organize-se e vá viver sua vida

08 fevereiro, 2025

[$] Dia de Finanças Semanal

 



Intro


Inflação.

Neste ano de 2025, em razão de mais uma crise econômica gerada pelo governo esquerdista da vez, sou obrigado a dar mais atenção ao orçamento doméstico. Vários alimentos aumentaram de preços uns 50%, ainda que os índices oficiais maquiados digam que foi bem menos (confiar no IBGE é pra amadores ou mamadores). Um macete prático é comparar o preço das coisas no ano passado com esse ano.  Tem item que quase dobrou de preço.


Minha prática


  • Uma vez por semana tenho olhado minhas finanças: poupança (reserva de emergência), fatura e dívidas parceladas no cartão, proventos que ainda serão pagos (bastter system) etc.
  • Como sempre vivi abaixo do meu limite financeiro, tenho sempre alguma "gordura" pra queimar, mesmo assim é momento de se ter cuidado. 
  • Caso eu precise, tenho alguns ativos  pra me livrar na carteira, com prejuízo, mas faz parte do jogo, pois meus lucros superam meus prejuízos e não é possível acertar sempre. ninguém normal consegue - eu nao sou fora da curva.
  • Certas compras não essenciais agora vou deixar para o futuro, itens que gosto de comprar, como relógio, mochila etc - vou continuar com os meus "velhos".

  • eu ainda dou sorte pq sou funça - o pessoal assalariado ou informais deve estar sentindo demais. RJ virou a Grécia. É muito normal funça pegar empréstimo no contracheque - eu nunca peguei pq sempre fui metódico - com a taxa de juros de empréstimos no BR isso acaba virando um tipo de escravidão financeira misturada com bolas de neves de juros compostos a favor do banco. A solução é, pra quem puder, cortar na carne e ser low profile. Eu sou low profile pra caralho. No final o mindset é que faz a diferença. Aprendi com bastter a nao investir com dívida.

 

Conclusão 


"o olho do dono é que engorda o gado"

 

Se eu não prestar atenção nos números, vai dar merda no fluxo de caixa. 

abs!


_______________________________________________________

  • Foto de Nataliya Vaitkevich: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-cafe-smartphone-mesa-8927463/

2 comentários:

  1. Sim. Eu tomo muito cuidado, mesmo não fazendo uma atualização financeira no meu blog faz tempo. E Lula que vai tomar no meio do rabo dele. Não vou parar de comer carne (peixe, gado, frango e porco) - ainda mais agora que o objetivo é consumir mais proteína por causa da minha consistência na academia e pelo prazer de treinar constantemente que retornou forte -, mas fruta, que é essencial e anti cancerígeno, aqui no sul já tava caro por causa das enchentes, agora em 2025 algumas ficaram quase impossíveis pro trabalhador brasileiro que ganha menos de dois salários mínimos. Resultado: se alimenta de comida gordurosa, sem / quase nenhuma salada e com passar do tempo... Doenças aparecem e, com o passar dos anos, câncer aparece. Claro que alimentação não é o único fator.... Vou parar aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade
      tempos sinistros
      comer bem é o mínimo - o resto dá pra empurrar com a barriga
      o que nao dá pra empurrar é a própria barriga

      abs!

      Excluir