1 - Introdução
São várias as possibilidades de armazenamento digital, por exemplo:
- Mídias de cd e dvd (barato, mas pouco durável e de baixa capacidade)
- cartões de memória;
- pen drives;
- Hds internos (comum e raid);
- Hds externos (foto abaixo);
- Nuvem (armazenamento em drives virtuais)
Uso mais de uma delas quando a informação é muito importante, como, por exemplo, fotos da família, pois quem só tem um backup não tem nada.
Sistema 1-2-3: O ideal é ter três backups em diferentes dispositivos dos arquivos importantes, sendo que o terceiro backup não deve estar no mesmo ambiente que os outros dois, pois em caso de incêndio tudo se perderia.
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Imagem: fotografia-dg |
2 - Como organizar suas fotos
2.1) Crie pastas separadas por ano e evento
Exemplos: - Fotos: organizo pelo ano da foto - cada ano é uma pasta e dentro da pasta "Fotos" subdivido por eventos, como por exemplo: aniversário, natal etc
2.2) Tenha o hábito essencial de sempre salvar os arquivos nas pastas corretas.
Obs.: em outro post, já expliquei como guardo meus arquivos no PC.
3 - Backup em Múltiplos Hd's Internos
No meu desktop monstro mantenho 4 hds:
- HD para o sistema (necessariamente SSD) - capacidade média/baixa, pois só vai rodar o sistema operacional e programas
- HD para hobbies (filmes, séries etc) - capacidade média
- HD para temas "sérios" - capacidade média
- HD para backup - capacidade alta/superior aos três anteriores somados (4TB), onde guardo backup deles
Usando o programa "Iperius backup" mantenho backups diários automaticamente agendados. Dessa forma, teoricamente, só perco arquivos importantes se o Hd 4 (backup) pifar ao mesmo tempo que outro dos Hds. Uma vez por mês transfiro os arquivos para hd's externos.
Obs.: somado a isso, mantenho ainda dois gdrives (conta gratuita) com arquivos que posso acessar em qualquer lugar.
Aqui guardo meus hd's externos de forma organizada.
5 - Backup múltiplo em Nuvem
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Não atualizei o gráfico, mas o Megasync atualmente permite um espaço gratuito bem menor (acho que 15gb). |
Um backup com três serviços diferentes e gratuitos de armazenamento em nuvem de arquivos no meu notebook e no meu desktop. Usei esse esquema por um tempo e ele funciona, mas hoje só uso o gdrive. Mesmo assim, vale a pena explicar, pois é algo simples e barato:
No meu computador físico, a pasta denominada "Dropbox" está dentro da pasta "Gdrive" e a pasta "Gdrive" está dentro da pasta "MEGAsync".
Todas os nomes das pastas correspondem aos respectivos serviços de armazenamento em nuvem e são sincronizados em tempo real (automaticamente) via wi-fi.
Ou seja: A pasta denominada Dropbox é realmente associada ao serviço Dropbox, sendo o mesmo raciocínio aplicado às demais pastas.
Vantagens:
- Mais de um backup autônomo de um mesmo arquivo: se um serviço não funcionar, haverá outro com o mesmo arquivo, salvo se o arquivo estiver exclusivamente salvo na pasta mais superior (MEGAsync).
- Esse backups em nuvem são gratuitos, fáceis de usar e não exigem conhecimento de programação.
- Basta salvar o arquivo na pasta inferior para também armazenado no serviço da pasta superior, mas o inverso não é verdadeiro.
Desvantagens:
- Apenas os arquivos contidos na pasta Dropbox são salvos simultaneamente pela pasta Gdrive e pela pasta MEGAsync.
- A pasta dropbox tem menor capacidade de armazenamento que as pastas superiores.
Enfim, qualquer pessoa pode ter seus arquivos armazenados em nuvem e ao mesmo tempo em vários serviços gratuitos. No meu caso usei três serviços, mas poderia ter usado o triplo. Além isso também continuo usando armazenamento físico.
6 - Conclusão
Bons ganhos.
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Sites consultados
- https://www.vivaolinux.com.br/dica/Armazenamento-em-nuvem-redundante-com-Dropbox-e-Copy
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem
- http://www.kalinkacarvalho.com.br/blog/como-organizar-arquivos-digitais
- http://www.seagate.com/br/pt/do-more/organizing-your-digital-files-master-dm/
- https://gabrielabrasil.com/como-organizar-arquivos-digitais/
- http://www.thewindowsclub.com/usb-3-0-external-hard-drive-not-recognized
- http://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1180601-windows-10-n%C3%A3o-reconhece-hd-externo-ap%C3%B3s-atualiza%C3%A7%C3%A3o/
- https://www.amazon.com.br/gp/product/B077BVCPJZ/ref=ppx_yo_dt_b_search_asin_title?ie=UTF8&psc=1
Excelente posto, Scant. Estou sempre a revisitá-lo. Você já cogitou a implementação de um NAS? Seja um servidor doméstico ou um dispositivo dedicado.
ResponderExcluirvaleu cara
ExcluirNAS ou PC dedicado para os backups - não implemento essas ideais porque ou sai muito caro aqui no BR para usuário doméstico (no caso do NAS - uma vez comprei um modelo barato pela china e não funcionou) ou falta-me espaço (no caso do PC) para manter um deskop/torre com vários hds
pessoalmente ainda acho hds independentes mais simples e prático e esse ano achei uma maletq decente (atualizei o post acima)
mais uma razão, acredito que quanto menos eu usar o hds, mais eles durarão, então o uso individual deles TALVEZ seja melhor em termo de durabilidade do todo
ultima razão, raramente tenho que mexer nos meus backups e eles só existem por segurança. passo meses sem encostar em determinado hds e ainda consegui reduzir bastante coisa.
quando sei q posso achar o arquivo na internet sem trabalho ou perda de tempo até baixo novamente o arquivo que tenho em backup
abs!
No momento, guardo só docs essenciais em nuvem e fotos familiares num externo Sony de 1 tb. Não guardo mais séries, longas, desenhos etc. As mantive por anos centenas de DVDs em dezenas de cases. Cansei. Muito trabalho. Mas ter esses arquivos realmente traz vantagens e segurança. Teremos banda larga no futuro? E a informação será livre? Enfim.
ResponderExcluirRecordo q vc usava dock station para sata, salvo engano.
Grande post.
Disquetes me deram muita dor de kbç.
Abçs!
com o barateamento de hds externos, ficou fácil manter backups. dvds ainda guardo, mas só originais e por motivo afetivo
Excluirdock station ainda pode ser útil (clonagem de hds sem case, muito usado em manutenção de pcs ), mas para backup, hds externos são bem práticos (na verdade, cada hd externo é um hd comum + uma case. Essa case q deixa o manuseio/acomodação mais fácil)
abs!
abs!
Os tamanhos dos arquivos aumentaram muito, agora 1TB é pouco pra filmes e games. 4TB ou mais só em HD ou SSD, só que o primeiro é como um banco, na hora que vai transferir tudo é muito demorado, já que a velocidade é baixíssima para a execução da tarefa. O outro que tem velocidade muito maiores, apesar de que ainda tem que aumentar mais, está longe do limite, custa um valor no Brasil que poderia ser reduzido 25% fácil. A nuvem além de ter que pagar mensalidade para armazenar essa quantidade toda de tb's, ainda tem o risco de deletarem os seus arquivos em nome da anti-pirataria ou da nuvem sumir como aconteceu anos atrás com o megauploud. Em resumo, hj ter uma grande quantidade de arquivos(5TB ou mais), armazenados em dois locais diferentes custa caro. Por isso muita gente tá nessa de assistir em sites mesmo que em qualidade baixa; asssitir iptv; baixar, assistir e depois deletar; assinar streaming(se bem que se for fazer as contas, fica muito caro assinar 5 deles em comparação a ter as coisas que gosta deles armazenadas e podendo ver a hora que quiser, mas pra quem só quer assistir algo quando chega em casa, pouco se importando se depois de um tempo não vai estar mais disponível ou se a qualidade é nota 6 pra baixo, tá "de boa" na conclusão da pessoa, não tem trouxa aí que ainda tem tv aberta em casa e gosta de jornal nacional, novela nova da bobo, ratinho e outras tranqueiras?).
ResponderExcluir"Em resumo, hj ter uma grande quantidade de arquivos(5TB ou mais), armazenados em dois locais diferentes custa caro."
Excluirum hd de 2TB custa uns 500 reais
10 Hds de 2TB custariam 5000 reais
é caro, mas tenho hd de 1 TB que comprei há uns 10 anos - entao esse gasto pode ser diluido ao longo de decadas (outra opção viável é comprar um gravador de blu ray e comecar a gravar em discos)
vc tem que entender que só vale a pena ter backup do backup se o arquivo for importante como "fotos da família" ou arquivos profissionais (isso é mais comum pro pessoal de T.I. ou pra um estudante que escreve uma tese de mestrado)
no caso de arquivos profissionais, muitos deles são leves e pode ser armazenados em nuvens gratuitas como o Gdrive
no fim, nao vale a pena guardar tudo - o colecionador tem que fazer um trabalho de curadoria e ir eliminando o que nao é tao relevante e 90% de tudo é só lixo mesmo
tem mais um problema, nao temos tempo suficiente de absorver toda a informação entao selecionar é essencial - cada um tem que ser seu próprio "editor"
p.s. - jogos - ainda há a opção de guardar fisicamente em dvd, cartucho, blu ray etc. se for Steam, já vem com nuvem.
Excluira cada console que sai, a gente na prática só joga regularmente uns 10 jogos da biblioteca desse console, o resto acaba esquecido.
entao tem que selecionar aqui tb