[Doc] A Ascensão do Dinheiro - A História Financeira do Mundo (2008)

Blu-ray do meu acervo.

Introdução


Baseado em livro homônimo, esse documentário do professor de Harvard Niall Ferguson, está dividido em seis episódios. 

Ele tem como o tema central a crise do subprime e com uma linguagem fácil consegue ensinar bastante sem enrolação.

Conteúdo


Cada episódio discorre sobre fatos históricos que mostram a ascensão e declínio do dinheiro. 



1 - Sonhos de avareza

"revela os negócios bancários e o nascimento dos bancos modernos por meio histórico. O dinheiro e o sistema de confiança. O quilo de carne de Shylock e os agiotas de Glasgow, as "promessas de pagamento" em tábuas de argila babilônicas e o sistema bancário Medici, as origens de crédito e débito e porque as redes de crédito são indispensáveis para qualquer civilização. Pizarro e o Cerro Rico (Bolívia) e a Renascença - Shakespeare, Maquiavel, Médicis."

2 - Escravidão humana

"O crescimento do mercado de títulos na Itália renascentista. Com o advento de títulos, o financiamento de guerra se transformou e se espalhou para o noroeste da Europa e cruzou o Atlântico. Foi o mercado de títulos que fez dos Rothschild a mais rica e poderosa família do século 19. A moeda torna-se universalmente aceita. A inflação assusta o mercado de títulos."

3 - Bolhas de sabão

"A ambição do capitalismo moderno. A Sociedade Anônima e a Bolsa de Valores. A invenção da empresa. Surgimento do termo milionário. Surgimento dos bancos. Por que mercados de ações produzem bolhas e fracassos? Professor Ferguson remonta às origens das sociedades anônimas em Amsterdã e Paris traçando paralelos entre a queda atual do mercado de ações e o Bolha do Mississipi do século 18, do financiador escocês John Law e a falência da Enron de 2001. O professor mostra por que os seres humanos têm um instinto de rebanho quando se trata de investimento, e por que ninguém pode prever com precisão quando pode haver um estouro da boiada."

4 - Negócio Arriscado

"O futuro é imprevisível. A vida é um negócio arriscado, razão pela qual as pessoas contratam um seguro. Mas, confrontado com um desastre inesperado, o Estado tem que entrar em cena. O professor Ferguson viaja para Nova Orleans pós-Katrina para perguntar por que o livre mercado não pode fornecer proteção adequada contra catástrofe. Sua busca por uma resposta o leva para as origens dos seguros, no início do século 19, e ao nascimento do Estado Social no Japão pós-guerra, ao Chile e sua economia, ao sistema de pensão no mercado de ações e aos fundos derivativos."

5 - Seguro como casa

"As propriedade; os imóveis, o banco imobiliário. Parecia tão simples: dar ativos estatais para o povo. Afinal, qual a melhor base para uma democracia proprietária do que uma campanha de privatização abrangendo habitação? Uma teoria econômica diz que os mercados não podem funcionar sem hipotecas, porque é apenas através de empréstimos contra os seus ativos que os empresários podem obter os seus negócios com sucesso. Mas e se as hipotecas são empacotadas junto e vendidas pelo maior lance? O professor Ferguson esclarece a crise das poupanças e empréstimos e o mercado da hipoteca subprime."

6 - Chimérica

Os derivativos e o bancos de investimento; a globalização financeira; os mercados emergentes; a guerra; o FMI e o Banco Mundial. Desde os anos 1990, os anteriormente arriscados mercados da Ásia, América Latina e Europa Oriental, tornaram-se melhores investimentos que o Reino Unido ou o mercado de ações dos EUA. A explicação é o aumento de "Chimerica", o casamento econômico da China e dos Estados Unidos. Soros e a teoria da reflexibilidade. O contrato de opção simples.


Por que Assistir?


  • Porque conta como o dinheiro se tornou tão importante para as nossas vidas através do tempo.
  • Porque explica que os aspectos financeiros só fazem sentido se soubermos sua origem.
  • Para entender a relação entre os Médici e o conceito de diversificação.

Onde Encontrar? Youtube.




Conclusão


Essencial.

Recomendo.

Grande abraço!

____________________________________________________________

  • https://www.senhormercado.com.br/a-ascensao-do-dinheiro/
  • https://videosdomercadofinanceiro.com/2015/04/17/a-ascensao-do-dinheiro-episodio-1-sonhos-de-avareza/
  • http://www.professoresdematematica.com.br/documentarios.html
  • https://exame.abril.com.br/carreira/12-filmes-que-todo-estudante-de-economia-precisa-ver/
  • https://www.imdb.com/title/tt1358383/

2 comentários:

  1. Fala Scant! Boa dica!!! Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. "os seres humanos têm um instinto de rebanho quando se trata de investimento"
    Até no meio dos aportadores, que tanto se afirmam como distantes do gado, há boiada. :-)

    Dinheiro é feito para colapsar. No Estado moderno, o governante imprime quanto quiser para rolar dívidas. Emite papéis e depois imprime bufunfa sem lastro.

    Bendito Youtube que tanto mudou nossas vidas, com oferta gratuita e a qualquer tempo de informação.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!