Cardio em 2021

 

Foto de Ketut Subiyanto no Pexels


Introdução


"(...) considero subir ladeiras o melhor de todos os exercícios cárdio (mesmo considerando a maior inclinação de uma esteira). Além de fazer pressão nos joelhos, ajuda a fortalecer a parte de trás dos joelhos, um ponto normalmente fraco para a maioria das pessoas. Ajuda também a tonificar a coxa, os glúteos, os ísquios-tibiais e a região da panturrilha, mas que a maior parte dos exercícios cárdio, por causa da superfície inclinada. E porque estamos apenas "andando", parece ser mais fácil que muitas outras opções cárdio. Dois outros exercícios cárdio muito bons são subir escadas (com escadas de verdade, como num prédio, num estádio, ou num stepper) e pular corda, por razões semelhantes (Harley Pasternak em "5 Fatores da boa forma" p.56)

 

Conforme a idade avança, a prática regular de atividade física se torna um dever e um prazer na busca da manutenção da saúde.

Além do treino com pesos e/ou treino calistênico, o cardio se torna essencial.





Minha Experiência


Ultimamente tenho feito treino com pesos e/ou treino calistênico dia sim, dia não.

No "dia não", faço cardio, caminhando pelo menos 40 minutos, preferencialmente por ruas com ladeiras, pois são mais "desafiadoras"; salvo quando minhas pernas estão temporariamente fadigadas em decorrência de algum treino.

Eventualmente, faço caminhada no "dia sim", mas com um espaço de pelo 4 horas entre o treino com pesos e/ou treino calistênico e essa caminhada.

Como uso transporte público (Trem), costumo saltar uma estação antes para poder caminhar, isso é especialmente gratificante depois de mais um dia de trabalho burocrático, além de otimizar o tempo.

Outra opção é saltar na estação mais próxima de casa de dar uma voltas nos quarteirões até bater minha minha meta diária: algo entre 20 e 40 minutos no mínimo.

Por fim, também uso cardio durante o aquecimento dos treinos (5 minutos na ergométrica no começo do treino e 5 minutos de ergométrica no final, como último exercício antes dos alongamentos, que põem fim a atividade física)


Opinião do Especialista


Fred, onde acha melhor encaixar o aeróbico no treino de hipertrofia? Logo após? No mesmo dia noutro horário? Ou em outro dia somente para isso?

1) O senso comum recomenda em seguida ao treino com pesos, porque vc usa a sua energia no momento mais prioritário, ficando o cardio pra dpois, e pode ser.

2) Se possível, a melhor a fazer é separar a sessão dos pesos da sessão do cardio, com um intervalo entre elas de pelo menos 3 a 4 horas.

Situações: 

- cardio em jejum pela manhã e treino na hora do almoço ou no final do dia

- treino durante o dia, e cardio a noite, e se possível após a última refeição ou 1 hora antes da  

  última refeição

- alternar entre dias de treino e dias de cardio


Conclusão 


Caminhar faz bem à saúde e é de graça.

Cuide do seu coração.

Grande abraço!

____________________________________________________________



14 comentários:

  1. Fala Scant!

    O exercício de hoje é a saúde do amanhã, só vamos! Boa!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de seus posts sobre saúde e atividade física.

    Infelizmente não posso fazer academia e outras atividades de esforço por conta de uma condição de saúde (solucionável, mas que adio a solução por preguiça hahahaha').

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu cara

      cuidado para que a preguiça não te cause danos no longo prazo

      abs!

      Excluir
  3. Olá, Scant.

    Foi a primeira vez que ouvi falar em calistenia.

    Tenho receio em exercício assim porque posso causar algum dano. Preferi minha academia esporádica com equipamentos ergonômicos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, se não tiver problema na articulação dos ombros, barras e paralelas são uma boa opção para começar (flexões de braço tb) tudo isso é só com o peso do corpo. o lance é ficar atento com dores e não forçar demais.

      "equipamentos ergonômicos." - outra opção e alternar o uso desses equipamento com o uso de pesos livres (halteres) de forma a tornar o estímulo mais variado e até mais próximo da realidade para qual o grupo muscular foi "projetado"

      abs!

      Excluir
    2. Halteres utilizo, especialmente para exercícios de ombro.

      Excluir
  4. Olá, Scant.
    Concordo com você, cardio é ago essencial, principalmente se o objetivo é manter a saúde, e o peso também, pois o cardio ajuda bastante em perda de calorias extras.
    Costumo pecar nesse quesito, pois prefiro mil vezes erguer os pesos que fazer cardio. Nunca me acostumei a isso de fazer esteira ou ergométrica, parece algo que um rato faria.

    Gostava de caminhar ao ar livre, mas tive alguns problemas com a cartilagem dos joelhos quando adolescente e, desde então, costumo caminhar somente aos domingos, e na rua, de maneira meio aleatória, até cansar.

    Achei interessante isso de parar uma estação antes, mas tem que ter muita força de vontade, acho que não conseguiria, pois não sou tão metódico quanto você.

    Quanto a calistenia, acho que só pratico barras livres dos exercícios calistênicos. A verdade é que a calistenia virou uma atividade conectada com um monte de malucos pulando em barras e se erguendo com os punhos de maneira complexa, quando é só o exercício com o peso do corpo, acho muito interessante usar como exercícios auxiliares aos principais exercícios de barbell: terra, agacho, supino e desenvolvimento. Principalmente as barras livres, pois auxiliam no desenvolvimento das costas e dos braços.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "só pratico barras livres dos exercícios calistênicos. " paralelas tb são uma boa

      "monte de malucos pulando em barras" - ignore-os

      "parece algo que um rato faria" - outra opção é pular corda. para exercícios físicos maçantes, ouvir música e assistir vídeos ajuda a distrair a mente enquanto a prática não se torna hábito. por mais chato que seja, parece um preço pequeno a se pagar pelo resultado final

      abs!

      Excluir
  5. Excelente tema. Eu particularmente sou adepto de uma longa caminhada, no final do dia. No entanto sei que o cardio é muito completo e permite com que pratique todos os dias, mesmo em tempo de chuva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. longas caminhadas purificam a mente

      abs!

      Excluir
    2. Isso é verdade. Sinto falta de longas caminhadas à toa... Me faziam bem.

      Excluir
  6. Corria mas uma fascite plantar me impediu de continuar.
    Hj ando, virou um momento meu. Coloco uma playlist legal ou um podcast interessante e vou.

    Aproveito passo em qq comércio q preciso.

    Qdo dá tempo, vou até um parque e aí só ouço a natureza.

    Andar em esteira detesto mas faço qdo chove. Coloco em alguma bobagem no netflix na tv e ando.

    Tento andar tb por subidas e descidas e tb dou 4 ou 5 piques curtos só p elevar o batimento cardiaco e vai que preciso sair correndo algum dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "vou até um parque e aí só ouço a natureza." - pra mim, esse seria o ponto alto do dia

      "Andar em esteira detesto mas faço qdo chove. Coloco em alguma bobagem no netflix na tv e ando." - me parece um ótimo uso para a esteira. tente um dia andar em jejum logo depois de acordar, há quem diga que faça bem e outros que faz mal.

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!