[Viagem] Búzios/RJ (2021,2022)

Um paraíso próximo, para os cariocas


 


1 - Introdução



Búzios/RJ (2021) - foi um lugar muito bom para descansar e curtir uma semana na baixa temporada, mesmo durante a pandemia a cidade tinha uma boa quantidade de turistas, muitos eram estrangeiros.

O lugar é extremamente bem conservado, naturalmente belíssimo, com dezenas de praias. A única coisa que achei ruim foi o preço da comida, muita cara e não necessariamente boa. Mas, como estava de férias, taquei o Fo**-se e segui torrando a grana.


2 - Categorias


A - Carreira


  • não estudei nada e mas ando pensando em fazer outra faculdade, ainda que não seja nada certo ainda, pois percebi que há anos não tenho qualquer desafio intelectual e, tendo em vista que não posso advogar no cargo em que ocupo, seria interessante ter mais de uma profissão, ainda mais porque só vou me aposentar daqui uns 25-30 anos.


B - Corpo



  • Treino - minha ideia era correr na praia, mas acabei apenas caminhando uma ou duas horas todos os dias. Arrependi-me de não ter aproveitado para correr na Praia do Canto
      • Curiosamente fiquei em uma posição estática debaixo d'água, mas com a cabeça para fora dela por alguns minutos e no dia seguinte parecia que eu tinha malhado bastante. A posição era a mesma da foto abaixo (flexão suspensa).
na água não é preciso aquele apoio
para os pés para se ter estabilidade



  • Dieta - comendo pra caramba e sem dó, incluindo, hambúrguer, sorvete, cheesecake; fora o café da manhã cheio de amido (pão doce) na pousada. Vamos chamar essa semana de mini-bulking.


Mesmo assim, dessa vez levei whey e psyllium para complementar proteína e fibras na alimentação.


  • Suplementação - levei minhas cápsulas e mantive em dia a suplementação.

  • Terapias - a única que testei foi novamente mensagem relaxante ao custo de 150 bolsons no total para mim e minha mulher.



C - Finanças



  • não fiz muitas contas mas estimo um custo de cerca de 4 mil bolsons, principalmente pelo custo da comida.


      • por outro lado, para quem quer curtir uma aposentadoria ativa, Búzios parece excelente para se viver, desde que se possa pagar por isso. Lembrando que fica apenas a três horas de distância do centro do RJ.


D - Hobbies, Mente, Social


  • Leitura:
terminei de ler - excelente leitura
recomendo.




Gastronomia e Cultura


Somente os destaques culinários
Restaurante Caverna 



Fiquei devendo uma visita no museu local. 


Como sempre faço, fui conhecer a livraria ou sebo local, infelizmente com preços fora da realidade (meu padrão é o site estante virtual). Não sei como essa loja sobrevive (nos 20 minutos em que fiquei lá não entrou mais ninguém - eu era o único cliente), mas mesmo assim consegui achar um livro barato (14 bolsons) sobre dieta e o ambiente era agradável.


Belezas naturais 

  • Conheci várias praias, pois uma é do lado da outra e é fácil ir andando. Todas excelentes e com pequenas diferenças que agradariam a todo tipo de turista.


Centro comercial


  • Agradável, mas sem nada que se destaque. Tem loja pra todos os bolsos e gostos.


Pandemia 


  • Além das pessoas usando máscara (pelo menos a maioria delas) e o fato de a sauna na pousada estar fechada por razões sanitárias, não percebi outros impactos diretos advindos do Covid. Era quase como se ali fosse outro país.


F - Organização


  • Já faz uns anos que venho organizando minha mala e hoje estou bem perto da lista perfeita de itens, conforme listo nesse post.

Sinto inveja de quem consegue viajar levando apenas uma pequena bolsa.

 

3 - Conclusão


A vida é curta.

Divirta-se.

Grande abraço!
____________________________________________




9 comentários:

  1. Olá, Scant.
    Belo lugar. Baixa temporada é sempre a melhor opção e, mesmo assim, os preços estão mesmo elevados porque tudo está caro. Quanto a isso, não há o que fazer. Acho até que gastou pouco. E, cara, já que está de férias, tem que aproveitar mesmo. Poderia ter gasto até o dobro que está de boa.
    A livraria é bonitinha. Mas realmente, devido à localização e ao charme das livrarias físicas, acaba mesmo metendo a faca.
    Sobre outra faculdade, acho um gasto perdido de energia. A não ser que se trate de satisfação espiritual. Se eu voltasse à vida acadêmica, seria ao menos para mestrado ou doutorado. Ao menos me pagariam para ocupar uma cadeira decorativa nas universidades particulares por aí.
    Queria viajar este mês, para alguma praia, mas algumas reformas em casa levaram a grana embora.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " um gasto perdido de energia" - é isso mesmo. ando precisando de algo que sugue energia, pois a vida de servidor é muito mansa
      já pensei em abrir um negócio, mas só o dinheiro não me motiva
      a faculdade seria na area de humanas, algo como sociologia, filosofia, pscicologia ou antropologia

      "mestrado ou doutorado." na área jurídica bate um desanimo de estudar Kelsen e amigos a fundo. pior ainda se tivesse que dar aula desses conceitos por anos

      "reformas em casa levaram a grana embora." - se a grana tá curta, troque a viagem pela pratica de corrida, vai ter tanta dopamina no sangue que vc vai esquecer de viajar

      abs!

      Excluir
    2. Sinto falta de mais tempo. Minha filha ocupa boa parte do dia (escola, lazer, atividades extras etc.). Além disso, cuido da casa e sempre tenho algum serviço para fazer de limpeza e manutenção externa. Nesta semana não parei, mexendo num novo sistema de aproveitamento de água em uma caixa de 1000 litros. Embaixo dela, estou montando um mini galinheiro. A coisa está caminhando. Semana passada organizei bastante lenha e empilhei tudo no fundo do quintal sobre troncos maciços etc. Enfim: às vezes esse é meu dia a dia e não me vejo ocioso ao ponto de fazer nova faculdade. Sobre Direito, iria para Filosofia, Direito Natural etc. Algo mais geral e menos estéril. Uma amiga Servidora abriu uma cafeteria muito bacana em Teresina. Achei interessante, embora eu não tenha intenção de ser empregador, gerar renda, movimentar a economia, pagar mais impostos e ainda ter um monte de pentelho estatal batendo à minha porta. Mas está ocupando o tempo dela.

      Excluir
    3. bem, sua filha é um baita projeto e deve consumir mais tempo que duas graduações juntas

      Sobre o Direito, tenho a impressão que ele tende a deturpar conceitos de outras ciencias, assim como os jornalistas deturpam conceitos jurídicos. Já pensei em dar aula (tenho inclusive habilitação por meio de uma pós que fiz anos atrás), mas a ideia não me excita

      "Servidora abriu uma cafeteria" - acho uma boa pra quem gosta. eu não teria saco. só pelo dinheiro não me motivaria

      Excluir
  2. Ô figurão (você é um), gostei da ideia da segunda faculdade. Afinal, nem tudo tem de ter alguma utilidade na vida. Estudar alguma coisa por prazer, por curiosidade intelectual é o que há de bom. Esse lance de drenar energia é um conceito estranho para mim, pois acredito em uma frase que ouvi uma vez: "A natureza é econômica". No meu caso, um curso de psicologia seria puro prazer. E morar na praia!!! Ah, como eu gostaria de poder e ter recursos para! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que vale a pena investir tempo numa pós dentro de nossa área, mas voltada para outro nicho de interesse. Usando seu exemplo para mim: filosofia, sociologia e até mesmo psicologia, mas dentro da área jurídica. Seria mais ou menos por aí...
      Mora na praia pode deixar de ser um sonho e se tornar um projeto. Vale a pena pensar nisso, em mudança brusca de ares.

      Excluir
    2. "filosofia, sociologia e até mesmo psicologia, mas dentro da área jurídica" - pensei nisso, mas serviria na prática apenas para dar aulas
      minha intenção inicial era ter mais uma ou duas profissões, seja por segurança, seja pelo desenvolvimento pessoal

      pensei em curso técnicos tipo eletricista, marceneiro etc; mas perto da minha casa não tem

      daí a ideia de outro nível superior. tem várias vantagens: tem perto da minha casa, pagaria quase metade do valor, pois seria uma segunda graduação, poderia deduzir uma parte do valor pago do imposto de renda e ainda teria outra profissão ao final de 5 anos e um novo leque de oportunidades fora do serviço público.

      e mais: nesse período de pandemia, com aulas presenciais limitadas, a tendência é ter bastantes aulas online, o que deve facilitar aquentar toda a burocracia da faculdade

      "Mora na praia" - já tive três oportunidades de trabalhar em cidades pequenas praieiras, mas nunca me animei; mas com salário de servidor federal seria fácil

      Excluir
    3. Sempre haverá demanda por técnicos, em qualquer lugar do planeta. E vc usará o conhecimento em seu cotidiano e em sua sobrevivência.

      Excluir
    4. bem q eu gostaria, mas apesar de morar em um dos maiores bairros do RJ, aqui não tem cursos técnicos interessantes

      e técnico em enfermagem (o que mais tem por aqui) não é minha praia :)

      Excluir

Memento mori...carpe diem!