![]() |
acervo pessoal livro publicado no Brasil |
Intro
Eu tinha alguma expectativa sobre esse livro, mas o autor as superou.
Déchanet criou um sistema prático e enxuto e ainda propôs uma rotina de exercícios extremamente util.
Ele sugere a divisão em duas sessões, uma pela manha e outra ao final da tarde.
Posturas Básicas
![]() |
a grande saudação |
![]() |
a árvore |
![]() |
a serpente |
![]() |
o arco tenso |
![]() |
o delfim |
![]() |
a grande inversão |
![]() |
a folha dobrada |
![]() |
esticamento de costas |
![]() |
a reintegração |
![]() |
o arado |
"Sentai-vos confortavelmente numa cadeira, juntai as mãos e colocai-as sem apoiar sobre o abdômen, exatamente debaixo do esterno, na região do diafragma. Após ter exalado, tanto quanto possível, o ar dos pulmões, começai a inspirá-lo, dilatando em primeiro lugar o abdômen e logo a parte inferior do peito, ficando imóvel a parte superior.
Por último, deixai dilatar-se plenamente o alto do peito. Começai, daí, a exalar, contraindo em primeiro lugar o abdômen (a parte que foi primeira-mente dilatada) e terminando pelo alto do tórax. Recomeçai em seguida o mesmo ciclo respiratório.
Após algumas respirações assim controladas, vós vos sentireis apaziguados. Por muito que antes estivésseis nervosos ou mal-humorados, a serenidade não deixará de voltar.
É êste um exercício muito elementar, mas o suficiente para demonstrar os maravilhosos efeitos da respiração racional na saúde física e moral"
Rotina matutina
- feita preferencialmente antes do café da manha, ou seja, em jejum.
- grande saudação - durante 4 respirações
- arvore - durante vários minutos
- serpente - 3 vezes
- arco - 3 vezes - reter o ar durante a tensão, inspirar no esticar do arco, expirar no repouso
- delfim - 4 ou 5 respirações
- vela e o arado - 3 vezes e 4 respirações
- esticamento dorsal - 4 respirações
- relaxação - 12 respirações
Rotina Vespertina
- a vara
- a grande inversão
- a folha dobrada
Conclusão
Recomendo a leitura e a prática.
abs!
P.s.: o livro pode ser encontrado em sebos. Existe uma continuação dele que saiu em espanhol e ingles, onde o autor atualiza o método.
______________________________________________________
- https://maxsculley.blogspot.com/2013/07/dechanets-christian-yoga.html
Deve ser massa comer uma praticante avançada de ioga. Infelizmente nunca encontrei nenhuma. Ou ginasta...
ResponderExcluirAbraços
na minha idade qq menina de vinte já me parece massa kkkkk
Excluirabs!
https://www.youtube.com/@chebyjane_yoga/videos
Excluir