[Palestra] Eutífron de Platão (2010)/José Monir Nasser

  




 

Introdução

 

"No início da era cristã havia um diretor da biblioteca de Alexandria chamado Trazilo, e este Trazilo dividiu todos os diálogos platônicos em tetralogias, em grupos de quatro. A primeira tetralogia é esta que eu acabei de descrever pra vocês: EutífronApologia de SócratesCríto Fédon. Sendo que Fédonde longe, é o mais complexo e extraordinário. Porque tem toda a filosofia platônica dentro de si" (Monir)


Mais uma grande palestra sobre um grande livro.


Eutífron é um curto diálogo sobre a definição da piedade. Toda a estrutura está ordenada para responder diretamente à pergunta, “o que é a piedade?”. Vale ressaltar que o termo piedade denota uma virtude relacionada ao sagrado ou uma devoção ao divino. Sócrates e o personagem do título se encontram de passagem no pórtico do local reservado aos processos jurídicos. Eutífron acabara de acusar o pai pelo homicídio de um servo. Sócrates, por outro lado, está indo responder pelo crime de fabricar novos deuses e corromper a juventude, que como sabemos, posteriormente, culminará em sua condenação e morte. (mosteirodoconhecimento)
 

Trecho Destacado

 
The Death of Socrates By Jacques Louis David Hand


 Nenhum em especial, vide ainda a palestra sobre Apologia.

Não encontrei material escrito sobre essa palestra.

  

Conclusão

 

"Sócrates consegue que Eutífron volte para o mesmo ponto que havia refutado no início do diálogo, que a piedade seria uma expressão do que é amado pelos deuses. Dessa forma a idéia do adivinho seria instável, girando em círculos sobre o mesmo lugar.

Sócrates diz então: "se não distinguias com firmeza o que é piedoso do que não o é, não havia razão para acusar de homicídio seu velho pai". O filósofo o convida para continuar refletindo e buscando a resposta, até que tenha a firmeza necessária. Eutífron apresenta uma desculpa, falta de tempo, e se despede.

Nesse último ato, Platão mostra que as verdades devem ser buscadas em nós mesmos, em nosso íntimo, e que não é uma tarefa fácil; exige empenho, estudo, dedicação. Não conseguiremos nunca nos aproximar delas se fugirmos de nos indagar e tentar descobrir a sua essência. Devemos recusar o dogmatismo, o utilitarismo, o relativismo, e procurar nossas próprias respostas." (Marcos Junior)

 

Enfim, uma ótima oportunidade de conhecer autores clássicos e de forma gratuita.

Recomendo.

Grande abraço!

_____________________________________________________________________

  • https://www.monir.com.br/index.php/11-jose-monir-nasser/32-listagem-de-arquivos-de-aulas
  • https://www.sesipr.org.br/cultura/literatura/novas-expedicoes-pelo-mundo-da-cultura-1-27853-367455.shtml
  • Fontes: Nunes, Carlos Alberto. Marginalia Platônica. Belém: Editora Universitária de UFPA, 1973. Platão. Fedão. Belém: Editora Universitária de UFPA, 2002
  • https://mosteirodoconhecimento.wordpress.com/2016/12/22/eutifron-piedade/
  • http://caminhadafilosofica.com/filosofia-e-religiao/resenhas/platao/eutifron.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!