Como Guardar seus Arquivos Digitais

Pexels: já vivi nessa época




Atualizado em 2023

1 - Introdução


São várias as possibilidades de armazenamento digital:

  • Mídias de cd e dvd (barato, mas pouco durável e de baixa capacidade)
  • cartões de memória;
  • pen drives;
  • Hds internos (comum e raid);
  • Hds externos (foto abaixo);
  • Nuvem (armazenamento em drives virtuais) 

    Já usei a maioria das possibilidades acima. Uso mais de uma delas quando a informação é muito importante, como, por exemplo, fotos da família, pois quem só tem um backup não tem nada.

    Sistema 1-2-3: O ideal é ter três backups em diferentes dispositivos dos arquivos importantes, sendo que o terceiro backup não deve estar no mesmo ambiente que os outros dois, pois em caso de incêndio tudo se perderia.
    Imagem: fotografia-dg



    2 - Minha Opção 








    Atualmente minha principal opção é o uso de hds externos
    Comprei vários do mesmo modelo da samsung anos atrás: comportam 1 terabyte cada, mas hoje é possível comprar Hds com o dobro ou mais da capacidade por um preço acessível (cerca de 400-500 reais)

    A maior vantagem desse modelo de HD é de não precisar de fonte externa, sendo exclusivamente alimentado pela entrada Usb, o que facilita muito o manuseio. 

    Como fui acumulando muito material, criei também uma tabela para me orientar quanto aos arquivos armazenados, pois são 10 hds externos e mais dois internos. Além disso coloquei etiquetas nos Hds.


    HD externo de 8tb


    Posteriormente adquiri em HD externo de 8tb onde guardava todo meu acervo digital e o mantinha ligado ao computador do Home office. No passado, tinha 12  Hd's de 1TB e resolvi limitar meu acervo a 7 TB de arquivos para poder ter backup de tudo e poder acessa-los sem ter que ficar trocando de HD. Contudo, dei mole e o hd de 8tb quebrou; mas a ideia em si funciona. 


    Vantagens

        • Tamanho,
        • Conexão via USB 3.0 (até 160 MB/S),
        • Tem duas portas USB 3.0 (Hub USB integrado - ajuda demais),
        • Poder centralizar todos os meus arquivos em um único HD.

    Desvantagens

        • Preço,
        • Precisa de adaptador de alimentação de energia elétrica.
        • uso de espaço externo (talvez, um hd interno de 8tb conectado em um desktop seja mais prático) 


    Infelizmente tive um acidente em 2021 e esse HD quebrou:
    pelo menos pude aproveitar o Case


    Obs.: arquivos essenciais - de tudo que tenho em mídia, importante mesmo são: fotos da família, vídeos pessoais e poucos uns documentos. Eles são insubstituíveis, pois são parte de minha história pessoal. Desses tenho vários backups.

    3.1 - Como organizar os seus arquivos digitais


    1) Crie pastas separadas pelos seus assuntos ou categorias principais. 


    Exemplo:

    - Fotos (organizadas por ano e por evento)


    - Músicas (organizadas por gênero)

    - Vídeos (organizados por tipo, como filmes, documentários, seriados etc)


    "Ao descarregar fotos e vídeos, faça uma pré-seleção guardando apenas as fotos que ficaram boas." Exclua as que você não quer guardar.


    2) Salve os arquivos manualmente com um nome que seja fácil de se achar. 

    "Como não e possível escrever nomes extensos, aconselho o uso de tags para ajudar da identificação. 
    Exemplo: educação = edu, informática = info, aniversário = niver. Lembre-se sempre de padronizar a nomenclatura."

    3) Tenha o hábito de sempre salvar os arquivos nas pastas corretas.
     

    4) Faça regularmente um backup de seus arquivos e mais dois backups (sistema 1-2-3) para os arquivos mais importantes

    5) Tenha o hábito de manter seu computador organizado e sempre que possível vá arrumando, aos poucos os arquivos, pois de grão em grão a galinha enche o papo.

    6) Reserve uma pasta para bagunça
    (preferencialmente a pasta "Downloads") onde você colocará todos os arquivos que você não teve tempo de organizar.

    7) Relaxe, Deus não criou o mundo em um dia.


    4 - Backup Redundante em Nuvem


    Essa é uma maneira barata de manter vários backups de pequeno tamanho ao mesmo tempo. Não atualizei o gráfico abaixo, mas o Megasync atualmente permite um espaço gratuito bem menor (acho que 15gb).




    "O conceito de computação em nuvem  refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade".

    Pessoal, a imagem acima explica o que fiz: um backup com três serviços diferentes e gratuitos de armazenamento em nuvem de arquivos no meu notebook (e no meu desktop).

    No meu computador físico, a pasta denominada "Dropbox" está dentro da pasta "Gdrive" e a pasta "Gdrive" está dentro da pasta "MEGAsync".

    Todas os nomes das pastas correspondem aos respectivos serviços de armazenamento em nuvem e são sincronizados em tempo real (automaticamente) via wi-fi.  

    Ou seja: A pasta denominada Dropbox é realmente associada ao serviço Dropbox, sendo o mesmo raciocínio aplicado às demais pastas.

    Vantagens:

    • Mais de um backup autônomo de um mesmo arquivo: se um serviço não funcionar, haverá outro com o mesmo arquivo, salvo se o arquivo estiver exclusivamente salvo na pasta mais superior (MEGAsync).
    • Esse backups em nuvem são gratuitos, fáceis de usar e não exigem conhecimento de programação.
    • Basta salvar o arquivo na pasta inferior para também armazenado no serviço da pasta superior, mas o inverso não é verdadeiro.

    Desvantagens:


    • Apenas os arquivos contidos na pasta Dropbox são salvos simultaneamente pela pasta Gdrive e pela pasta MEGAsync.
    • A pasta dropbox tem menor capacidade de armazenamento que as pastas superiores.

    Enfim, qualquer pessoa pode ter seus arquivos armazenados em nuvem e ao mesmo tempo em vários serviços gratuitos. 


    No meu caso usei três serviços, mas poderia ter usado o triplo. Além isso também continuo usando armazenamento físico.

    5 - Capa/Case para 20 HDS 3.5 - Super Proteção - PSC_L20 - Orico




    Aquisição de 2021 via amazon BR

    Agora é juntar dinheiro pra poder investir no Backup do Backup (etapa final)


    organização de Mike Faucher.









    6 - Múltiplos Hd's Internos


    No meu desktop monstro mantenho 4 hds:

      1. HD para o sistema (necessariamente SSD) - capacidade média/baixa, pois só vai rodar o sistema operacional e programas
      2. HD para hobbies (filmes, séries etc) - capacidade média
      3. HD para temas "sérios" - capacidade média
      4. HD para backup - capacidade alta/superior aos três anteriores somados (4TB), onde guardo backup deles
    Usando o programa "Iperius backup" mantenho backups diários automaticamente agendados. Dessa forma, teoricamente, só perco arquivos importantes se o Hd 4 (backup) pifar ao mesmo tempo que outro dos Hds.

    Obs.: somado a isso, mantenho ainda dois gdrives (conta gratuita) com arquivos que posso acessar em qualquer lugar.


    7 - Conclusão


    "Quando existe muita bagunça em casa, percebemos que a nossa vida se encontra também em desordem negativa." 

    Mantenha seus arquivos a salvo com backup duplo e use o sistema 1-2-3 para os mais importantes.

    Grande abraço!


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    Sites consultados


    • https://www.vivaolinux.com.br/dica/Armazenamento-em-nuvem-redundante-com-Dropbox-e-Copy
    • https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem
    • http://www.kalinkacarvalho.com.br/blog/como-organizar-arquivos-digitais
    • http://www.seagate.com/br/pt/do-more/organizing-your-digital-files-master-dm/
    • https://gabrielabrasil.com/como-organizar-arquivos-digitais/
    • http://www.thewindowsclub.com/usb-3-0-external-hard-drive-not-recognized
    • http://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1180601-windows-10-n%C3%A3o-reconhece-hd-externo-ap%C3%B3s-atualiza%C3%A7%C3%A3o/

    4 comentários:

    1. Excelente posto, Scant. Estou sempre a revisitá-lo. Você já cogitou a implementação de um NAS? Seja um servidor doméstico ou um dispositivo dedicado.

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      1. valeu cara

        NAS ou PC dedicado para os backups - não implemento essas ideais porque ou sai muito caro aqui no BR para usuário doméstico (no caso do NAS - uma vez comprei um modelo barato pela china e não funcionou) ou falta-me espaço (no caso do PC) para manter um deskop/torre com vários hds

        pessoalmente ainda acho hds independentes mais simples e prático e esse ano achei uma maletq decente (atualizei o post acima)

        mais uma razão, acredito que quanto menos eu usar o hds, mais eles durarão, então o uso individual deles TALVEZ seja melhor em termo de durabilidade do todo

        ultima razão, raramente tenho que mexer nos meus backups e eles só existem por segurança. passo meses sem encostar em determinado hds e ainda consegui reduzir bastante coisa.

        quando sei q posso achar o arquivo na internet sem trabalho ou perda de tempo até baixo novamente o arquivo que tenho em backup

        abs!

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    2. No momento, guardo só docs essenciais em nuvem e fotos familiares num externo Sony de 1 tb. Não guardo mais séries, longas, desenhos etc. As mantive por anos centenas de DVDs em dezenas de cases. Cansei. Muito trabalho. Mas ter esses arquivos realmente traz vantagens e segurança. Teremos banda larga no futuro? E a informação será livre? Enfim.
      Recordo q vc usava dock station para sata, salvo engano.
      Grande post.
      Disquetes me deram muita dor de kbç.
      Abçs!

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      1. com o barateamento de hds externos, ficou fácil manter backups. dvds ainda guardo, mas só originais e por motivo afetivo
        dock station ainda pode ser útil (clonagem de hds sem case, muito usado em manutenção de pcs ), mas para backup, hds externos são bem práticos (na verdade, cada hd externo é um hd comum + uma case. Essa case q deixa o manuseio/acomodação mais fácil)

        abs!

        abs!

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    Memento mori...carpe diem!