1 - Introdução
Baseado na versão de 1916, o livro da Faro editorial é uma ode à simplicidade por meio da valorizarão do pensamento óbvio e lógico.
Com apenas 80 páginas é uma publicação inspiradora para todos, ainda que seja originalmente direcionada aos profissionais do ramo da publicidade.
2 - Conselhos Úteis
Cinco perguntas para se chegar ao óbvio:
1. Dá para simplificar?2. Que tal inverter o processo?3. Quem opina vai comprar?4. Ainda sai coelho desta toca?5. O que está bom pode ficar melhor?
"À primeira vista — Quando você olhar para a solução proposta, vai enxergar tudo com clareza. Não parecerá uma solução mágica; no entanto, homens e mulheres, ao vê-la, entenderão perfeitamente, acreditarão que vai dar certo mesmo antes de testar.
Ela se comunica com as pessoas? — Você precisa ter certeza de que, mesmo antes de implantada, a ideia dará certo, pois ela se comunica com a realidade das pessoas, de variada escolaridade, de várias faixas etárias e sociais.
E será simples de explicar, sem embaraços, sofisticação ou constrangimentos.
Curto, objetivo, simples — Imagine explicar a ideia para uma criança. Escreva a ideia e pense se, ao mostrar para uma criança, ela entenderia. Se você concluir que não, mesmo que esteja no caminho certo, significa que a ideia não é tão óbvia ou a proposta não está suficientemente amadurecida.
Efeito eureca — É quando você mostra uma ideia e os olhos de todos ao seu redor brilham. Pode estar diante de uma plateia barulhenta, mas todos silenciam e passam a prestar atenção.
Não há nada de fenomenal no que você disse; no entanto, você encontrou algo, uma solução ou ideia que faz sentido imediato para todo o mundo. E parece tão simples, e ninguém entende por que demorou tanto para surgir algo assim.
O timming é correto? — Muitas ideias podem ser excelentes, mas talvez cheguem antes ou depois de seu tempo. As variáveis não são controladas facilmente. Há inúmeros casos de ideias ótimas que foram lançadas e naufragaram. Depois, são relançadas por outras pessoas e alcançam enorme sucesso.
O timming é tudo. Não se antecipe nem se atrase demais. Como saber o momento correto? Estará antecipado quando as pessoas gostarem da proposta, mas pensarem em alguns constrangimentos que podem ocorrer para alcançar o público. Atrasado, se não parecer novo, original. É obvio! "
3 - Conclusão
Enfim, uma rápida e proveitosa leitura.
Recomendo o livrinho.
Grande abraço!
___________________________________________________________
Fontes consultadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Memento mori...carpe diem!