[Livro] Checklist - Como fazer as coisas benfeitas (2011) Atul Gawande




 
lido o livro físico em 2023; post revisado em 2023

 

Introdução



Não analisamos fracassos rotineiros em educação, em advocacia, em programas governamentais, no setor financeiro e em muitas outras áreas. 

Não examinamos os padrões de nossas falhas recorrentes nem desenvolvemos e aprimoramos possíveis soluções para esses erros reiterados.

Uma anormalidade pode evoluir para um quase acidente (situação anormal que não causou dano) ou mesmo um acidente dependendo da atuação do profissional em seguir adequadamente os procedimentos preconizados para aquela situação anormal. Manter a calma e seguir o preconizado é mais eficaz. 

A boa comunicação e o trabalho em equipe são mais eficazes que tentar realizar um ato "heroico" ou de extrema habilidade técnica.

Durante um ano, Pronovost e seus colegas monitoraram as ações dos profissionais usando o checklist de uso de cateter que ele desenvolveu. Os resultados foram tão drásticos que eles chegaram a questionar suas descobertas. A taxa de infecção de cateteres usados por 10 dias caiu de 11% para zero. No intuito de confirmar as conclusões, acompanharam os pacientes por mais 15 meses. Apenas duas infecções ocorreram nesse período. Segundo seus cálculos, somente nesse hospital o checklist havia evitado 43 infecções e 8 mortes, alem de reduzir custos em 2 milhões de dólares.

Conselhos Úteis



O checklist utilizado em sistemas complexos como a aviação é uma ferramenta auxiliar à tomada de decisão. Citando um veterano piloto, o autor lembra o fato de que o checklist deve significar parte da "filosofia de voo" de uma companhia aérea. Gawande fez entrevistas e visitou várias indústrias, e com a aviação aprendeu que existem checklists bons e ruins. Os ruins, em geral, são vagos, imprecisos, longos demais, difíceis de usar e pouco práticos. "São feitos por burocratas que não têm ideia das situações em que serão usados" (página 192). 

Nenhum piloto assina o checklist, mas todos devem segui-lo corretamente para evitar acidentes e superar eventuais emergências. 

Numa passagem do livro, Gawande descreve seu diálogo com uma enfermeira, a qual, ao perguntar sobre o checklist, recebe como resposta um papel com os itens ticados corretamente. Gawande, de forma incisiva, retruca: "Deve ser um Checklist verbal, um Checklist de equipe" (página 120).

De acordo com a filosofia que orienta o checklist, este deve ser aplicado nas pausas e momentos em que o contexto exija. 

Em determinadas situações, o hospital ou serviço deve ter um checklist específico para um determinado tipo de cirurgia (cirurgia com uso de instrumental múltiplo, por exemplo) ou situação clínica (acesso venoso profundo ou parada cardiorrespiratória, por exemplo). 

Um checklist não pode ser extenso. Uma regra prática muito comum é mantê-lo entre cinco e nove itens, que é o limite da memória operacional. Mas Boorman não sugere que essa ideia seja seguida à risca. “Tudo depende do contexto”, disse ele. “Em algumas situações, só se dispõe de 20 segundos. Em outras, talvez, haja vários minutos disponíveis.

O checklist deve ser aprimorado até que esteja reduzido aos itens críticos absolutamente essenciais: O checklist deve ser datado de sua última atualização e sempre deve ser revisto quanto à sua adequação à evolução científica e tecnológica.


Conclusão


Segundo Gawande: 


"os checklists não devem se converter em imposições calcificadas, que inibem em vez de ajudar. Até os checklists mais simples exigem revisões frequentes e aprimoramentos constantes. Os fabricantes de aviões inserem a data de emissão em todos os checklists, pois o checklist deve mudar ao longo do tempo. Afinal, é apenas uma ajuda. Se não contribui para a efetividade dos procedimentos, algo está errado..."(página 193).


Grande abraço!


_______________________________________________________

  • https://proqualis.net/resenha/checklist-como-fazer-coisas-benfeitas
  • http://www.sendme.com.br/09MEUSBLOGS/DESAVISADO/Extratos/checklistscomofazerascoisasD&S.htm
  • https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/RESENHA-CR%C3%8DTICA-CHECKLIST-COMO-FAZER-AS-1308584.html
  • http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/657436.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!