Efeito Tetris + Efeito Mozart + Nootrópicos = ?

pexels


Intro

  • Efeito Tetris - ' jogar Tetris pode modificar fisicamente o cérebro de uma pessoa. Dependendo do tempo que for jogado, o Tetris pode tornar certas áreas do cérebro humano mais eficientes.' - não sei se isso é verdade, mas não custa testar. Não há dados que indiquem que jogar tetris diminui a expectativa de vida, hehe. De toda sorte, creio que videogames podem ajudar a estimular positivamente o cérebro. No passado, as pessoas podiam jogar cartas ou outros tipos de jogos com os amigos. Hoje, por falta de tempo, só sobraram os games.
  •  Efeito Mozart - parece que ouvir música clássica, não deixa ninguém mais inteligente, mas pode ser um estimulo positivo a mais para desenvolver o cérebro, o que talvez ajude a evitar o declínio mental. Não custa testar - duvido que alguém fique mais burro, por outro lado pode ficar mais calmo e focado. 
  • Nootrópicos - basicamente, grosso modo, comida para o cérebro. Ajuda a pensar desde que acompanhado de alimentação equilibrada e atividade física regular. Inclusive, nicotina está na lista de nootrópicos (parece que Olavo tinha razão...)

Minha ideia

Usar esses e outros estímulos por meses e anos.

Será que haverá algum beneficio oculto acima da média?


Conclusão


Use por sua própria conta e risco. 

abs!


___________________________

  • https://www.terra.com.br/gameon/jogar-tetris-modifica-fisicamente-o-cerebro-diz-pesquisa,07b8db5b8888a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
  • https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/05/ouvir-mozart-nao-aumenta-a-inteligencia-diz-um-estudo.html#:~:text=A%20m%C3%BAsica%20de%20Mozart%2C%20por,ideia%20generalizada%20divulgada%20em%201993.

9 comentários:

  1. Nicotina, cafeína, cocaína etc. Tb creio q essas inas tragam benefícios. Moderadamente, claro. E por diversos motivos deixo a cocaína de fora. Muito temerário.

    Acredito que jogos eletrônicos estimulam certas áreas dormentes em nós, velhos. Sinto esse efeito. E tb me divirto, claro.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tirando cocaína e drogas pesadas, sigo testando o que há de disponível

      "jogos eletrônicos estimulam certas áreas dormentes em nós, velhos" - acho que dá pra chegar nos 70 com a mente "voando baixo"

      abs!

      Excluir
  2. Cafeína eu sou viciado, se não tomo café pela manhã sinto uma dor de cabeça insuportável.

    Nunca tive o hábito de fumar, fumei cigarro poucas vezes quando jovem pq tive uma namorada fumante.

    Ritalina eu tomei muito quando estudava pra concurso e me sentia muito bem.

    Tenho um colega no trabalho que faz uso ele e a esposa para trabalhar. De vez em quando pego uns comprimidos com ele. Pra quem quer ter alta performance no trabalho, a ritalina ajuda muito.

    Adderal eu vi sobre no documentário take tour pill na Netflix, muito usado por estudantes nos EUA.

    Uma outra substância que vi no documentário, mas que deve demorar a chegar no Brasil, é a microdose de LSD.

    Eu penso o seguinte, se uma droga aumenta sua qualidade de vida, use. Tome hormônio, tadalafila, smart drugs, tentando ser o máximo responsável, mas busque qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para mim, o certo é testar as drogas mais baratas e com menos colaterais antes de testar drogas mais pesadas - isso se aplicaria a hormonios e nootropicos e tudo o mais

      a ideia é ver como o corpo reage ao longo dos anos e tb verificar se a droga está realmente entregando o que promete (microdoses, low doses, pequenas doses são boas para teste)

      fora que algumas pessoas tem uma adaptabilidade natural a certos compostos químicos (genética é rei) - especulo que algumas pessoas poderiam poderiam usar cocaina como eu uso cafeina enquanto a maioria teria problemas sérios

      um exemplo que acompanhei: muita gente usa hormônios e tem resultados ótimos, com pouco colaterais. um cara no forum hipertrofia usou e teve depressão. genética é rei aqui. (claro que eu poderia especular sobre concausas para isso, mas não tenho dados)


      outras questão é a finalidade - acho estranho jovens na casa dos 20 anos usarem hormonios sem ter dieta e treino equilibrados, acho estranho o pessoal jovem que usa viagra pra fazer sexo.

      creio que as drogas funcionam melhor em um corpo saudável, por isso potencializar o corpo deveria ser o primeiro passo - drogas, infelizmente, estão virando muletas. (isso tb se deve ao fato de que drogas são mais baratas que comida e academia)

      [Doc] Take Your Pills (2018) - tb achei legal (https://www.scantsa.com/2020/07/doc-take-your-pills-2018.html?zx=8d834111ca06bd6a)

      outra opção tb é o uso de cogumelos:

      https://www.youtube.com/watch?v=KgXHPdM5oHY&ab_channel=RomuloJogaib

      abs!

      Excluir
  3. Fala Scant! Já tomei um tempo piracetam, é bom. Acho que vou voltar a consumir essas coisas. Quanto à música, tem os sons binaurais também, não sei se faz efeito de fato. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to testando maca peruana (doses de 1,5g) e tem me ajudado

      "piracetam" - um dia testarei

      abs!

      Excluir
  4. Quanto ao efeito tetris, Percebo que games que envolvem estratégias em tempo real parecem despertar um raciocínio mais rápido. Os chamados RTS ou RTT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa ideia
      vou testar um dia, acho que deve dar um bom efeito depois de alguma dezenas de horas de prática
      o mais perto que cheguei desse genero foi No Heroes Allowed! (2007) (https://obscult.blogspot.com/2022/08/psp-no-heroes-allowed-2017.html)

      abs!

      Excluir
    2. Se gostar de jogar em PC, uma série de jogos que mistura a estratégia em tempo real com mecânicas de furtivamente é a série Commandos. São clássicos do gênero.

      Excluir

Memento mori...carpe diem!