[Livro] Adams Óbvio - Como obter Sucesso Incomum na Vida Profissional (2015)/ Robert R. Updegraff



1 - Introdução


Baseado na versão de 1916, o livro da Faro editorial é uma ode à simplicidade por meio da valorizarão do pensamento óbvio e lógico. 

Com apenas 80 páginas é uma publicação inspiradora para todos, ainda que seja originalmente direcionada aos profissionais do ramo da publicidade.

2 - Conselhos Úteis


 Cinco perguntas para se chegar ao óbvio: 

1. Dá para simplificar? 
2. Que tal inverter o processo? 
3. Quem opina vai comprar? 
4. Ainda sai coelho desta toca? 
5. O que está bom pode ficar melhor? 

"À primeira vista — Quando você olhar para a solução proposta, vai enxergar tudo com clareza. Não parecerá uma solução mágica; no entanto, homens e mulheres, ao vê-la, entenderão perfeitamente, acreditarão que vai dar certo mesmo antes de testar. 

Ela se comunica com as pessoas? — Você precisa ter certeza de que, mesmo antes de implantada, a ideia dará certo, pois ela se comunica com a realidade das pessoas, de variada escolaridade, de várias faixas etárias e sociais. 

E será simples de explicar, sem embaraços, sofisticação ou constrangimentos. 

Curto, objetivo, simples — Imagine explicar a ideia para uma criança. Escreva a ideia e pense se, ao mostrar para uma criança, ela entenderia. Se você concluir que não, mesmo que esteja no caminho certo, significa que a ideia não é tão óbvia ou a proposta não está suficientemente amadurecida.

Efeito eureca — É quando você mostra uma ideia e os olhos de todos ao seu redor brilham. Pode estar diante de uma plateia barulhenta, mas todos silenciam e passam a prestar atenção. 

Não há nada de fenomenal no que você disse; no entanto, você encontrou algo, uma solução ou ideia que faz sentido imediato para todo o mundo. E parece tão simples, e ninguém entende por que demorou tanto para surgir algo assim. 

O timming é correto? — Muitas ideias podem ser excelentes, mas talvez cheguem antes ou depois de seu tempo. As variáveis não são controladas facilmente. Há inúmeros casos de ideias ótimas que foram lançadas e naufragaram. Depois, são relançadas por outras pessoas e alcançam enorme sucesso. 

O timming é tudo. Não se antecipe nem se atrase demais. Como saber o momento correto? Estará antecipado quando as pessoas gostarem da proposta, mas pensarem em alguns constrangimentos que podem ocorrer para alcançar o público. Atrasado, se não parecer novo, original. É obvio! "

3 - Conclusão


Enfim, uma rápida e proveitosa leitura.

Recomendo o livrinho.

Grande abraço!

___________________________________________________________

Fontes consultadas

  • https://www.lean.org.br/comunidade/artigos/pdf/artigo_122.pdf
  • http://www.ditopelomaldito.com/2015/02/adams-obvio-como-obter-sucesso-incomum.html
  • https://efetividade.net/2006/11/fazendo-acontecer-o-que-podemos-aprender-com-adams-obvio.html
acervo pessoal - foto de meu exemplar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!