"Como organizar um escritório
Para começar a reorganizar qualquer espaço de trabalho, primeiro encontre escritórios adjacentes e áreas de armazenamento. Às vezes, as plantas ajudam e, muitas vezes, as informações do supervisor do edifício. Se você estiver próximo a aparelhos elétricos, um poço de elevador ou conduítes elétricos principais que passam pelo chão ou no teto, são feitas medições profissionais. Vários clientes em edifícios altos mudaram-se e outros recusaram-se a arrendar espaço em edifícios com CEM. Está se tornando um importante problema de saúde e meio ambiente para os funcionários. Se você descobrir que seu escritório fica ao lado de outros escritórios com equipamentos, tente afastar sua mesa, computador e outros equipamentos a pelo menos um metro de distância.
Coloque estantes ou arquivos lá. Um metro de distância do equipamento operacional é a distância mínima recomendada por muitos e mesmo isso não é suficiente. Tente organizar seu equipamento em uma fileira, em vez de uma configuração de ferradura em que você se senta no meio, onde os campos de várias máquinas podem convergir em um determinado local.
Não existe apenas um nível, a maioria das máquinas emite anéis de intensidade variável que (atenuam) com a distância. O que você está tentando obter é na maioria das vezes em um campo de não mais que 2 miligauss – provavelmente 1 miligauss.
Idealmente, as estações de trabalho devem ter computadores com monitores que possam ser colocados a pelo menos um metro de distância (a menos que seja um monitor LCD). As unidades de disco também devem ser dos usuários, e não próximas às pernas de alguém. Uma impressora em linha reta com o computador, não atrás de alguém, a menos que esteja a pelo menos 2,5 a 3,6 metros de distância. As mesmas copiadoras. Faxes, modems e quaisquer outros equipamentos eletrônicos estão a um metro de distância.
A única coisa que deve estar dentro do comprimento é o teclado do computador. Esteja atento também ao equipamento de outras pessoas. Frequentemente, as exposições mínimas são geradas de um lado de um CRT, dependendo de como o transformador flyback está organizado.
Faça medições para determinar onde está o nível inferior de 1 miligauss com várias máquinas dispostas em longas fileiras, os monitores costas com costas e elevados acima do nível da cabeça
Se uma trabalhadora está grávida ou tentando engravidar, muitas organizações recomendam que ela solicite readaptação no trabalho até depois do parto. No mínimo, ela não deveria trabalhar mais do que vinte horas por semana. A recomendação principal é desligar os equipamentos que estão em uso, ou adquirir equipamentos com desligamento automático de energia. Não basta deixar o computador ligado o dia todo, esteja usando-o ou não.
Além disso, fique longe de equipamentos que estejam operando. Apenas recuar alguns metros de uma máquina de cópia para atingir o objetivo de pressionar o botão de copiar já ajudará. E tente evitar uma exposição cumulativa ao longo do dia.
Algumas empresas oferecem telas anti-reflexo que afirmam servir de escudo contra campos eletromagnéticos. Mas a maioria dessas telas protege apenas contra campos elétricos e não contra radiação magnética, que podem penetrar e são o componente mais preocupante.
(...)
Algumas pessoas afirmam que colocar um grande pedaço de cristal natural em cima de um computador reduzirá os EMF, mas não há informações confiáveis sobre a eficácia disso, e nenhuma teoria plausível explicaria a absorção de EMF por um cristal. Sabe-se que os cristais ressoam em certa frequência - como os cristais dos antigos tubos de rádio - mas esse é um fenômeno diferente da absorção."
___________________________________________________________
Traduzido por mim com ajuda do google tradutor, se tiver algum erro a culpa é minha, mas lamento.
Nota: na parte suprimida do texto o autor menciona uma empresa que faz produtos que limitam a EMF, radiação eletromagnética. Nao tenho certeza se é a mesma empresa (o livro é de 1995), mas achei o link abaixo:
https://www.emrss.com/
O livro tem uma edição mais recente, mas parece que é quase uma reedição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário