[Doc] Hermógenes - Professor e Poeta Do Yoga (2015)


Hermógenes é um ícone da yoga no Brasil 

O filme faz um resumo da biografia de José Hermógenes de Andrade Filho (1921-2015), trazendo uma compilação de entrevistas, imagens e depoimentos de familiares, amigos e leitores.
Hermógenes veio de família pobre, tornou-se militar e, durante o tratamento de uma tuberculose, descobriu que a yoga o ajudava a ser tornar mais saudável e forte. Passou a treinar de forma autodidata, tornando-se professor e escritor best-seller nacional sobre o tema.

Ele foi um dos pioneiros em difundir a prática de yoga no Brasil e nos anos 70 foi um fenômeno de mídia: seus livros venderam e ainda vendem milhares de cópias pelo mundo, o que lhe rendeu fama e prestígio.

O documentário mostra principalmente os aspectos filosóficos/espirituais da yoga na visão de Hermógenes, que prega a busca do autoconhecimento, vegetarianismo, respeito pelo próximo independente do credo religioso.

Recomendo o filme.

Grande abraço!


P.s: vi no Prime Video


___________________________________________


2 comentários:

  1. Em 1970 eu comprei o livro Hatha Yoga do Hermógenes. Estava na fase bicho grilo sem drogas e comecei a paraticar em casa os exercícios do livro. uns três dias depois desisti e só voltei a pegar no livro para dá-lo para alguém. Motivo? Este pensamento: "Eu não tive ainda tempo de ser imperfeito, como posso desejar a perfeição?" Provavelmente foi aí que estava nascendo o Jotabê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a parte filosofica é complicada de se aceitar
      mas as posturas são interessantes pra melhorar o condicionamento/saúde
      vc que faz pilates (https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2019/11/dez-controles-de-gastos.html) deve se amarrar em um alongamento :)

      Excluir

Memento mori...carpe diem!