[Game] Console Playstation 1 na Coleção (1994-2018)




Foto: blog.eu.playstation.com


Atualizado em 09-07-21



Introdução






Tendo vendido mais de 100 milhões de unidades nos anos 90, é um dos videogames mais queridos de todos os tempos. 




Ainda que hoje até um microondas seja tecnologicamente superior, na época de seu lançamento era um console revolucionário, seja pelo uso de CD no lugar dos cartuchos, seja pelo uso de memory cards.





Como esquecer jogos como Resident Evil,  Tomb Raider e Final Fantasy VII, que brilharam na época e até hoje despertam emoções.






Minha Experiência







Ganhei um exemplar nos anos 90 e o guardei por décadas até comprar um ps1 mini recentemente para matar minha saudade. 



Hoje estou satisfeito com a emulação, jogos  clássicos traduzidos por fãs, revistas da época em pdf, e o que mais de informação que se precisar disponível na web.






Sempre achei o PS1 problemático, pois seu leitor laser era a primeira coisa que dava defeito. Só para comparar: um Super Nintendo duraria décadas a mais sem grandes problemas. Fora o Joystick que há muito foi superado.






A tecnologia deu um salto no PS2 e creio que o PS3 foi definitivo. 



As versões seguintes pouco inovaram. Acho que só quando os óculos de realidade virtual funcionarem a contento teremos a próxima etapa de evolução dos games








Emulação







Atualmente é possível emulação livre dos jogos clássicos do PS One , por exemplo:







  • PSP, (clássico)

  • PC (acho que qualquer torradeira montada nos últimos 10 anos serve), 

  • Ouya ( o pioneiro android)

  • Mi Box (O sistema android facilitou muito a livre emulação).

  • Etc - diversos outros consoles desbloqueados






Para saber quais emuladores podem ser utilizados, basta usar o google.





Outra opção é comprar os jogos diretamente da PS Store e emular licitamente pelo PS3 ou pelo PS vita, mas infelizmente os emuladores da Sony são de qualidade inferior aos demais emuladores, tornando esse processo caro e ilógico.





Obs.: É bom lembrar que recentemente o PS vita foi hackeado, o que abre a possibilidade de emulação livre para um dos melhores portáteis de todos os tempos.






Comprei em 2021 e achei bem mais estável que a versão anterior
outra opção é usar o Epsxe, mas prefiro o FPse64
porque gosto de trapacear nos jogos.




Meus Prediletos e Antologia


Meus prediletos de todos os tempos:
  • FFVII
  • Einhander
  • Street Fighter alpha

Antologia - com base em pesquisas no site Racketboy, estou montando uma série de posts com a lista dos melhores jogos feitos para PS1, a ideia é explorar esses jogos com calma.

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a biblioteca do primeiro playstation, vale a pena ter na coleção o Dossiê Old Gamer sobre o videogame, que provavelmente é a melhor obra nacional lançada até o momento.

 

Conclusão






Enfim, o playstation foi tecnologicamente revolucionário nos anos 90 e ainda hoje é amado por muitos.




O primeiro playstation tem uma biblioteca magnífica que se bem explorada pode render uma vida de divertimento simples e barato.





Recomendo.







5 comentários:

  1. Como não lembrar do Yudi Tamashiro?

    "emular licitamente" aí perde a graça

    Curiosamente, creio que vc sabe disso, o CD seria utilizado primeiramente pela Nintendo. Mas desentendimentos com a Sony levaram a que esta lançasse o produto sozinha, alterando o nome do projeto de Play Station para PlayStation.

    Acho que a segunda grande revolução no segmento (opinião minha, claro) foi pela Microsoft, quando passou a dar a um console de vídeo game a arquitetura de microcomputadores, acesso à internet, HD etc.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yudi, caramamba esse é do baú

      parece que um acessório do super nintendo chamado satela view permitiu essa evolução antes da microsoft no final dos anos 80, mas apenas no japao (https://www.youtube.com/watch?v=nMOYB0G5qb8) claro que a microsoft vou mais feliz na tentativa em razão d avanço da tecnologia

      falei no post de emulação licita, mas hoje dificilmente usaria, pois nem os gráficos são melhorados pelas empresas lacradoras quando vendem os jogos antigos em regra

      há algumas exceções em se tratando de versóes melhoradas desses jogos, ,mas é raro

      abs!

      Excluir
  2. Sobre: "Acho que só quando os óculos de realidade virtual funcionarem a contento teremos a próxima etapa de evolução dos games"

    Sei lá. Passo longe de expert. Mas já acho foda um PS4! Joguei duas vezes The Last of Us (duas vezes tanto o primeiro quanto o segundo). Cara, que imersão! Ainda mais pelo apelo cinematográfico. Tb fico encantando ainda hj com God of War e Death Stranding. Isso sem falar em jogos mais simples e curtos, como mencionei no meu blogue, quase todos jogados pela Game Pass.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho o PS4 excelente (o ps3 já tinha me impressionado antes), mas eles ainda me parecem saltos "quantitativos", pois trazem sempre um pouco de melhora quando comparados com o antecessor imediato: ps1=>ps2=>ps3=>ps4 etc

      quando os óculos ficarem bom, será um salto "qualitativo", uma nova realidade sem comparação direta com a anterior

      Excluir
    2. Compreendi agora sua colocação.

      Excluir

Memento mori...carpe diem!