[Livro] Acabe com bagunça - Organize sua casa, melhore a limpeza e ponha fim nos caos (2007)/ Ewer, Cynthia Towley

capa

 


A - Introdução



Um livro legal, mas dispensável.

Com o advento da internet, a maioria das informações nele contidos podem ser encontradas pelo google e como ele é voltado para família, fica um pouco fora do foco desse blog, que é direcionado a homens solteiros.

Mesmo assim há ideias valiosas:

"Organização é um processo, não é um produto. Implica tempo e raciocínio, esforço e motivação - e nada disso se compra numa loja. Nenhum item, por mais útil que seja, pode por si só colocar você a caminho de uma organização melhor. Em resumo: ninguém se organiza comprando coisas que acabam sendo postas à venda."

B - Lições


Crie centros de Atividade - a ideia é concentrar uma atividade em um lugar específico e nele colocar todos os objeto necessários à realização dessa atividade:


  • Um foco - para cada centro, uma só atividade,
  • Uma área específica - estabeleça um lugar exclusivo para a realização da atividade
  • Locais de guardar utensílios e suprimentos - faça com que todos os itens necessários estejam disponíveis no centro.

Organização em Zonas - guarde os utensílios e suprimentos conforme a frequência do uso.

Zonas quentes -  " A parte da frente das gavetas, prateleiras ao nível dos olhos e o espaço para guardar coisas numa área de trabalho constituem o lugar para itens muito usados. São áreas que a mão alcança sem esforço (...)
Zonas mornas - "são pouco mais difíceis de alcançar como o fundo da gaveta ou uma prateleira mais no alto. Você precisa se esticar, se curvar ou abir mais as portas para ter acesso à zona morna. Coloque ali os itens que você usa só de vez em quando (uma vez por mês)."
Zonas frias - "São escuros e obscuros. São impossíveis de alcançar sem um escada ou sem ficar de quatro. Os recessos da estante de baixo ou o armários sobre a geladeira (...). É onde você coloca os itens que menos usa (...). (...) Pense assim: o frio os conservará muito bem!""

Etiquetas nunca são demais - arranje um etiquetador eletrônico.

Mais difícil pegar do que guardar - para manter as coisas em ordem, faça com que seja mais difícil pegar alguma coisa do que guardá-la

Vertical - quando se trata de organizar, escolha sempre a vertical em vez da horizontal.

C - Conclusão 


Bom livro, mas não essencial.

Grande abraço!

_____________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!