[Livro] Motivação Para Leigos (2012)

 
acervo pessoal:
foto do meu exemplar físico


1 - Introdução


Na busca por melhorar minha motivação apreciei mais essa obra e trouxe para o blog alguns tópicos que me chamaram atenção.

Livro de bolso e com linguagem simples em 268 páginas.


2 - Mantendo-se nos trilhos


Conservar sua motivação e se manter nos trilhos, especialmente se as coisas ficam difíceis, significa adotar estratégias para sobrevivência. 

As seguintes dicas podem ajudá-lo: 

✓ Ter por perto amigos que o apoiem, pessoas com as quais você possa contar. 

✓ Ter um plano alternativo na manga, dando-lhe outras opções. 

✓ Definir prazos realistas — prazos muito apertados podem causar pânico e ser desmotivadores. 

✓ Manter a satisfação em atingir seu objetivo ou tarefa em primeiro lugar em sua mente, especialmente se estiver se sentindo em baixa. 

✓ Pedir a amigos e colegas que comentem seu progresso, regularmente, para que você sempre tenha algum retorno. 

✓ Usar um plano detalhado de seu objetivo e se ater a ele. 

✓ Acrescentar uma recompensa quando estiver com a energia baixa. 

✓ Pedir conselhos a colegas se estiver encarando um desafio difícil. Um de seus colegas pode ter a experiência específica em sua área. 

✓ Se você está lutando para ter ideias, vá para um lugar que o inspire. Visite uma galeria de artes ou um museu, assista a um show, ou ouça uma palestra inspiradora e motivacional para estimular novas ideias. 

✓ Ler citações e histórias sobre pessoas que lutaram contra as adversidades e venceram para mantê-lo focado em vez de desistir facilmente e abandonar. 

✓ Certificar-se de que seu computador é poderoso o suficiente para o trabalho, faça cópias dos arquivos regularmente e mantenha-as guardadas. 

✓ Lembrar-se de seu sucesso: se estiver se sentindo desmotivado, diga para si mesmo o quanto você é bom, isso vai lhe ajudar a voltar aos trilhos. 

✓  Estar preparado para assumir riscos: a falha e o revés são partes da curva de aprendizado e podem ser motivadores. Você pode aprender com seus erros e ter a chance de tentar uma abordagem diferente ou mudar a direção.



3 - Colhendo os benefícios do dinheiro 


Ter dinheiro suficiente para viver é uma bênção; se você luta financeiramente, a vida do dia a dia pode ser desafiadora. Ter um salário confortável significa estabilidade e segurança. 

Ter cobertura financeira ajuda a:

 ✓ Fazer escolhas de estilo de vida 

✓ Aproveitar novas oportunidades 

✓ Ter menos preocupações e pressões 

✓ Ter tempo para fazer um trabalho voluntário 

✓ Pagar alguém para fazer seus próprios projetos 

✓ Estar na posição de fazer doações para a caridade 

✓ Viajar para fora do país vir 

✓ Ser capaz de dar uma boa educação para seu filho etc. 

4 - Como a autora relaxa


"Tenho uma técnica especial de relaxamento dos olhos que uso quando estou viajando de trem ou em um lugar onde posso fechar meus olhos com segurança, por alguns momentos. 

Feche seus olhos e imagine que está olhando para um relógio que se move lentamente para as 3, 6, 9 e 12 horas. A cada hora, faça uma pausa e respire lentamente, imaginando as seguintes cenas: 

✓  03:00 — seu destino de férias favorito. 

✓  06:00 — você está perto da água, talvez nadando no mar, vendo os golfinhos no oceano, ou embaixo de uma cascata. Imagine a água lavando os sinais de estresse e tensão. 

✓  09:00 — você está andando pelo parque com seu cachorro ou relaxando em uma cadeira de balanço com seu gatinho no colo. 

✓ 12:00 — você está no bosque entre árvores, ar fresco, grama verde. Imagine respirar este ar fresco, ver o céu azul, ouvir os pássaros e as árvores balançando ao vento. 

Após esta jornada, volte sua imaginação através de cada cena, mova os olhos no sentido anti-horário, pensando em cada cena e respirando lentamente a cada hora do relógio. 

Esta técnica ajuda a exercitar os músculos dos olhos, especialmente se você passa muitas horas na frente de um computador. 

A respiração lenta ajuda no relaxamento do seu corpo e mente. O exercício leva apenas dois minutos e dá um descanso ao seu corpo e um tempo para sua mente. Você vai se sentir mais motivado para encarar as tarefas que se seguem. "

Esquema retirado do livro

5 - Conclusão


Você pode aprender com seus erros e ter a chance de tentar uma abordagem diferente ou mudar a direção. 

Acredite em você: ter autoconfiança é a chave para conseguir o que você quer fazer e manter a motivação. 

Grande abraço!

________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!