[Livro] Aprendendo a Aprender (2015)

Acervo pessoal
Meu exemplar: 325 páginas interessantes, 


valeu cada centavo




1 - Introdução


O livro é muito agradável de ler, pois conta com uma linguagem bem objetiva.


Ele reúne pesquisas científicas e experiências pessoais sobre o processo de aprendizagem, principalmente na área de exatas. 

Seu método se baseia essencialmente na diferença entre modo difuso e focado de concentração


2 - Lições


Efeito Einstellung: uma ideia ou sua primeira abordagem ao tentar resolver um problema, evita que uma ideia ou solução melhor seja encontrada.

Repetição espaçada: consiste em repetir o que você está tentando reter na memória, como uma nova palavra de vocabulário ou uma nova técnica de resolução de problemas, mas espaçando a repetição ao longo de vários dias.

Isso significa intercalar, que é treinar fazendo uma mistura de diferente tipos de problemas que exigem estratégias diferentes.

Apenas faça, pois repetições fazem parte do jogo e a crítica nos faz melhores.

Trabalhe com um conceito até que ele se torne instintivo, então você pode começar a usá-lo como uma ferramenta.

Você pode reforçar um processo mental "errado" resolvendo várias vezes os mesmos problemas incorretamente. É por isso que conferir as coisas é tão importante. mesmo obter a resposta certa pode ocasionalmente enganá-lo, se você chegou a ela usando um procedimento incorreto.

Lei da Serendipidade: a sorte favorece quem tenta.

Relaxamento - O relaxamento é uma parte importante do trabalho duro - e bom trabalho, a propósito. Fechar nosso olhos nos ajuda a fazer uma micropausa que momentaneamente desativa a nossa atenção e nos permite, por um breve momento, revigorar e renovar nossa consciência perspectiva.

Perguntar - Articular a sua pergunta é 80% da batalha. Quando você descobrir o que está causando as dificuldades é provável que você mesmo já tenha respondido à pergunta.

Variação - Às vezes ouvir uma explicação de uma forma ligeiramente diferente pode fazer sua mente encarar o problema de um novo ângulo e despertar a compreensão.

Caminhar - Caminhar estimula a criatividade. O segredo é fazer outra coisa até que seu cérebro esteja livre de qualquer pensamento consciente sobre o problema.

Escutar - Quando você está realmente empacado, não há nada mais útil do que ouvir a opinião de seus colegas, pares ou de seu instrutor.

Lembrar - Fechar o livro e testar se você lembra de como resolver os problemas também ajuda a acelerar sua aprendizagem nesta fase, pois a prática de recordações de informações é muito mais eficaz do que simplesmente reler o material.


3 - Conclusão 


Ao aprender qualquer nova habilidade ou disciplina, precisamos de prática variada e em diferentes contextos: isso ajuda a construir padrões neurais de que precisamos para tornar a nova habilidade uma parte natural de nosso modo de pensar.

Recomendo.

Grande abraço!







____________________________________________________________

Sites recomendados:

  • http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/
  • https://pt.coursera.org/lecture/aprender/introducao-aos-modos-difuso-e-focado-IeefW
  • http://learner.org/resources/series28.html

2 comentários:

  1. OIIII, TEM QUANTOS CAPÍTULO O LIVRO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei. faz diferença?
      capítulo são apenas uma divisão interna
      o importante é o número de páginas

      Excluir

Memento mori...carpe diem!