Como Alugar Um Bom Imóvel (2018)

 

pexels

Atualizado em 2021

Introdução


A maior parte da minha vida morei em casas e penso que elas podem até ser melhor para morar, mas atualmente prefiro apartamentos por serem mais práticos pelos seguintes motivos:


  • Salvo no interior, são mais fáceis  e baratos de administrar, principalmente quando se busca a IF e se viaja nas férias;
  • Não tenho ideia do tamanho da família que formarei;
  • Não tenho ideia de onde e quando comprarei meu primeiro imóvel.



Critérios de Escolha


São eles:

  1. Localização
  2. Área útil
  3. Estado de conservação
  4. Preço
  5. Acústica
  6. Temperatura


1 - Localização

o imóvel de ser perto do que você precisa que seja perto (localização positiva) e longe do que você precisa que fique longe (localização negativa).

Vale a pena morar longe de rodovias, vias movimentadas ou indústrias em razão da emissão de gazes poluentes e não só pelo barulho. 


Uma vantagem de quem mora no interior é o ar puro.

O ideal é morar perto, mas não ao lado do trabalho. Uma distância razoável permitirá que você caminhe, o que é bom exercício.
Também deverá ser próximo a pontos de comércio (supermercado, academia e drogaria) e meios de transporte (ônibus, trem, metrô).
A depender da sua vida, você precisará morar longe de certos parentes e de ex-namoradas.
Você também deve morar longe de áreas de conflito entre polícia e bandidagem, pois ninguém que ser atingido em um eventual tiroteio, ainda que isso custe mais caro. Evite morar em favelas e proximidades de presídios.


2 - Área útil

a importância do tamanho do imóvel vai depender do tamanho da sua família. Alugar um imóvel para ostentar é jogar dinheiro no lixo. 

Solteiros vivem bem em quitinetes ou em apartamentos básicos de quarto, sala, cozinha banheiro.
Casados ou companheiros sem filhos precisam de imóveis de dois quartos no mínimo. O segundo quarto servirá de home office e caverna masculina, onde ele "poderá se isolar de sua mulher menstruada por algumas horas e voltar a ser feliz".


3 - Estado de conservação

evite se puder imóveis mal conservados, pois isso evitará dores de cabeça. 

Normalmente, quanto mais antigo o imóvel, maior o grau de deterioração causada pelo simples decorrer do tempo. A exceção são os imóveis antigos reformados. 

Se o proprietário não sabe conservar o que é dele, imagino que não será um bom contratante. Eis alguns exemplos dos problemas mais comuns:

  • Fiação aparente ou com gambiarras;
  • Pisos soltando;
  • Problemas com alvenaria (reboco soltando: dê alguns soquinhos na parede para verificar a resistência);
  • Paredes com infiltrações;
  • Descarga sem força;
  • Morcegos no forro do imóvel;
  • Banheiro que apresenta mal cheiro, mesmo sem uso;
  • Imóvel sujo ou com entulhos;


4 - Preço

você não deve pagar um aluguel superior a 30 por cento de sua renda líquida e quanto mais abaixo desse limite melhor. 

Exceção ao limite de 30%:  quando você paga mais para viver em um bairro melhor e tem oportunidade de usufruir de serviços públicos de melhor qualidade que compensam o valor do aluguel mais alto. Exemplo 1: escola pública de qualidade para os filhos. Exemplo 2: transporte público de qualidade que substitui o gasto com  manutenção de um carro.

O critério do preço, se possível, só deve ser levado em consideração após a satisfação dos critérios anteriores (localização, área útil e estado de conservação).

Sempre pechinche o preço, pois você não tem nada a perder e o que não falta são imóveis para alugar.



5 - Acústica

imóveis barulhentos tirarão sua paz. Esse barulho pode ser causado por vizinhos ou por terceiros, como o caso de imóveis localizados em ruas de grande tráfego de veículos.

Se não houver solução melhor, use abafadores de ruído.

Amo animais, mas vizinhos com muitos animais de estimação podem atrapalhar seu dia, seja pelo barulho, seja pelo cheiro. Claro que depende da raça, pois há cães bem "comedidos" nos latidos, mas fique longe daqueles vizinhos que querem montar grandes canis no prédio que você quer morar. 

Como descobrir se o imóvel é muito barulhento? Você precisa visitar o imóvel em horários diferentes (dentro e fora do horário comercial) e em dias diferentes (dias úteis X finais de semana).
Caso Prático: "A tendência é quem aprecia o silêncio ser visto como chato pela grande massa desrespeitosa, mal educada e barulhenta. Barulho em excesso, para mim, anda de mãos dadas com falta de educação e ignorância, pequenez de alma.
É bem a cara do Brasil, um atraso. Moro em um bairro de classe média, segundo andar de um prédio pequeno com 20 apartamentos e é raro um instante de paz por aqui. Motos com escapamentos, aleatórios berrando na rua de madrugada, flanelinhas que só sabem se comunicar aos gritos, gente conversando em altíssima voz - que muitas vezes estão do outro lado da calçada, pasme - a qualquer hora do dia.
Também tem os vagabundos do apto térreo ao lado que dão festa em plena terça feira até o sol raiar, os filhos do vizinho correndo e gritando. Detalhe: ambos com mais de 10 anos e cada pisada estremecem as paredes do meu apartamento. Isso porque moram embaixo... Ah, e claro, o som alto. Sou obrigado a ouvir música de merda quase sempre.
Adoro música mas, como você, também não faço questão de ouvir o tempo todo. Por mim, até os supermercados poderiam abrir mão do som ambiente, seria maravilhoso fazer as compras com menos ruído.
Também sonho um dia me mudar para um lugar tranquilo, blindado acusticamente. Pelo bem da minha saúde física e mental. Sinto que cada dia estou mais irritado, mau humorado, prestes a enlouquecer e o motivo é o excesso de barulho que rouba a minha paz." (Anônimo)

6 - Temperatura: imóveis com tetos mais baixos são mais quentes, mas a temperatura, por óbvio, também depende da posição e intensidade em que os raios solares incidem na parede do imóvel, além de vários outros fatores. 

Em prédios, normalmente os andares mais baixos são menos quentes, mas mais vulneráveis a barulho. 

Conforme explica o Blog Casa Show:

"Normalmente, as casas e os apartamentos voltados para o norte terão iluminação e aquecimento praticamente o dia inteiro, de janeiro a janeiro. Isso é ótimo na teoria, mas você precisa levar em conta também a região em que a propriedade está localizada. Se sua cidade é excessivamente quente, por exemplo, não é tão vantajoso ter a incidência solar durante o dia todo, não acha? Outro detalhe que você precisa ter em mente é que não adianta escolher um imóvel voltado para a face norte se logo à sua frente há um grande prédio ou mesmo uma árvore frondosa obstruindo a passagem de luz e calor."

É claro que ar condicionado ajuda bastante, mas eleva o preço da conta elétrica. Daí a importância de escolher imóveis bem arejados e usar ventiladores (ventilador de teto é melhor, mas gasta mais energia que o ventilador de mesa).

Como descobrir se a temperatura é agradável? Você precisa visitar o imóvel em horários diferentes...


Conclusão


Enfim, acho que usar critérios de escolha pode ajudar na tomada de uma melhor decisão e espero ter ajudado. 

O ambiente afeta a todos e gastar mais para usufruir de um ambiente salubre pode ajuda a preservar sua saúde física e mental, te deixando mais feliz.

Grande abraço!

_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!