer um desses pontos. Se você está empolgado em fazer algo, você não hesitará em fazê-lo. Por exemplo, eu amava esta sugestão de tópico, e eu estava excitado para escrever a respeito da mesma. Tão logo eu tive a chance. Eu me sentei
para escrever e tive apenas uma parada. Mas como você fica entusiasmado com uma tarefa? Tente encontrar algo empolgante sobre ela. Irá te trazer dinheiro? 
O que você pode fazer com tal dinheiro? Irá lhe trazer novos clientes, novas oportunidades, novo reconhecimento? Se você não consegue encontrar nada excitante sobre uma tarefa, considere se é realmente importante ou não -- e se não, encontre uma forma de não fazê-la. Algumas vezes eliminar (ou delegar ou deletar) a tarefa é a melhor opção.


Pare de focar nos aspectos negativos. Você pode estar se focando em quão difícil algo é, ou em todos os obstáculos. Ao inés, tente olhar para os aspectos positivos. Foque-se na grande oportunidade que este projeto representa...uma oportunidade para aprender, ficar melhor em algo, conseguir mais dinheiro, trabalhar em uma relação, ganhar reconhecimento de longo prazo, melhorar suas oportunidades. 
Isto é similar ao item "ficar entusiasmado" na seção prévia.

Se você olhar para estas oportunidades, mas não os problemas, você irá estar menos assustado e mais propenso a querer fazer.

Comprometa-se. Se motivação é o seu problema, comprometa-se a fazer algum progresso com um objetivo ou projeto diário -- ou todos os dias nesta semana -- conte à toda sua família e amigos, escreva em seu blog ou fórum -- é um grande motivador. 
Então permaneça reportando aos outros o que fez no dia.

_____________________________________________

5 comentários:

  1. Boas dicas, eu tento fazer isso principalmente quando estou estudando, mas parece que algo me faz checar e-mails, celular e etc... preciso me concentrar, pretendo fazer uma imersão no mundo dos concursos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre concursos, tudo q escrevi tá nesse marcador:
      https://scantsa.blogspot.com/search/label/1%20-%20Carreira

      " algo me faz checar e-mails, celular e etc..." sim, é apenas um hábito, basta mudar

      abs!

      Excluir
  2. Bacanérrimo este post!. A propósito do sétimo quesito ("Relaxe"), o cachorro aqui de casa sempre me ensina a fazer como ele faz: ao levantar-se do lugar onde passou a noite (a cozinha aqui de casa), a primeira coisa que faz é alongar-se. Sempre penso que deveria fazer como ele, mas sempre me esqueço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixe um aviso na porta: sabote sua autossabotagem
      continuo te dizendo que yoga pode te ajudar bastante (alongamento + exercícios de respiração)

      abs!

      Excluir
    2. Gostei dessa dica "sabote sua autossabotagem". Vou tentar segui-la, pois eu sou muito bom em me auto-sabotar. Abraços.

      Excluir

Memento mori...carpe diem!