Introdução
Um filme desconfortante sobre como definir o que é verdade, quando só há provas testemunhais e as diferentes testemunham mentem para encobrir seu envolvimento.
Claro que na época retratada pelo filme não havia perícia forense como nos tempos atuais, mas ainda hoje continua difícil ou impossível encontrar a verdade.
Claro que na época retratada pelo filme não havia perícia forense como nos tempos atuais, mas ainda hoje continua difícil ou impossível encontrar a verdade.
Sinopse
"Um monge e um lenhador protegem-se da chuva sob um portal abandonado quando um camponês se une a eles. Os dois estão visivelmente perturbados; o lenhador por uma estória que não faz sentido e o monge pela constatação da maldade inerente da condição humana.
O lenhador começa a contar o julgamento que presenciaram há três dias atrás e que testemunharam. Nada viram do crime, o assassinato de um samurai que viajava com a esposa, apenas presenciaram o início e o fim da estória. O monge viu o samurai conduzindo sua esposa, o lenhador encontrou o corpo."
Por que Assistir?
- Porque é um clássico do cinema oriental e um dos melhores filmes de todos os tempos;
- Para entender a dificuldade de se obter a verdade (às vezes é impossível e até o Judiciário se contenta com as migalhas que consegue); Essa mesma dificuldade existe quando se estuda a História e busca-se reconstruir fatos sobre civilizações extintas.
- Para manter sua esperança na redenção humana, apesar de toda a maldade existente.
Conclusão
Ver um clássico é um risco, já que, na maioria das vezes, existe a real possibilidade de o expectador terminar o filme um pouco melhor do que quando entrou nele, o que, de todo modo, é um ganho significativo.
Grande abraço!
___________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário