[Roteiro] Mudança em 30 dias com Economia


pexels



30 a 26 dias antes:


Faça cotações de empresas de mudança e faça uma estimativa dos gastos com material para a mudança: tudo isso para saber se cabe no orçamento.

Jogue no lixo, doe ou venda tudo que não queira levar para a casa nova.

25 a 15 dias antes:


Pegue caixas de papelão no mercado (ou com catadores de papelão) e embale você mesmo, um cômodo de cada vez e começando pelos itens menos usados e também:

  • numere as caixas;
  • faça uma lista superficial do que tem dentro de cada caixa;
  • ponha uma etiqueta indicando o cômodo para onde vai a a caixa na nova caixa.
  • ponha mais uma etiqueta indicando se a caixa tem itens frágeis
  • deixe as caixas abertas e feche-as somente faltando 4 dias para a mudança,
  • se puder, faça recortes nas caixas mais leves para que formem uma “alça”. Isso facilitará no transporte.
  • se puder, cubra as caixas com plástico filme, pois isso as protegerá da chuvas.
  • equilibre os pesos das caixas e não deixe que alguma fique pesada demais.


Obs.: Cuidados especiais - Além das caixas, é necessário comprar fita adesiva, para fechar as caixas, e embalagens especiais, para aqueles objetos frágeis. Você pode comprar plástico bolha, papel manilha, papel kraft ou usar jornais para objetos como louças, vasos, quadros, games, miniaturas etc.
Obs.2: Roupas - As roupas você pode colocar em malas de viagens e levá-las em seu carro/uber. Isso deixará mais espaço no caminhão para colocar as coisas que são realmente necessárias. Se precisar, confira aqui como embalar roupas para mudança.

10 a 9 dias antes:


  • Solicitar o desligamento e transferência da TV a cabo, do telefone e internet;
  • alterar os endereços de correspondências como banco, plano de saúde, corretora e assinaturas de revistas e jornais, para que cheguem ao local certo. 

Obs.: Caso tenha crianças ou animais de estimação, veja com parentes e amigos se alguém pode cuidar deles durante a mudança.

8 dias antes:


Objetos de valor para mudança - separe coisas importantes e de valor. Joias, passaportes, documentos, talões de cheque, dinheiro e etc, tudo deve ser levado com você para evitar transtornos. 



7 dias antes:


Kit sobrevivência. Faltando um semana para mudar, separe as coisas que serão necessárias para usar enquanto a casa ainda estiver uma bagunça. 

Separe utensílios de cozinha e limpeza: papel higiênico, escovas de dente, talheres, panelas e pratos. 


6 dias antes:


Verificar os horários para mudanças caso more ou vá mudar para condomínio. Informe o responsável e não deixe para última hora.


5 dias antes:


Mande seus cobertores, tapetes, edredons e cortinas para a lavanderia. 


4 dias antes:


Verifique todas as caixas para ver se as etiquetas corretas. 



3 dias antes:


Defina as responsabilidades de cada membro da família. 
Se necessário, busque ajuda de amigos ou de uma diarista. 

Ao final da mudança, lembre-se de recompensá-los


2 dias antes:


Desligue a geladeira e o freezer. Deixe as portas abertas para que degelem e, após isso, passe um pano limpo para secá-los totalmente. Isso evita o mofo em seus eletrodomésticos. Depois é só embalar com cuidado para não sofrerem avarias durante a mudança. Aqui também temos um artigo de como embalar geladeira para mudança.

1 dia antes:


Desligue todos os aparelhos eletrônicos para que eles estejam todos em temperatura ambiente no dia da mudança. Alguns aparelhos podem ficar muito quentes quando estão em uso. 


  • Caso precise, antes de guardar os aparelhos, tire uma foto dos fios conectados à ele para saber depois a ordem de todos.
  • Se puder, guarde os fios com os aparelhos.

__________________________________________________________

Anexo: Como Organizar as Caixas na Mudança de Residência





Mudar de residência é trabalhoso, mas com um pouco de organização pode ser um exercício de minimalismo e praticidade. Como coleciono quadrinhos, games e miniaturas e tive que organizar duas mudanças no corrido ano de 2016 resolvi postar algumas das soluções que utilizei, que foram poucas e simples. 

Na organização das caixas você precisa de uma lista em forma de tabela como na foto acima. Precisa constar:



  • o número da caixa, 
  • um resumo do conteúdo, 
  • o cômodo ao qual a caixa se destina;
  • Se o conteúdo é frágil ou não.

Pelo número da caixa consegue-se contabilizar quantas caixas de mudança você tem, oque pode facilitar a conferência no recebimento da mudança e te ajudar a perceber se você um acumulador como eu (minha última mudança teve umas 70 caixas).

Pelo resumo do conteúdo consegue-se fazer um rápido inventário de tudo que se tem, o que deve ser útil no caso de extravio de uma das caixas e para você escolher o que deve ser doado e o que deve ser descartado.



Exemplo de Caixa com todas as etiquetas.

Indicando nas laterais e no topo das caixas o número da caixa e o cômodo ao qual ela se destina. Isso te ajudará na eventualidade de ter que reabrir uma caixa e, quando sua mudança chegar, em saber qual em qual cômodo deve colocar aquela caixa.

Indicando nas laterais e no topo das caixas se o conteúdo dela é frágil ajudará você a separar esse tipo de caixa quando os carregadores chegarem e também ajudará os carregadores a perceberem que devem ter mais cuidado com esse item. Sugiro que o aviso seja feito em papel amarelo e com letras garrafais.


No lado esquerdo: os organizadores onde concentrei
minha miniaturas  e item mais frágeis

Se você é um nerd colecionador, com certeza tem muitos objetos frágeis em sua coleção, como por exemplo estátuas e miniaturas. 

Nesse caso sugiro que você use organizadores grandes de plástico e muito plástico bolha para acondicionar suas preciosidades dentro desse organizador. 


Enfim, espero ter ajudado a tornar esse momento chato um pouco mais útil para sua vida.




Grande abraço! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!