Insultado por um homem embriagado que o chamou de filho adotivo, Édipo, herdeiro do trono de Corinto, se dirige a Delfos em busca de respostas sobre sua origem. Ao consultar o oráculo de Apolo, Édipo não tem uma resposta para sua pergunta. Mas o deus lhe faz uma revelação: um dia ele mataria o pai e se casaria com a própria mãe, tendo com ela filhos. (Sinopse)
Otto Maria Carpeaux vê em Sófocles um “grandíssimo artista” com capacidade de construir personagens com os quais o homem moderno certamente é capaz de se identificar, como Édipo ou Antígona. Sobre a construção dramática de “Édipo Rei”, Carpeaux diz tratar-se de uma maestria quase sem par. (José Monir Nasser, Expedições Pelo Mundo da Cultura)
A Trilogia Tebana, de Sófocles, é composta por três tragédias: Édipo Rei, Édipo em Colona e Antígona. Elas narram a história da família de Édipo, que enfrenta uma série de desgraças devido a uma maldição ancestral, que inclui a morte do pai e o casamento com a mãe. A trilogia explora temas como destino, livre-arbítrio, justiça e a natureza humana.
Resumo das peças:
Édipo Rei: Édipo, rei de Tebas, tenta descobrir o assassino do rei anterior e, ao fazê-lo, revela que é o próprio assassino, além de descobrir que se casou com sua mãe, Jocasta, e que é o filho do rei anterior.
Édipo em Colona: Édipo, cego e exilado, busca refúgio em Colona, onde é acolhido e morre em paz, cumprindo uma profecia.
Antígona: Antígona, filha de Édipo, desafia as ordens do rei Creonte e enterra o corpo do irmão Polinices, contrariando uma lei que proíbe o sepultamento de traidores. Essa decisão leva à tragédia de Antígona, que é condenada à morte. (IA Google)
Clássico essencial
peças curtas e fáceis de ler. Essa edição tem várias notas do tradutor, o que facilita na hora que se encontra termos obscuros. Provavelmente o que acontece com Édipo acidentalmente é uma das piores merdas que poderia acontecer com um homem. O final é muito bom e muito triste.
Leitura absolutamente necessária.
abs!
______________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário