Retiring Early in Brazil : Bibliografia e Hacks (2019)

https://www.pexels.com/photo/landscape-nature-africa-boy-103123/




LIVROS

Investimentos

  • O investidor inteligente – Benjamin Graham
  • Investindo em Ações no Longo Prazo – Jeremy J. Siegel
  • Moderna Teoria de Carteiras e Análise de Investimentos – Stephen J. Brown e William N. Goetzmann
  • Investindo para Vencer: Como ganhar dinheiro e liberdade na Bolsa de Valores – João Bosco Oliveira Junior (Mille) e Bastter
  • Introdução aos Fundos de Investimentos Imobiliários – André L F S Bacci
  • Filosofia Bastter.com: Vida, Trabalho e Tranquilidade Financeira – Bastter
  • A Lógica do Cisne Negro – Nassim Nicholas Taleb
  • Antifrágil – Nassim Nicholas Taleb
  • Avaliação de Investimentos – Aswath Damodaran




Desenvolvimento Pessoal
  • Pai Rico e Pai Pobre – Robert Kiyosaki
  • Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker
  • O Poder do Hábito – Charles Duhigg
  • Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland


Bibliografias interessantes e inspiradoras sobre empreendedorismo
  • Elon Musk – Ashlee Vance
  • A loja de tudo – Stone Brad e Andrea Gottlieb
  • Steve Jobs – Walter Isaacson
  • De Zero a Um – Peter Thiel
  • Sonho Grande – Cristiane Correa

DIA A DIA


Esses são itens essenciais que devem ser utilizados para economizar ou otimizar e aproveitar melhor nosso tempo.

Kindle da Amazon


VIAGENS


A primeira dica de economia quando se viaja para uma cidade nova é procurar se existe alguma companhia realizando o “Free Walking Tour” do local. Esse serviço consiste em um tour histórico e/ou cultural dos principais pontos de interesse e atrações geralmente com um guia local. Durante a atividade é possível pedir dicas e informações dos melhores (e mais baratos!) lugares para comer, beber, fazer compras além de dicas que somente os locais possuem. O serviço é remunerado com base nas doações de cada participante ao fim do tour. 

Para aqueles que gostam de conhecer pessoas e a vida noturna da cidade, a recomendação são os chamados “Pub Crawling”. Aqui o participante ganha a entrada em diversos bares (geralmente entre 2 a 5 locais) com a possibilidade de ir a algum clube noturno no final da noite. Geralmente em cada bar o participante tem direito a um drink de boas vindas assim como na entrada do clube (em algumas cidades como São Paulo os organizadores proporcionam até 1 hora de open bar antes do início!!). Excelente custo-benefício e uma maneira simples de se divertir à noite! 

Em se tratando de planejar e fazer as reservas online, a primeira dica é sempre realiza-las em guias anônimas dos navegadores para tentar evitar os algoritmos de alguns sites que restringem os itens visualizados ou interferem nos preços. Dito isto, segue uma lista dos principais serviços para quem quer otimizar os gastos e economizar nesse item do orçamento:

Multiplus - um dos melhores programas de milhagens para resgate de passagens aéreas, operado pela LATAM. Possibilita a transferência dos pontos acumulados em programas de fidelidade de cartões de crédito com bônus, além de possuir uma rede de empresas parceiras na qual também é possível ganhar pontos com a aquisição de produtos e serviços.

Booking.com - por ser um dos parceiros da Multiplus, a grande vantagem de se fazer reservas pelo Booking.com é a acumulação de pontos tanto na Multiplus quanto no programa de fidelidade do cartão de crédito. O ideal é utiliza-lo em conjunto com outros sites de acomodações, como o Hostelworld e avaliar caso a caso o melhor negócio.

Sky Scanner - uma excelente fonte de pesquisa para voos de companhias aereas locais principalmente na Europa. É uma boa alternativa à utilização de trens, mas possui a desvantagem de muitas vezes exigir o pagamento de taxas extras no caso de bagagens muito pesadas.

Go Euro - um dos principais sites de venda de passagens de ônibus, trem e avião na Europa. Sempre deve ser utilizado com conjunto com o Sky Scanner ou outro site de buscar para encontrar a opção mais vantajosa.

Hostelworld - nada como economizar com a hospedagem e ainda experimentar a imersão na cultura que a estadia em albergues proporciona. Como os albergues são gerenciados por locais, sempre é possível conseguir dicas e roteiros mais em conta e fora do mainstream. Além disso, com um pouco de pesquisa, é possível encontrar quartos tão bons quanto hotéis, especialmente quando se viaja em grupos.

Sixt Rent a Car - ótimo serviço de aluguel de carro no Brasil, USA e Europa. Possui parceria com locadoras de carros locais de cada país e é uma excelente maneira de pesquisar os preços quando o aluguel de carros é parte vital da viajem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!