[Livro] A Arte da Guerra (470 a.C.)/ Sun Tzu




Introdução


Esse livro é essencial e merece ser relido de tempos em tempos. Em poucas páginas o autor desenvolve uma estratégia excelente para conflitos e para a vida.

Com ele aprendemos a lidar com nossa energia, que é a vontade de agir e de conquistar objetivos, levando em consideração o ambiente a nossa volta. 


É um livro sobre princípios e não sobre regras, o que permite aplicar seus ensinamentos a qualquer problema, como se preparar para uma prova ou conquistar uma mulher.

Umas das ideias mais legais: se preocupe em não cometer erros. Quem aplica isso já tem meio caminho andado para atingir qualquer objetivo.


Conselhos Úteis


Selecionei sete frases aleatórias para medição:


  • Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.
  • Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem.
  • A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.
  • Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.
  • A evolução do Homem passa, necessariamente, pela busca do conhecimento.
  • A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade.
  • O verdadeiro objetivo da guerra é a paz.


Remissões



  • Art of War (2009) - um belo documentário sobre o livro com duração de cerca de 1h30: mais uma maneira de aprender sobre a guerra no conforto de seu sofá.



Conclusão



Seja Fūrinkazan


veloz como o vento, tão gentil como floresta, feroz como fogo, inabalável como  montanha.


Pela ótica de uma antiga estratégia de guerra chinesa, você poderá dar uma nova abordagem a seus problemas e, com sorte, solucioná-los.

Essencial.

Grande abraço!

_________________________________________



3 comentários:

  1. Frank Sérpico29/07/2020, 20:37

    Tem uma página no instagram que eu considerei um achado naquele mar de vaidade, chamada Livros de Guerra que faz review de livros com essa temática bélica. Tem um livro que é sobre a visão brasileira de Sun Tzu que foi escrito por um General. Parece ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu pela dica
      tem um bibliografia interessante e organizada

      abs!

      Excluir
  2. clássicos não envelhecem
    a cada leitura, novas camadas de interpretação

    abs!

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!