Acervo Pessoal Paraty-RJ |
1 - Introdução
A mídia gosta de associar felicidade e propriedade, como se fôssemos felizes apenas por ter o hábito de adquirir produtos de determinada marca.
Se isso fosse felicidade, gente rica não cometeria suicídio. Simples Assim.
Para independência financeira ou apenas saúde, riqueza e sabedoria, acho que é interessante buscar as seguintes diretrizes:
- Escolha um hobby onde você possa crescer como pessoa. Isso significa que você deve ficar cada vez melhor com o tempo passando pelas fases de iniciante, Intermediário, avançado e Mestre. Se a melhoria parar, abandone o hobby.
- Escolha um hobby que possa torná-lo mais saudável, mais rico ou mais sábio. Se o hobby não faz nenhum dos três. Largue.
- Se envolva. Seja produtivo. Crie algo que outras pessoas gostem.
2 - Custos de um Hobby
Quanto seu passatempo atual custando-lhe em anos?
Obs.: eu mesmo sou um colecionador compulsivo de quadrinhos, livros e outras bugigangas geeks. Estou tentando controlar isso, mas tenho recaídas.
Multiplique seu gasto mental com o Hobby por 300. Em seguida, divida-a com sua taxa de poupança mensal.
Este é o número de meses em que seu Hobby está impedindo você de se aposentar, por exemplo.
Se sua conta é de R$ 50 e sua economia mensal é de R$ 500, então seu Hobby está atrasando sua aposentadoria em 50 × 300/500 = 30 meses ou quase três anos.
Para os geeks, os 300 vêm da taxa de retirada anual principal de 4%, portanto 12 / 0.04 = 300.
3 - Alguns Hobbies gratuitos
1. Leitura - grátis na biblioteca ou pela internet ou relativamente barato da livraria/sebo (há livros que custam 1 real).2. Ouvir música - grátis (álbuns que eu já possuo ou youtube) ou barato (eu poderia comprar 1 álbum por mês)3. Assistir vídeos - filmes e animações grátis pelo youtube4. Correr, caminhar ou malhar na praça5. Meditar: sentado, deitado ou na rede.
Conclusão
Encontre um Passatempo Gratuito e ocupe seu tempo sem perder dinheiro.
Grande abraço!
__________________________________________________
O prazer está nos momentos e não nas coisas, eu como bom paulistano do interior, sou louco por cachoeiras, natureza, passeios no mato mesmo, um excelente hobby, quase não custa nada, conhecemos pessoas de várias "tribos" e diferentes culturas... O brasil é sensacional.
ResponderExcluirE, Scant, nem vou citar corrida ou pedal, paixões que unem o sossego com a saúde. Falando em saúde como anda cuidando da sua, firme e forte nos treinos/alimentação em casa também?
Abraços.
" passeios no mato" - ótima menção
Excluir"firme e forte nos treinos/alimentação" - to de boa. sigo firme e sentido dores pelo corpo (a idade pesa), mas graças a Deus pelo teletrabalho, quiropraxista e suplementos alimentares.
abs!
Fala Scant, no meu ver não é tão simples e fácil achar um hoobie, apesar de muitas pessoas terem muitos iguais, algo que vem de coração e que se encaixe nessas regra não é simples, eu mesmo não tenho nenhum que não seja inútil hahahaa
ResponderExcluirAbçs
Olá, TR e Scant.
Excluir"Eu mesmo não tenho nenhum que não seja inútil" Dependendo do ponto de vista, qualquer coisa é inútil. Nossa vida inteira pode ser inútil, dependendo do ponto de vista e de quem observa. Não acho que seu Hobbie seja inútil, ele só é algo que você gosta e preza, provavelmente não te traz retorno, financeiro ou de conhecimento que permita "mostração". Mas se ele é bom pra você, acho que isso que importa, independente de ser algo que custe algo ou tenha inutilidade.
Gosto da ideia de juntar o útil ao agradável, sempre que possível. Os Hobbies funcionam desta forma, você pode ir na academia, ou correr, por exemplo, a preços baixos e ficar mais saudável. Só não creio nisso de Hobby barato. A grande maioria (mas não todos, creio), após certo tempo, demanda um investimento em equipamento para suprir suas necessidades de intermediário ou avançado. Corrida, por exemplo, pode ser barato, mas com o tempo você vai desejar um tênis melhor, roupas que melhorem a transpiração, relógios para marcar o tempo. Isso acontece com quase todos os Hobbies e acho que é algo natural.
Abraços!!
Papo TR - o hobbie não precisa ser útil no sentido social do texto do post. nem todo mundo tem que fazer, por exemplo, trabalho voluntário para alguma causa humanitária;
Excluirpor outro lado, se alguém conseguir ajudar o próximo, ter prazer nisso e ainda não gasta nada; acho muito bom
abs!
Matheus - vou pegar seu exemplo:
Excluir"Corrida, por exemplo, pode ser barato, mas com o tempo você vai desejar um tênis melhor, roupas que melhorem a transpiração, relógios para marcar o tempo. Isso acontece com quase todos os Hobbies e acho que é algo natural."
pode ser "natural" em nossa realidade capitalista, mas não é essencial
no livro " Nascido para Correr (2009)/ Christopher McDougall", temos exemplos de índios (tarahumaras) que correm com sandálias de couro (eles são os melhores ultramarotonistas do planeta) e de um americano que corre descalço maratonas
não tenho como dizer quem está certo, mas apenas quero mostrar outros pontos de vista
____________________________________________________________
https://scantsa.blogspot.com/2020/08/livro-nascido-para-correr-2009.html
Penso que se algo ocupará seu tempo e sua mente com alegria, está valendo, mesmo que inútil. Aliás, se te deu prazer, é útil. Mas o ponto da gratuidade é relevante. Um amigo meu vem fazendo trilhas (às vezes perigosas) em zonas rurais. Mas, realmente, ter que sempre meter a mão no bolso para se ter lazer é uma bosta de vida.
ResponderExcluir" fazendo trilhas (às vezes perigosas) em zonas rurais." - deve dar adrenalina pacas, mas coitado dele se encontrar uma onça. até militares armados morrem na amazônia por causa desse bicho
Excluir"se te deu prazer, é útil. " - concordo
Hobbys que eu tenho: assistir filmes "fora do radar" e ler. Gosto da blogosfera de finanças/desenvolvimento pessoal. Acompanho desde de 2011, não passa um dia que não entre nos blogs e ver o que tem de novo.
ResponderExcluirLeio bastantes livros tb. Baixo os de graça na internet.
Gosto muito de ir a praia, mas dia de semana. No horário de verão, que escurece mais tarde, sempre vou a praia no final da tarde, de segunda a quinta.
"Gosto muito de ir a praia" - ótima menção. taí um fator importante que o ambiente nos dá de graça
Excluirvc se deu bem Anon!
Gostei do post e mais ainda dos comentários, pois ninguém falou em jogar futebol ou encher a cara em boteco. Me senti "em casa". Infelizmente eu não moro no literal, como esse sortudo Anônimo. Se morasse, meu lazer predileto seria andar na praia, no limite onde a onda se espraia na areia. Ou então ficar sentado quieto vendo o movimento infinito das ondas. Nada melhor. E minha visão de hobby passa pela inutilidade mais absoluta. Se tem alguma utilidade, acaba virando compromisso, prisão.
ResponderExcluirvc é mineiro, então sobraram as cachoeiras, não é?
Excluir"inutilidade mais absoluta. Se tem alguma utilidade, acaba virando compromisso, prisão." :
"se te deu prazer, é útil. " - simples assim e não é uma prisão, por outro lado vc deve ter vários hobbies que ajudaram e ajudam sua família e vc nem percebeu
abs!
A dificuldade de passar o tempo fazendo alguma atividade fora de sua casa ao ar livre é que muitas terras já viraram propriedades privadas ou reserva florestal do governo. As praças estão perigosas por conta dos doidos de rua, assaltantes que moram em outros bairros e cães que andam sem donos.
ResponderExcluirPrefiro brincar com os animais de estimação do que me juntar com uma galera pra encher a cara e ficar doidão. Não bebo pinga, vinho, cerveja, cachaça, etc. e pra me ficar tolerando um monte de bêbado não dá certo.
Academia só se for em casa. Tem gente que quer ficar fazendo transmissão ao vivo da academia e filma outras pessoas sem pedir para elas se pode fazer isso, além do fato de ter uns caras que puxam briga e umas mulheres que fazem questão de se exibir lá enquanto a pessoa está treinando e se olhar pode dar problema, então o jeito lá é fazer exercício de olhos fechados?
Vou comprar uns instrumentos musicais e tocá-los, quem sabe até faço novas amizades. No mínimo estarei melhor de passatempo do que esse pessoal que passa raiva assistindo essa seleção brasileira.
algumas reservas florestais sao bem tranquilas pra caminhar se vc gostar de fazer trilha
Excluirvárias praias tb sao legais pra correr ou simplesmente aproveitar o clima
academia - malho em casa e tb em uma academia de bairro - o unico problema que já tive é q a academia é lotada a depender do horario, entao só vou em horas que sei que nao está muito cheia
instrumentos musicais - pra piano, esse cara tem tb uma canal no youtube - https://www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/
Piano eu não sei tocar. Já morei em cidades que tinham escolas de músicas, só que nenhuma lá tinha piano. Ter um piano na minha casa não dá. Os intrumentos que tenho em mente dá para guardar no quarto, inclusive um deles pendurado pra poupar espaço e dinheiro de comprar um suporte de chão para ele, mas um piano teria que ter feito a casa pensada para colocá-lo. Tocar só em ensaios e orquestras em teatros não dá não, só se eu fosse ganhar um dia que valesse a pena.
ExcluirO maior problema de fazer trilhas é se deparar com um maníaco armado ou um bando de ladrões. Tem a questão de ficar perdido, mas isso não aconteceria comigo. Da última vez que disseram que eu estava perdido, eu encontrei uma sereia na areia em Porto-Seguro.
pra aprender a tocar piano, pode se começar usando um teclado eletronico.
Excluir"é se deparar com um maníaco armado ou um bando de ladrões." depende do lugar, nao precisa ser uma trilha longa. em locais turisticos é quase impossivel de acontecer .
Tem caso noticiado aí de maníaco na praia em plena luz do dia em final de semana que é o ponto alto do movimento de pessoas por lá. Casos noticiados de assalto em praias famosas brasileiras tem aos montes. Sozinho e desarmado na mata, ainda por cima já com um claro cansaço de ter percorrido quilômetros, um maníaco armado escondido esperando você parar para tomar uma água ou armar a barraca, teoricamente está na vantagem no confronto. Mesmo que ele estivesse desarmado, mas pelo cansaço de quem ele quer fazer de vítima, ele teoricamente tem vantagem em uma luta, ainda mais se ele der um golpe por trás da pessoa. Eu desarmado mesmo que cansado contra alguém desarmado mais ou menos da mesma faixa de peso, dependendo do que tem a disposição no local que estou, vai dar ruim pro sujeito e mesmo que não tenha algo a disposição, ainda posso correr e me esconder em um local ou pedir ajuda, mas na mata correr pra onde? Um grupo de mochileiros pode estar a 1,5km dali e fora a possibilidade de cair e torcer o pé, aí já era.
Excluirmedroso
ExcluirSerá? Do outro lado dizem que sou um dos mais corajosos.
Excluir"esse bilhete é verdadeiro.
Excluirass. EU"