Pages

08 julho, 2024

[Filme] Ameaça Profunda (2020)

 




"Horror cósmico. universo lovecraftiano, "Ameaça Profunda" é uma mal amada ficção, que nos leva pras profundezas pressurizadas do oceano, contando uma história de Norah e uma equipe de pesquisadores que passam um perrengo loco numa estação subaquática ao enfrentar eventos catastróficos após um terremoto, onde nas profundezas do oceano, eles enfrentam não apenas as ameaças físicas do ambiente, mas também criaturas desconhecidas e aterrorizantes que habitam as profundezas.

Parecendo o Belo do grupo noventista de pagode Soweto, Kristen Stewart vive Norah Price, uma garota que deu a ultima escovada de dente de sua vida, antes do catastrófico colapso da estão! E que cena foi aquela! Uma correria do capeta, não se sabe pra onde, mas ela encontra no caminho, Rodrigo (Mamoudou Athie), que depois se junta a Paul Abel (T.J. Miller), Liam Smith (John Gallagher Jr.), Emily (Jessica Henwick) e o Capitão Lucien (Vincent Cassel). Todos sem lugar algum pra correr, pois está afundando, se é que se pode afundar mais pois eles estão no fundo das foças Marianas no Pacifico, perfurando o chão em busca de petróleo, na qual eles perfuraram fundo demais, encontrando quem não devia, ou será eles encontraram o que queriam?

A trama consegue capturar o universo do "Alien, o 8ª Passageiro" para dentro do oceano, numa estética muito parecida do filme do Ridley Scott, mostrando uma ambientação catastrófica, opressora e caótica, onde o inimigo não é só a estrutura física ruindo, mas de alienígenas famintos que eles encontraram e que agora os caçavam ferozmente. Mas, será que eles, sem querer encontraram mesmo?

No universo de H. P. Lovecraft, o terror cósmico explora insignificância dos seres humanos ante a imensidão desconhecida do cosmo, que são habitados por seres maléficos e por deuses antigos vindo das trevas do espaço parra o nosso mundo, mas que permanecem adormecidos, esperando acordar ou serem despertos. (...)

Na sala daqueles trajes foda, uma coisa precisa ser notada. As diversas pinturas antigas nas paredes, que são observados por Emily, personagem de Jessica Henwick. Aquilo não foi coisa do acaso, a sala de mergulho ficou até mais antiga se comparada com a estética do filme todo. Anjos lutando com seres marinhos cheio de tentáculos e uma cidade submersa nas aguas. Seria R'lyeh e o mito de Cthulhu de Lovecraft? Porque segundo o escritor, essa cidade e prisão da criatura, estão nas foças Marianas que a estação Kepler-822, opera.

Mais adiante ainda, fica mais explicito quando Norah chega perfuradora Shepard, e numa sala ela se depara com um mapa no armário do capitão, com o desenho do mito de Cthulhu sobre uma pedra, desenho esse, um rascunho original de Lovecraft. Isso não é coincidência quando se confronta com a trama toda do filme, que mostra uma empresa que escolhe logo esse local, onde ocorre esses eventos, que fica mais estranho ainda quando no fim do filme, a empresa nega o ocorrido, proíbe os sobreviventes de falar a respeito e segue perfurando o local.

Será que a empresa não era um disfarce corporativo para o culto aos deuses antigos, que tinha por objetivo despertar Cthulhu do seu sono? Porque tudo isso, passa despercebido com as cenas de ação e terror que segue a trama. Tudo isso é bem sinistro no filme, pois a trama não faz menção a isso de forma gratuita. É muita riqueza lovecraftana que passou sem que ninguém percebesse."(vagnerfoxx)


Filme básico sci-fi-lovecraftiniano com bons momentos.

Vi com a patroa e foi divertido.

O final é no padrão que eu gosto: "a morte é lucro".

Recomendo.

abs!

P.s.: achei o filme na web, mas não lembro mais onde. Deve ter algum torresmo por aí.




--------------------------------------------------------------

  • https://filmow.com/comentarios/22/230405/

2 comentários:

  1. Comecei a assistir e não terminei. Vou retomar do início.
    Gosto muito quando vejo esses "divulgadores científicos" falando sobre universos, origem do universos etc., quando não conhecemos nem nossos oceanos!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ""divulgadores científicos" falando sobre universos, origem do universos etc" assim que eles conseguem dinheiro

      pra quem gosta de lovecraft no cinema, o filme vale a pena. só me animei de ver por causa das referencias a terror cosmico. o legal que é a trama em um quê de teoria da conspiração.

      dentro do contexto do filme, acho que toda a estrutura submersa de maquinas e empregados foi criada pra servir de sacrificio pra critatura e seus filhotes

      abs!

      Excluir