[Guest Post] Turbine Sua Produtividade Com a Barra De Ferramentas

 



O uso de atalhos na área de trabalho é uma prática tão antiga e útil quanto o uso do e-mail. Tem coisas que são tão boas que resistem ao tempo. Eu sempre uso atalhos, e até já usei programas para organizar os atalhos dentro de uma barra de ferramentas “extra” que geralmente fica “boiando” em algum lugar do desktop. São programinhas leves, práticos, bonitos e gratuitos. 

Mesmo assim eu acabei deixando eles de lado para usar algo mais simples, e nativo do Windows. Estou usando o Windows 8 mas acredito que isso seja possível em qualquer Windows. 

Sinceramente faz tanto tempo que eu não mexo em outro sistema que não lembro mais a usabilidade do Windows 7, Vista etc. E também não tive coragem de passar para o W10 ainda. Estou satisfeito.

Essa dica é tão simples e vulgar que é possível que o amigo leitor já conheça, embora não a utilize. É aí que acontece o pulo do gato. É algo tão simples que a gente esquece e deixa de lado. 

Eu mesmo conhecia esse atalho “especial” mas nunca fiz questão de usar, quando comecei a usar mais a sério, adorei e não abro mão mais dele. Para quê usar programas se posso fazer algo similar “de graça”?

Siga os passos:

Na barra de ferramentas clique com o botão direito do mouse e selecione >Barra de Ferramentas > Nova Barra de Ferramentas. Daí é só selecionar uma pasta e confirmar. 

Essa pasta vai aparecer na barra de ferramentas no canto inferior direito (supondo a localização tradicional em quase todos os PC´s), e todo o conteúdo dela estará disponível para acesso com apenas um simples clique.



clique para ampliar: Observe que eu já tenho dois atalhos que estão "setados"
em "PDF" e "emulators"


escolha a pasta na qual ficará todas as outras pastas, atalhos,
e arquivos em geral

O legal é que se você pegar todos os seus atalhos e jogar dentro desta pasta você poderá acessá-lo rapidamente apenas passando o ponteiro do mouse sobre os menus que vão abrindo

Se dentro da pasta tiver um atalho.exe você executa qualquer programa, se tiver uma foto, ela aparecerá, se tiver arquivos PDF, eles vão se alinhar rapidamente em menus que respeitam a hierarquia das pastas. 

Portanto, colocar pastas dentro de pastas também é tranquilo porque ao passar o mouse, elas vão se abrindo em menus. Tudo simples e fácil.



nesta imagem eu passo por 4 camadas com apenas 1 clique


se tiver muitas pastas, apenas com o ponteiro do mouse
podemos navegar a lista toda sem clicar em nada

Por exemplo. Para abrir uma imagem que está dentro da pasta “downloads”, você vai precisar clicar para abrir o explorer, abrir a pasta e abrir o arquivo, só aí vão uns 6 cliques! 

Com esta barra/atalho que eu explico aqui, basta clicar 1 vez, navegar até o arquivo e clicar de novo. Isto é, apenas 2 cliques! Isso sem falar que você tem toda a visão estrutural das pastas ao navegar até os arquivos.

Para desfazer a ação basta clicar de novo com o botão direito do mouse e "deselecionar" os nomes que aparecem setados acima da palavra "nova barra de ferramentas". Eu continuo usando atalhos soltos no desktop, mas só para coisas que em breve serão deletadas. 

Ao usar com poucos arquivos parece até uma dica boba, mas se você tiver muitas pastas, muitos arquivos e uma estrutura bem robusta, tipo centenas de revistas, jogos ou vários programas, vai perceber o quanto é poderoso este sisteminha de atalhos que supera muito os atalhos “perdidos” na área de trabalho ou os programas específicos de organização e produtividade.

__________________________________________________________________________



Originalmente Publicado em "http://ulisses8bits.blogspot.com.br/2017/10/dica-turbine-sua-produtividade-com-uma.html": Dica: Turbine Sua Produtividade Com Uma Simples Configuração Da Barra De Ferramentas em em outubro 16, 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!