Encontre um Passatempo Gratuito

Acervo Pessoal de Paraty-RJ


1 - Introdução


A mídia gosta de associar felicidade e propriedade, como se fôssemos felizes apenas por ter o hábito de adquirir produtos de determinada marca.

Se isso fosse felicidade, gente rica não cometeria suicídio. Simples Assim.

Para independência financeira ou apenas saúde, riqueza e sabedoria,  acho que é interessante buscar as seguintes diretrizes:


  • Escolha um hobby onde você possa crescer como pessoa. Isso significa que você deve ficar cada vez melhor com o tempo passando pelas fases de iniciante, Intermediário, avançado e Mestre. Se a melhoria parar, abandone o hobby.
  • Escolha um hobby que possa torná-lo mais saudável, mais rico ou mais sábio. Se o hobby não faz nenhum dos três. Largue.
  • Se envolva. Seja produtivo. Crie algo que outras pessoas gostem.

2 - Custos de um Hobby



Quanto seu passatempo atual custando-lhe em anos?

Obs.: eu mesmo sou um colecionador compulsivo de quadrinhos, livros e outras bugigangas geeks. Estou tentando controlar isso, mas tenho recaídas.

Multiplique seu gasto mental com o Hobby por 300. Em seguida, divida-a com sua taxa de poupança mensal.

Este é o número de meses em que seu Hobby está impedindo você de se aposentar, por exemplo.


Se sua conta é de R$ 50 e sua economia mensal é de R$ 500, então seu Hobby está atrasando sua aposentadoria em 50 × 300/500 = 30 meses ou quase três anos.
Para os geeks, os 300 vêm da taxa de retirada anual principal de 4%, portanto 12 / 0.04 = 300.

3 - Alguns Hobbies gratuitos


1. Leitura - grátis na biblioteca ou pela internet ou relativamente barato da livraria/sebo (há livros que custam 1 real).


2. Ouvir música - grátis (álbuns que eu já possuo ou youtube) ou barato (eu poderia comprar 1 álbum por mês)

3. Assistir vídeos  - filmes e animações grátis pelo youtube

4. Correr, caminhar ou malhar na praça

5. Meditar: sentado, deitado ou na rede.

Conclusão


Encontre um Passatempo Gratuito e ocupe seu tempo sem perder dinheiro.


Grande abraço!

__________________________________________________

o post é uma tradução/adaptação do link abaixo:

12 comentários:

  1. O prazer está nos momentos e não nas coisas, eu como bom paulistano do interior, sou louco por cachoeiras, natureza, passeios no mato mesmo, um excelente hobby, quase não custa nada, conhecemos pessoas de várias "tribos" e diferentes culturas... O brasil é sensacional.

    E, Scant, nem vou citar corrida ou pedal, paixões que unem o sossego com a saúde. Falando em saúde como anda cuidando da sua, firme e forte nos treinos/alimentação em casa também?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " passeios no mato" - ótima menção

      "firme e forte nos treinos/alimentação" - to de boa. sigo firme e sentido dores pelo corpo (a idade pesa), mas graças a Deus pelo teletrabalho, quiropraxista e suplementos alimentares.


      abs!

      Excluir
  2. Fala Scant, no meu ver não é tão simples e fácil achar um hoobie, apesar de muitas pessoas terem muitos iguais, algo que vem de coração e que se encaixe nessas regra não é simples, eu mesmo não tenho nenhum que não seja inútil hahahaa

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, TR e Scant.

      "Eu mesmo não tenho nenhum que não seja inútil" Dependendo do ponto de vista, qualquer coisa é inútil. Nossa vida inteira pode ser inútil, dependendo do ponto de vista e de quem observa. Não acho que seu Hobbie seja inútil, ele só é algo que você gosta e preza, provavelmente não te traz retorno, financeiro ou de conhecimento que permita "mostração". Mas se ele é bom pra você, acho que isso que importa, independente de ser algo que custe algo ou tenha inutilidade.

      Gosto da ideia de juntar o útil ao agradável, sempre que possível. Os Hobbies funcionam desta forma, você pode ir na academia, ou correr, por exemplo, a preços baixos e ficar mais saudável. Só não creio nisso de Hobby barato. A grande maioria (mas não todos, creio), após certo tempo, demanda um investimento em equipamento para suprir suas necessidades de intermediário ou avançado. Corrida, por exemplo, pode ser barato, mas com o tempo você vai desejar um tênis melhor, roupas que melhorem a transpiração, relógios para marcar o tempo. Isso acontece com quase todos os Hobbies e acho que é algo natural.

      Abraços!!

      Excluir
    2. Papo TR - o hobbie não precisa ser útil no sentido social do texto do post. nem todo mundo tem que fazer, por exemplo, trabalho voluntário para alguma causa humanitária;

      por outro lado, se alguém conseguir ajudar o próximo, ter prazer nisso e ainda não gasta nada; acho muito bom

      abs!

      Excluir
    3. Matheus - vou pegar seu exemplo:

      "Corrida, por exemplo, pode ser barato, mas com o tempo você vai desejar um tênis melhor, roupas que melhorem a transpiração, relógios para marcar o tempo. Isso acontece com quase todos os Hobbies e acho que é algo natural."

      pode ser "natural" em nossa realidade capitalista, mas não é essencial

      no livro " Nascido para Correr (2009)/ Christopher McDougall", temos exemplos de índios (tarahumaras) que correm com sandálias de couro (eles são os melhores ultramarotonistas do planeta) e de um americano que corre descalço maratonas

      não tenho como dizer quem está certo, mas apenas quero mostrar outros pontos de vista
      ____________________________________________________________
      https://scantsa.blogspot.com/2020/08/livro-nascido-para-correr-2009.html

      Excluir
  3. Penso que se algo ocupará seu tempo e sua mente com alegria, está valendo, mesmo que inútil. Aliás, se te deu prazer, é útil. Mas o ponto da gratuidade é relevante. Um amigo meu vem fazendo trilhas (às vezes perigosas) em zonas rurais. Mas, realmente, ter que sempre meter a mão no bolso para se ter lazer é uma bosta de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " fazendo trilhas (às vezes perigosas) em zonas rurais." - deve dar adrenalina pacas, mas coitado dele se encontrar uma onça. até militares armados morrem na amazônia por causa desse bicho

      "se te deu prazer, é útil. " - concordo

      Excluir
  4. Hobbys que eu tenho: assistir filmes "fora do radar" e ler. Gosto da blogosfera de finanças/desenvolvimento pessoal. Acompanho desde de 2011, não passa um dia que não entre nos blogs e ver o que tem de novo.
    Leio bastantes livros tb. Baixo os de graça na internet.
    Gosto muito de ir a praia, mas dia de semana. No horário de verão, que escurece mais tarde, sempre vou a praia no final da tarde, de segunda a quinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Gosto muito de ir a praia" - ótima menção. taí um fator importante que o ambiente nos dá de graça

      vc se deu bem Anon!

      Excluir
  5. Gostei do post e mais ainda dos comentários, pois ninguém falou em jogar futebol ou encher a cara em boteco. Me senti "em casa". Infelizmente eu não moro no literal, como esse sortudo Anônimo. Se morasse, meu lazer predileto seria andar na praia, no limite onde a onda se espraia na areia. Ou então ficar sentado quieto vendo o movimento infinito das ondas. Nada melhor. E minha visão de hobby passa pela inutilidade mais absoluta. Se tem alguma utilidade, acaba virando compromisso, prisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é mineiro, então sobraram as cachoeiras, não é?

      "inutilidade mais absoluta. Se tem alguma utilidade, acaba virando compromisso, prisão." :

      "se te deu prazer, é útil. " - simples assim e não é uma prisão, por outro lado vc deve ter vários hobbies que ajudaram e ajudam sua família e vc nem percebeu

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!