[Livro] Simulacron 3 (1964)




capa da esquecida versão nacional
achei um versão eletrônica
 garimpando na web





Introdução



"A estrada terminava cem metros à frente. De cada lado da estrada, a própria terra dava lugar a uma impenetrável barreira de profunda escuridão. Ali não havia estrelas, nem luar - apenas o nada."


Vi o 13º andar (1999) no cinema.

Há muito tempo tenho a vontade de ler  o livro que deu origem a cada filme que gostei.

Claro que isso é uma causa perdida: basta duas horas para ver um filme e livros facilmente consomem o quádruplo do tempo.

Pelo menos nesse caso consegui alguma coisa E sim: o livro é melhor que o filme. Sorte minha encontrar a versão eletrônica na web. Agradecimento ao fãs (Exilado dos Livros) que tornaram isso possível.


Sinopse


Douglas Hall faz parte de uma equipe que constrói um ambiente artificial para simular a realidade. 

Isso lhes permite obter pesquisas de opinião pública sem esperar pela opinião das pessoas ao seu redor. Contudo algo dá errado e seus colegas de trabalho começam a desaparecer.
O livro narra a dificuldade de Hall em perceber a farsa de sua realidade e encontrar uma saída disso tudo sem perder a sanidade.


Alguns Trechos



"O mundo do futuro orientava-se por pesquisas de opinião pública. Mas o resultados dessas pesquisas, por demais demoradas, nem sempre ofereciam estabilidade e exatidão necessárias à conformação de uma sociedade avançada. Por isso os cientistas Lynch, Fuller e Hall idealizaram e construíram um simulador de ambiente, o Simulacron 3, em que jogavam análogos subjetivos para obter reações humanas como resultado. Mas Lynch desaparece, Fuller é assassinado e Hall é acusado de ambos os crimes. Tentando esclarecer a situação, Hall vem a descobrir que este mundo que o simulador repetia não é mais que o simulacro de um outro mundo maior, que o rege e domina. E com isto selou sua sorte."

Temos um instrumento cirúrgico capaz de dissecar a própria alma! Ele pode examinar o ser humano, motivo por motivo, instinto por instinto. Pode investigar as nossas emoções básicas, nossos temores e aspirações. Pode descobrir, analisar, classificar todas as características de um indivíduo, e nos ensinar como melhorá-las. Pode explicar e revelar as causas dos preconceitos, intolerâncias, ódios, sentimentos perversos. Estudando seres analógicos em um sistema simulado, poderemos revelar todo o espectro das relações humanas. Através das unidades analógicas, poderemos observar não apenas o início, mas também cada passo no desenvolvimento das tendências anti-sociais!

 Bebemos o café em silêncio, na cozinha. O rosto de Jinx, sem pintura, refletia preocupação. Uma mecha de cabelo cobria um dos olhos. Mas estava mais bela do que nunca. Porque com a ausência de cosméticos sua juventude se revelava em todo o seu encanto, despretensiosa, maravilhosa.

parecia razoável - uma pessoa material divertindo-se com a angústia simulada de entidades imaginárias. Mas todos os sádicos extraem prazer da apreciação mental do sofrimento. E em um ambiente simuletrônico, a qualidade subjetiva de um sofrimento programado era tão válida quanto a reação mental de um ser material a uma tortura verdadeira.


Remissões


  • 13º andar (1999) - uma adaptação para o cinema do livro recente

  • Matrix (1999) - vi

  • A Origem (2010) - vi

  • O Mundo por um Fio (1973)  - não vi.



Conclusão 


"Nenhuma mentalidade analógica pode suportar o conhecimento de que é apenas complexo de correntes eletrônicas em uma realidade simulada. (...)   Eu, tudo que me cercava, cada molécula do meu universo - nada mais que um arremedo de realidade. Um ambiente simulado, construído por um mundo real que estava além da nossa imaginação"



Enfim, um excelente livros para amantes do sci-fi.

A leitura ainda permanece atual, mesmo depois de tanto tempo.

Recomendo.

Grande abraço! 


________________________________________________________

2 comentários:

  1. Cara, que ótima sugestão.

    Já falei num post anterior seu que adoro este filme. Sequer sabia da existência do livro. Pensei se tratar de roteiro original.

    Da lista de filmes, também não vi "O mundo por um fio". Acho que vou pegar esse ePub para ler. Creio que, para mim, tb valerá a pena.

    Gostei demais desse visual mais limpo do blogue.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma leitura bem rápida, acho q via gostar desse livro da decada de 60

      "Gostei demais desse visual mais limpo do blogue." - valeu, é um template gratuito, tem uns bugs, mas já que vc falou vou manter

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!