![]() |
pexels |
Intro
Já falei de redundância num post anterior e hoje vou me concentrar em redundâncias ou excessos negativos no ambiente doméstico.
Na revisão está a excelência.
Chega uma hora, dentro da minha limitação que só revisando desde os princípios que consigo evoluir, melhorar e, nossa, percebo como sou limitado. Dando uma olhada em vídeos no youtube sobre pessoas que tem ferramentas, rotinas ou maneiras parecidas ou iguais a que tenho, deu vontade de escrever esse post.
Do mesmo jeito que um artista demorar meses pra criar uma pequena e bela escultura, demoramos um longo tempo para avançar centímetros empurrando assim a barreira de nossas limitações apenas um pouquinho para frente e nem sempre essa barreira se move. Um youtuber pode demorar horas para criar um vídeo de 10 minutos. O bom e o belo são produtos do esforço. Por isso reviso regularmente meus ambientes.
Ambientes
Ambiente físico
equilibrar o minimalismo, palheta de cores do ambiente, funcionalidade e beleza para criar um ambiente agradável minha alma sem prejudicar meu corpo é sempre desafiador - gastei muito tempo dinheiro aprendendo a melhorar isso e, claro, tenho limitações cognitivas e financeiras.
Mesmo assim sinto prazer em pesquisar e adquirir um objeto melhor, me livrar de algo que não usei nos últimos 10 anos ou comprar um livro físico que gostei de ler no kindle só pra ver a lombada dele na estante.
Ambiente mental
meditação e estudo ajudam demais - o mais complicado é conseguir administrar cada pensamento, cada instinto, cada impulso - parece que minha alma é um software da steam de Deus e meu corpo é um animal com implantes cibernéticos que tem que rodar esse software. Sou limitado por design. Há conflito constante.
Lembrar que tenho uma alma imortal e que o final é apenas uma gaveta (*) quase anônima num cemitério qualquer me traz uma paz de espírito e a percepção de que não adianta brigar por coisas banais (ainda que mesmo assim eu me esqueça disso no momento seguinte e perca a calma por banalidades)
(*) curiosamente terminaremos todos bem organizados em caixas organizadoras (caixão ou urna funerária, pra quem quiser pagar pra virar pó bem rápido)
Ambiente corporal
não que mente e corpo sejam diferentes, mas é uma maneira didática de explicar, dividindo-os assim.
Equilibrar postura e respiração é um desafio constante - há anos venho desenvolvimento minha consciência postural e hoje minha dificuldade é encontrar e manter a maneira ideal de simplesmente respirar enquanto estou acordado. musculação e artes marciais ajudam demais nisso. Pena que nunca estudei dança e arco e flecha.
Obs.: ainda poderia falar em uma ambiente social por aqui, mas não tenho palavras para descrever a dificuldade de interações sociais - expressar-se adequadamente e conseguir ser compreendido em níveis adequados. Normalmente não dá trabalho, mas no dia a dia só tenho small talk, conversa casual, conversas vãs tipos aquelas sobre o clima e outro temas inúteis. O mais importante da vida nem é comentado.
Regras
- Separe o que nunca usou ou usará para doação ou lixo
- nada é mais redundante do que aquilo que nunca será usado. Claro, há objetos de uso sazonal, como malas de viagem e certas ferramentas que vale a pena conservar porque eventualmente pode se precisar baseado na experiência comum, por exemplo, alguém pode manter uma chave de grifo por 10 anos sem uso em sua caixa de ferramentas (que sorte!), mas nem por isso deve descartá-la.
- aqui no meu apartamento, em razão de falta de espaço deixei de usar o saco de pancadas, pois escolhi conservar uma mesa de inversão no meu escritório e isso tomou o espaço desse saco, continuo treinando socos e chutes, mas apenas atingindo o ar. Nao é ruim pra mim, pois dessa maneira evito desgaste em minhas articulações e ainda mantenho o trabalho cardiovascular.
- Separe o que usaria, mas tem de ser consertado e mande para o conserto. Tudo o que não funciona adequadamente pode gerar um excesso.
- tenho umas calças que sempre rasgam na perna. Como as uso para trabalhar e elas não são baratas (além custo financeiro, também o custo da oportunidade, do tempo), acabo mandando de tempos em tempos para a costureira que faz milagres.
- eventualmente, quando uma geladeira ou máquina de lavar começa a dar problema depois de alguns anos de uso - minha regra é que no prazo de até 5 anos da aquisição posso gastar até 30% do preço de uma máquina nova em consertos.
- alguns móveis como cadeiras e sofás quando são feitos em boa estrutura (madeira, ferro) podem durar uma vida, bastando que se gaste com a troca do estofado - ao longo de uma vida acaba se gastando mais com o estofado do que com a compra inicial do sofá, mas vale a pena. Penso que nosso corpo se adapta ao longo dos anos aos móveis que usamos.
- Planeje a compra de novos itens com base no que você normalmente usa: depois de um tempo, organizar a casa passar a fazer algum sentido e planejar a compra de certos itens fica quase automático.
- bons armários dispensam o uso excessivo de organizadores e ainda diminuem a poluição visual de um ambiente. Exemplo: uma caixa de ferramentas guardada dentro de um armário é um caos ordenado.
- com o tempo percebi que organizar ambientes levando em consideração as cores predominantes é o ideal (todo ambiente tem uma palheta de cores e dificilmente um ambiente estilo "arco iris" será agradável para adultos). O mesmo se aplica ao guarda roupa masculino - azul, branco, preto e cinza são as cores clássicas.
Exemplos práticos
- Guarda roupa - cinto dupla face, roupas que não precisam ser passadas, como roupas de academia que podem ser usadas em vários ambientes (trabalho, rua, academia etc).
- Cozinha - multiprocessador que também funciona como liquidificador, outros casos (Viver sem pressa blog), mesas retráteis. agendamento de compras programadas de produtos de limpeza e alimentos em sites.
- Escritório - computador, impressora multifuncional. O próprio escritório pode se tornar mais versátil, pois no meu exíguo escritório doméstico encaixei um banco de academia, uma bicicleta ergométrica e alguns halteres.
- EDC - Multi-ferramentas/canivete, armas, celular.
- Sala de estar - central de mídia (desktop, notebook, tv box etc) na tv, sofá-cama.
- Pessoas - um parente pode ser um amigo; uma esposa pode cozinhar e costurar e fazer isso cada vez melhor. Nós mesmos podemos nos tornar cada vez mais legais e inteligentes enquanto desenvolvemos habilidades úteis, por meio de leituras, cursos e práticas religiosas.
Casos problemáticos
- utensílios de cozinha - são quase infinitos em variedade, então só vale a pena ter o que é muito utilizado ou o que é muito versátil
- itens da dispensa da cozinha (comida) e temperos - listas de supermercado de acordo com a dieta do indivíduo me ajudam a evitar compras de impulso - refeições livres no final de semana ajudam a diminuir a tentação - pelo que vejo a minha volta é mais fácil para homens comer sempre a mesma coisa do que para mulheres
- itens de higiene pessoal e beleza (principalmente para mulheres) - novamente a ideia é usar o que funciona e fugir de golpes de marketing - ninguém vai ficar com aparência jovem novamente por usar um produto de beleza mesmo.
- itens de tecnologia (principalmente para homens) - eles parecem que copulam e criam filhotes - cabos, acessórios de outros acessórios, conector especial do "não sei o que" e outras pequenas peças esquecidas - tudo isso facilmente se acumulada durante anos.
Conclusão
- http://albertosolon.com.br/homem-no-ano-novo/
- https://scantsa.blogspot.com/2023/02/minimalismo-redundancia-minima.html
- Foto de Max Rahubovskiy: https://www.pexels.com/pt-br/foto/apartamento-castanho-marrom-armarios-7746589/
Me livrei de muita coisa no ano passado, até mesmo devido à mudança de casa.
ResponderExcluirAcho que nada entulha tanto quanto tralha feminina! É um caos!!!!
Abraços
a bagunça feminina tem solucao, mas tem que ter paciencia (aqui em casa estou tratando aos poucos)
Excluirno final é mais do mesmo - fazer lista (mapeamento), associar os objetos a um comodo da casa, verificar móveis e organizadores e eventualmente usar etiquetas
tem até um seriado no netflix que pode ajudar, se as moças da sua familia tiverem paciencia pra ver
https://www.netflix.com/br/title/81094723
abs!
p.s.: exemplo:
Excluirhttps://thehomeedit.com/blogs/the-blog/the-fall-beauty-favorites
Eu já pensei até nas aquisições futuras. Se eu tivesse projetado um quarto menor na minha casa, ia ficar complicado. Pra quem tem 1,90cm de altura é mais fácil ter os objetos em estantes altas de 2-2,20cm, mas pra mim não dá, eu ia ter que ficar tendo que subir no banquinho ou cadeira pra poder pegar o que estivesse na repartição mais alta, fora ter que subir para limpar.
ResponderExcluirExtensão antiga, benjamim, filtro de linha, conversores pra conectar na tv\computador, isso aí eu não quero não. Eu nunca tive um controle de videogame sem fio, comprei um e pra mim tá de bom tamanho. Não jogo 5 horas seguidas e mesmo pra quem joga num desse modelo a bateria aguentaria, mas isso a médio prazo poderia arriar ela e a longo exigir uma bateria nova. Vou pesquisar sobre controle do snes sem fio. Os controles do SNES estão com os cabos dobrados, eles não esticam mais de boa, um até quase se soltou da ponta que conecta no controle, deu até pra ver as cores dos fios, eu desmontei o controle e removi esse cabo. E essa carcaça é a melhor que tenho pra jogar, esse controle tá amaciado. O outro que veio apesar de não estar na mesma situação de amarelamento está com o botão select "comido", tem que apertar com mais força.
Sobre as ferramentas que se tem em casa, quanto maior a propriedade e mais construções e plantas, maior será o serviço pra mantê-la arrumada. Eu não penso em comprar motossera, se um dia uma arvore tiver que ser cortada porque já deu o que tinha de dar, eu peço um cerrote ou um facão e eu mesmo corto, já que não tenho e nem quero ter uma árvore de grande porte, pois essas dão uma trabalheira danada, toda semana folhas demais para juntar, marimbondos moram nelas, ainda tem o fato de quando ela estiver na vez de cortar ter que usar um motosserra e hoje um dia de serviço de alguém que tenha motosserra está custando R$ 250,00 ou mais, fora se vc tiver que dar uma meranda\almoço, além do fato de que eu evito colocar qualquer um pra dentro da casa. Já tive problema anos atrás com pessoa que veio fazer serviço com motosserra, recebeu o combinado, mas não cortou como combinado. Não insisti mais porque pra um malandro desses querer me agredir e depois eu matar ele, a puliça e a reportagem me colocariam como errado. Alguém chegar aqui com conversa de que tenho que plantar um monte de árvores frutíferas eu digo que não, já tenho plantas suficientes, se insistir muito eu explico o trabalho que dá, se tornar a insistir aí já posso começar a considerar demiti-la da minha vida. Pessoal que gostava de ganhar as frutas e sucos lá da casa que morava com parentes nunca chegaram toda semana pra limpar folhas, capinar, cortar galhos, bater veneno, etc., só comer e beber sem ter sua parte na trabalheira que dá.
Eu não sei se já pensou isso, mas numa casa que tem dois banheiros(um pro dono(s) e outro pros demais que vem visitar, trabalhar, estudar), o certo é deixar a porta do seu banheiro fechada na chave. Tem gente que pode entrar de xereta no seu banheiro e outros que podem entrar pra usar não sabendo que aquele é só seu, então pra evitar isso porta fechada. Os banheiros da minha casa são exatamente dos mesmos tamanhos, todos com chuveiro, vaso, lajotados, lâmpadas, divisória, não tem dessa deu dar um banheiro acabado pros outros. E como o banheiro é só pra quem vem de fora, se caso alguém bagunçar, não vai ter dessa de dizer que fui eu e os demais tb vão saber que foi outro que bagunçou. Por exemplo, estamos em cinco estudando, eu fui para o banheiro do lado de lá, voltei, um fui para o banheiro do outro lado voltou, outro foi para o mesmo banheiro e chegou lá algo estava detonado, então a conclusão só pode ser de que o usuário anterior do banheiro que arregaçou com ele. Se fizer bagunça no banheiro, não brigo, não cobro, só não quero mais na minha casa.
"os objetos em estantes altas de 2-2,20cm" existem estantes que já vem com uma escada "acoplada":
Excluirhttps://www.combine.com.br/estante-biblioteca-vicenza-2-corpos-com-escada-weihermann-branco
prateleiras mais altas sao pra guardar coisas que raramente precisamos mexer
"controle de videogame" - hoje só uso o do xbox sem fio e ele usa pilhas comuns
"banheiro" vc tb pode colocar camera no corredor do lado de fora do banheiro
"Pessoal que gostava de ganhar (...) só comer e beber sem ter sua parte na trabalheira que dá." - se for da família ou amigos próximos acho que dá pra fazer por amor de vez em quando. dessa vida nada se leva e uma mao lava a outra no final
Câmeras de vigilância nem de faz de conta como tem em uns locais aí.
ExcluirO do xbox só joguei no de 360º.
Não me arrisco numa escada dessas, fora q nem local no quarto tem pra uma escada
O problema é abuso da boa vontade. Não sou de mentir que a geladeira ta vazia quando chamo alguém pra minha casa e nem de ficar nessa de ligar pra pedir marmitex ou salgados e cada um que pague o seu. Não tem nem sentido eu fazer isso, se na minha casa eu for ficar numa muquiranice dessas, tá complicado viu. O que eu como talvez a pessoa não goste, como já aconteceu de um que comeu um cachorro-quente e não gostou da salada, a salada foi feita naquele dia, tudo na data de validade, não tinha nada ali que passou do ponto, o caso foi que a pessoa não gosta de ingredientes da salada, mora na zona rural e não gosta de verduras, complicado e essa pessoa gosta demais de misto-quente que é um lanche mais rápido de fazer e menos gostoso que esses cachorros-quentes que faço, mas cada um tem seus gostos alimentares.
Uma mão lava a outra, as duas lavam o........ As panelas eu mesmo lavo. Uma vez um amigo disse que iria lavar a vasilha depois que almoçou, eu não disse pra ele fazer isso, eu mesmo lavo, não tenho problema com isso. Ele não lavou direito, ficou engordurada e essa vasilha era duma vizinha estrangeira que eu tinha e deu uma comida típica do país dela. Eu já pensei sobre morar com uma latina, mas estavam querendo um valor absurdo e nessa época eu ainda não tinha casa, se eu fosse gastar o dinheiro com passagem de avião, documentação,etc. pra trazer uma latina pra cá, a casa iria demorar mais pra ser feita. Esse negócio de ficar de lero-lero com mulher na internet é bobagem, mas ir lá, conhecer, ver que vai dar certo e trazer é outra situação. Já começa com vantagens: parentes dela são de outro país, não podem vir fácil pra cá, não tem casa aqui, ou seja, não tem visita inesperada e qualquer coisa se insistir muito um telefonema lá pro controle de imigração ou um disk denúncia que tão carregando bomba pra explodir o avião já resolve, muita gente pelo "desaforo" com as autoridades brasileiras, diria que foi a última viagem pra cá, pronto, menos malas sem alça. Agora se forem um sogro e uma sogra dos bons, tem que ajudar sim, porque se não fossem eles não teria a filha deles.
se estamos cercados de gente merda, a unica solucao é se isolar.
Excluireu casaria com uma mulher religiosa (dificil é encontrar)
se conseguir uma boa mulher é dificil, imagine com bons sogros.
o homem no bostil já está ferrado por default, padrao
"O do xbox só joguei no de 360º." tinha um desse e quebrou depois de anos. comprei o do xbox x e nao me arrependo. muito bom. compatibilidade perfeita com windows e emulacao
https://www.youtube.com/watch?v=dhUmHU7kLSU&t=14s&ab_channel=CortesTrezoit%C3%A3o
ExcluirNa situação atual, eu com 20-25 anos de idade numa situação alternativa sem ter conhecido algumas pessoas na minha vida, tendo uma casa(nessa idade no passado eu não tinha uma casa, não tinha nem o dinheiro pra comprar um terreno), eu iria arranjar uma de 18-20 anos em outro país. "Ah, mas o preço da passagem, ah, mas a hospedagem, ah, mas a diferença gastronômica". É aquilo, se eu tivesse o dinheiro disso tudo, mesmo que juntado com muito esforço, eu iria, pois só daria pra saber se encontraria se eu fosse. Hoje é domingo, passou da metade do dia, tem gente aí que ao invés de estar de boa na sua casa tá aturando uma mulher chata, por ser frouxonaro e ter medo de ficar sozinho ou porque ela é mãe do seus filhos. Existe sentar e conversar pra melhorar a vida a dois, mas se sentando e conversando não resolveu, existe oração, se a oração não resolveu, tem que pedir as contas, como o tiaguinho canta: deu pra mim, não dá mais, não tenho que correr atrás. Acabou, eu fui!(ou ela foi!).
ResponderExcluirCoisa boa é estar deitado na rede e a mulher vir de mansinho dar beijinho.