[Ambiente] Sala de Estar

pexels - exemplo de um modelo de ambiente organizado

Atualizado em nov/2021

1 - Introdução


Devemos escolher melhor a qualidade do que assistimos. 

Hoje isso significa esquecer a televisão aberta e pensar em serviços de streaming ou outras possibilidades.


2 - Elementos Low Cost


Um layout ideal.
Foto: Saudoso HT forum




2.1 - Sofá - de estrutura em madeira, aço ou ferro tendem a durar mais e precisa ser grande e forte o suficiente para que você possa dormir ou fazer sexo com sua mulher sem problemas entre um filme e outro.

Almofadas fazem toda diferença para apoiar a cabeça ou o corpo nesses momentos. Uma manta ajuda nos dias frios.

2.2 - Rack para TV - de madeira, aço ou ferro tendem a durar mais e precisa ser "aberto" o suficiente para que não prejudique a ventilação dos aparelhos nele contidos. 

Pessoalmente tenho um rack de madeira rústica e ficou fácil fazer buracos com a furadeira para passar os fios e melhorar a organização, sem comprometer tanto a ventilação.

2.3 - TV/Som - Precisa ter entrada hdmi e um tamanho que atenda suas necessidades. 
  • Televisão - tenho uma tv lg de 47 polegadas ligada a um par de Monitores ativos Microlab Solo 5c 80watts Rms Preto: a parte "smart" só ajuda para ver filmes direito do pen drive e a caixas de som estão entre as mais baratas do fabricante (não são ótimas, mas quebram o galho)
      • Sistemas de som - antes de gastar 1000 reais em algum home Theater vagabundo imaginando que conseguirá uma qualidade sonora de cinema, recomendo que leia esse post.

 

  • Android Box - com essa caixinha você pode acessar youtube ou netflix, jogar retro games e experimentar qualquer vídeo, música ou foto que você tenha coloque em hd externo ou pen drive. Muito mais amplo que a função "smart' da minha televisão, mas na da supera um PC.
  • No Break - Esse é dispensável, mas já me ajudou terminar uma cena de filme com calma antes de ter de desligar tudo.
      • Aterramento - o ideal é ter aterramento + condicionador de energia e não há como substituir isso na prática. Por outro lado, é possível viver sem aterramento por sua própria conta e nesse caso não compensa adquirir equipamentos caros para sua sala de tv, pois equipamentos top são sensíveis a qualidade vagabunda de energia elétrica que temos no Brasil.

 

  • HTPC  X Vídeos e Games antigos - assim como acontece com videogames antigos que apresentam uma imagem melhor em televisores antigos, vídeos antigos, por sua baixa resolução também são melhor visualizados em telas pequenas ou em tvs de tubo. Por outro lado é muito complicado manter aparelhos antigos, pq ocupam muito espaço e necessitam de manutenção especializada. A solução mais low cost que encontrei foi ligar um PC ou notebook via HDMI em uma tv moderna e usar emuladores.

2.4 - Ventilador e/ou Ar condicionado - com o calor dos trópicos não se brinca. Deixe para suar na academia.

3 - Iluminação


Iluminação atrás da TV - possivelmente facilita o trabalho da visão. No meu caso usei um abajur atrás da TV, mas existe também a possibilidade de usar luzes de led como na foto acima

4 - Arrumação de Cabos


visão traseira do meu rack: de frente os fios pouco aparecem.

Não há perfeição aqui, faça o melhor possível para escondê-los

5 - Funções da Sala


As funções mais comuns da sala são:

  1. sala de recreação/TV/cinema doméstico;
  2. sala de visitas/jantar;
  3. sala de jogos/ vídeo games;
Outras:
        1. biblioteca
        2. escritório/home office; 
        3. sala de estudo; 


Obs.: Coleções - A sala é ideal para abrigar coleções como de livros e quadrinhos, desde que não torne o lugar um depósito de tranqueiras: Na sala, dvds, jogos de vídeo game e Cds devem ser preferencialmente guardados em armários, gavetas, caixas organizadoras ou similares, o que, além de proteger, evita poluição visual.

4 - Conclusão


Tudo isso acima ajuda a ter conforto em casa, mas se quiser ser frugal basta um celular (ou notebook) e um fone de ouvido - deite-se no chão e use roupas como travesseiro. 

Monte sua sala e divirta-se.

Grande abraço

_________________________________________


Sites e obras de consulta:
  • http://moveiswilfama.com.br
  • https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/indicacoes-de-sistemas-2-0-2-1-ou-5-1-cxb-tabela-pag-01.562215/
  • https://emerago.com.br/rack-bancada-wil-fama-501
  • Organize e Simplifique a Sua Vida - Kathi Lipp

Itens que utilizo:

  1. conjunto mesa jantar em aço (rt lisiane 140 x 80 - comprei na casas Bahia quando saí de casa e duraria a vida inteira, mas resolvi trocar por um modelo mais estético em madeira e vidro)  troquei por um modelo mais bonito
  2. sofá cama de madeira rústica (nobreart - já quebrou duas vezes, mas basta colar a madeira ou chamar um marceneiro)
  3. Smart TV  - Cinema 3D LED 47" Full HD LG 47LA6610 
  4. Home Theater Samsung: HT-F5500 Com Fio (comprei anos antes de escrever esse post, já está dando pau e só mantenho pq tem entrada para dvd/bluray. Não recomendaria atualmente e já descartei as caixas de som) - quebrou e uso novas caixas de som
  5. Ventilador  - Arno turbo silencioso (bom e barato, mas um ventilador de teto seria mais eficiente, ainda que com maior custo de manutenção)
  6. OuyaMi Box e PS2
  7. no-break: APC 600
  8. ar condicionado de parede (mais econômico)
  9. notebook - mas penso que montar um HPC quando tiver dinheiro sobrando.
  10. rack de madeira rustica will Fama (versão 2016):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!