Pages

01 julho, 2024

[Livro] Ioga Cristã em 10 Lições (1966) #1

 

acervo pessoal


Exercício 1 - RESPIRAÇÃO ABDOMINAL

Tome uma postura relaxante. Deite-se no chão de costas. Deite-se direito no tapete, com os pés ligeiramente afastados, os braços ao longo do corpo ou a uma curta distância dele (certifique-se de encontrar você mesmo a posição mais confortável) e as palmas das mãos voltadas para cima, de preferência. Apenas relaxe. Distraia-se. Olha para cima. 

Deixe sua visão repousar sobre um ponto no céu ou no teto. Não pense em nada no início. Ouça distraidamente os ruídos que chegam até você. Depois de um momento, diga: “Vou respirar lenta e profundamente”. Ou melhor ainda, diga em voz baixa, falando consigo mesmo: “Respire bem, respire profundamente”. 

Expire o ar dos pulmões, puxando suavemente a barriga. Para ajudá-lo, coloque as mãos rente ao abdômen, sem apoiá-las. Ao expirar, suas mãos descerão junto com a parede abdominal. Para expirar o ar, você separará os lábios. Feche-os agora e inspire suavemente pelo nariz. Imagine que você quer encher não só o peito, mas a barriga. A parede abdominal levantará e abaixará suas mãos. Depois ele solta o ar novamente, retraindo a barriga. Sublinhei propositalmente os pontos importantes:

contraia a barriga ao expirar; Inspire pelo nariz (para expirar você pode abrir os lábios). É impossível você fazer isso na primeira tentativa. Mas tenha certeza de que esta é uma condição para o sucesso. A respiração chamada “abdominal” (porque levanta as paredes do abdômen) é especificamente iogue. Você não está acostumado com isso. Você só está acostumado a respirar “pelo peito” ou mesmo “pela barriga”, como aprendeu na cultura física ou no Exército. 

Há, portanto, uma primeira dificuldade a superar. Mas não se preocupe, você terá sucesso. Mais tarde você combinará a respiração abdominal e a respiração torácica. Uma coisa de cada vez. Não se apresse. Inalar pelo nariz é uma segunda dificuldade. Mas você também vai superar isso. Não desanime se seus primeiros esforços parecerem infrutíferos. Não mude os velhos costumes de dezoito ou vinte anos em poucos dias. Aqui está um primeiro exercício de capital (5). Pratique deitar-se por dez respirações lentas e profundas.

(5) Em meu livro O Caminho do Silêncio, 2ª edição, Paris 1959, recomendo a respiração “de cima” (não abdominal) para as mulheres. Não há razão para manter esta diferença. Mas a mulher terá sempre maior dificuldade em respirar mais abaixo e a respiração torácica ou intercostal continuará a ser difícil para ela.





Nenhum comentário:

Postar um comentário